Novo Audi A6 passa a elétrico e autonomia impressiona

O novo Audi A6 chegará cumprindo a nova nomenclatura da marca dos anéis, com os modelos pares a representarem a oferta 100% elétrica.

O novo Audi A6 passa a elétrico e inaugura dentro da marca dos anéis uma nova divisão: os modelos com números pares são 100% elétricos, os com numeração ímpar são térmicos. De conformidade com essa nova orientação, a berlina de topo da Audi passa a ser 100% elétrica, o mesmo sucedendo com a versão carrinha. O novo Audi A6 e-tron impressiona pela autonomia, mas recua no que toca a alguns detalhes no interior.

Muitas são as novidades do novo Audi A6. Em primeiro lugar, passar a ser 100% elétrico. Em segundo lugar tem uma nova plataforma, a PPE desenvolvida com a Porsche e que já é usada no novo Porsche Macan e no Audi Q6 e-tron. Finalmente, regressa ao estilo arredondado e com generosas dimensões.

Audi A6 passa a ser 100% elétrico

O novo Audi A6 tem 4,93 metros de comprimento e 1,92 metros de largura. O que significa que manteve o comprimento e está 3 cm mais largo. Por outro lado, a carrinha Avant continua a apostar na elegância, partilhando as mesmas dimensões exceto a altura que na carrinha é de 1,53 metros, mais 4 cm que o modelo anterior.

AUDI A6 E TRON 2024 6

Autonomia impressiona

A Audi aposta (quase) tudo na autonomia e por isso o estilo do novo Audi A6 e-tron deixa evidente que por baixo do piso está uma grande bateria. Com 100 kWh, dos quais se pode usar 95 kWh, a Audi diz que esta bateria, na versão Performance, consegue até 757 quilómetros de autonomia para a berlina. Já a carrinha fica-se por mais “modestos” 721 quilómetros.

Apesar de todo este aparato e peso, o Audi A6 e-tron consegue chegar dos 0-100 km/h em 5,4 segundos. Cortesia dos 367 cv extraídos de um único motor elétrico colocado no eixo traseiro.

AUDI A6 E TRON S6 2024 10

Novo Audi A6 com versão S mais potente

Com toda a certeza, a marca dos anéis não deixaria que o novo Audi A6 ficasse abaixo dos 400 cv e por isso há um S6 quattro cujos dois motores oferecem 503 cv (550 cv com o “launch control”). Logo a aceleração 0-100 km/h desce para os 3,9 segundos. De acordo com essa diferença de performance, a autonomia também se reduz e passa para um valor entre 676 e 648 quilómetros.

AUDI A6 E TRON S6 2024 7

Por outro lado, tem direito a suspensão pneumática de série – o A6 tem, apenas, amortecedores adaptativos de série, a versão pneumática é um opcional. Há, também, versões que chegam mais tarde: A6 e-tron Forte com 428 cv e 700 km de autonomia estimada e que se coloca entre o A6 e-tron Performance e o S6 e-tron quattro, e uma variante de entrada na gama com 286 cv e uma bateria mais pequena com 83 kWh.

Interior comum a outros Audi

Com o propósito de fazer um carro equilibrado, a Audi mexeu no interior do novo Audi A6 e-tron. Embora quase tudo seja igual ao que conhecemos do Audi Q6 e-tron. Dessa maneira, os dois ecrãs curvos OLED de 11,5 polegadas (para o painel de instrumentos) e de 14,5 polegadas sensível ao toque para o sistema de info entretenimento são de série. Igualmente disponível está o terceiro ecrã para o passageiro, mas incluído na lista de opcionais. A qualidade continua a ser excelente e o ambiente acolhedor.

Porém, no sentido de manter o equilíbrio do carro acima citado, houve que mexer na forma como acomodar os passageiros. Em primeiro lugar devido ao fundo plano do carro ser muito elevado. Em segundo lugar, porque obriga a levantar muito as pernas para aceder ao interior, o que não é nada prático. Finalmente, o banco traseiro está muito baixo o que indica que exista demasiada flexão das pernas. Isto porque à frente é tudo mais pacífico e a posição de condução é, como sempre, excelente.

Espetacular é o espaço oferecido pela distância entre eixos de 2.95 metros que mitiga a hipotética posição mais fletida das pernas. É que há espaço para as esticar… A bagageira do novo Audi A6 conta com 502 litros, mas é menor que no anterior A6. A bateria enorme do A6 e-tron é a razão para todos estes compromissos.

AUDI A6 E TRON AVANT 2024 5

Arquitetura de 800V promove carga rápida

Sendo feito com base na plataforma PPE, o novo Audi A6 e-tron tem, naturalmente, tecnologia de 800V. Com toda a certeza isso permite que a velocidade da carga seja muito elevada, chegando até aos 270 kW. Dessa maneira, pode carregar de 10 a 80% a bateria em 21 minutos, segundo a Audi. O carregador interno aceita 11 kW de série e 22 kW como opção. O modelo chegará ao mercado em setembro e, nessa altura, saberemos os preços e as versões que vão estar à venda em Portugal.