O Porsche Panamera mais potente de sempre tem 782 cv e chama-se Turbo S E-Hybrid. O binário é de 1000 Nm e bate, claramente, o Turbo S por mais de 100 cv! É a mais recente adição à gama Panamera e vem acompanhado do GTS, outra versão desportiva da berlina de Weissach. Sem surpresa, bateu um recorde no Nurburgring ao fazer o tempo de 7m24,172s.
Este é, com toda a certeza, um dos Porsche de série mais potentes até agora produzidos pela Porsche e o mais potente Panamera alguma vez feito. Contas feitas são 782 cv e 1000 Nm de binário, produzidos por um sistema híbrido topo de gama. Que permitem chegar dos 0-100 km/h em 2,9 segundos. A velocidade máxima toca os 325 km/h.
Recorde no Nurburgring entre os PHEV de luxo
Com toda a certeza, o tempo registado de 7m24,172s ofereceu ao Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid o recorde do Nurburgring para os automóveis de luxo com sistema híbrido Plug In. São cinco segundos menos que a anterior geração do Panamera híbrido.
Contas feitas, o Panamera Turbo S E-Hybrid é o Porsche mais potente de sempre da gama, equipado com o motor V8 de quatro litros, duplo turbo. Este bloco debita 600 cv e recebe a ajuda de um motor elétrico integrado no cárter da caixa de dupla embraiagem que deita 190 cv suplementares. Por outro lado, o Panamera tem uma bateria de 25,9 kWh, valor interessante porque autoriza uma autonomia em modo 100% elétrico de 88 quilómetros. Uma bateria que pode ser recarregada em 2h39m numa tomada de 11 kW.
Porsche Panamera GTS sem eletrificação
Se o E-Hybrid é o mais potente, o GTS ameaça ser o mais impressionante dos Panamera. Em primeiro lugar não cede à eletrificação. Em segundo lugar, manteve a confiança no V8 4.0 litros biturbo que passa a debitar 500 cv. Finalmente, recebe barras estabilizadoras mais grossas, um chassis rebaixado 10 mm e um diferencial ativo.
Em Portugal está prevista a entrega das primeiras unidades no outono deste ano com o Panamera Turbo S E-Hybrid a custar 246 mil euros, o Turbo S E-Hybrid Executive a ficar por 257.919 euros. O Panamera GTS custa 215.749 euros.