A derradeira edição do Classic Cars Tour realizou-se no passado fim de semana nas estradas do distrito da Guarda e reuniu 30 viaturas com mais de 60 pessoas a celebrarem a festa dos veículos clássicos, desportivos e superdesportivos. Temperaturas amenas ajudaram a que a edição Classic Cars Tour 2024 recebesse o Outono através de um evento que, com toda a certeza, voltou a conhecer imenso sucesso tendo atravessado oito concelhos do distrito da Guarda.
Com efeito, o Classic Cars Tour assentou arraiais nas Termas do Cró onde na sexta-feira e após o secretariado, todos puderam desfrutar da magnífica piscina termal. Antes, muitos já tinham passado por Sortelha e pela sua Feira Medieval.
Classic Cars Tour 2024 com variado conjunto de carros
Por conseguinte, um conjunto variado de clássicos, desportivos e superdesportivos iniciou, sábado de manhã, um percurso diversificado por estradas desafiantes e com muitas visitas e paragens ao longo dos oito concelhos percorridos: Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Sabugal, Almeida, Mêda, Trancoso, Vila Nova de Foz Côa e Guarda.
Por outro lado, o outono brindou os participantes com sol e temperaturas amenas, sem que os ligeiros chuviscos no início da manhã de sábado perturbassem a caravana.
Homenagem a Eduardo Lourenço
A primeira paragem de sábado foi para um café com Eduardo Lourenço! Sim, ao lado de um memorial ao ensaísta e em companhia de um seu familiar. Com o intuito de evocr o grande pensador português e o facto de integrar a Cápsula do Tempo – Guarda 2050. tomou-se um café e uma fartura no largo de São Pedro do Rio Seco que, certamente, foi calcorreado bastas vezes por Eduardo Lourenço.
Depois que foi feita a homenagem a Eduardo Lourenço, paragem seguinte no Museu Militar de Almeida antes da prova de vinhos na Adega de Castelo Rodrigo, onde a receção esteve a cargo do presidente, António Madeira. Posto que, o almoço teve lugar em Vila Nova de Foz Côa, no restaurante do Museu do Côa, com a magnífica paisagem duriense e uma visita a um espaço museológico único.
Receção na Câmara Municipal da Mêda
De regresso à estrada, rumou-se à Mêda, onde a caravana do Classic Cars Tour foi recebida por César Figueiredo, vice-presidente da Câmara Municipal, no Salão Nobre do Município. Foi aqui que o Clube recebeu o brasão da cidade em estanho e retribuiu ao Município com o troféu SPAL do evento em porcelana. Em Trancoso, passagem no Centro Histórico e prova de produtos locais na Mercearia do Fradinho.
Lembrar um amigo: João Queiróz
À noite, jantar de entrega dos Troféus SPAL, mas também oportunidade de recordar um amigo do Clube Escape Livre com o Troféu João Queiróz a ser entregue a Arménio Marques que surgiu no evento ao volante de um fabuloso Mercedes-Benz 300 SL. Refira-se que este troféu foi entregue por votação de todos os participantes.
O Museu de Historia de la Automocion de Salamanca e o seu diretor, Luis Mata Perez, receberam, também, um Troféu João Queiróz. Celebrou-se, assim, mais de 10 anos de parceria com o Clube Escape Livre. Finalmente, Manuel Morais, natural da Guarda e amigo de João Queiróz, recebeu uma réplica do troféu. Outro momento importante foi a entrega de um magnífico quadro alusivo ao icónico Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop, obra do designer Ricardo Santos, a João Guerreiro. Isto porque foi o participante que veio de mais longe, concretamente, de Santiago do Cacém.
O mesmo quadro foi entregue a Hermínio Loureiro pela participação com o carro mais desportivo do evento, um Mercedes AMG GT. Igualmente homenageado Luís Costa, fotógrafo que é presença habitual nos eventos do Clube Escape Livre. Todos os quadros foram autografados pelo autor. A noite terminou ao som da voz e da guitarra de Jorge Pina que, uma vez mais, dedicou uma música ao Clube Escape Livre.
Fechar com chave de ouro o Classic Cars Tour
Por outro lado, o domingo proporcionou um pequeno passeio a pé nos Passadiços do Mondego. Onde esteve presente Rui Nascimento em representação do Município da Guarda. Seguiu-se a visita à magnífica Igreja da Aldeia Viçosa tendo como cicerone o presidente da Junta de Freguesia, Tiago Prata.
Desse modo, o Classic Cars Tour fechou o pano sobre a última edição deste evento do Clube Escape Livre com um almoço em Celorico da Beira, na Quinta de Santo António do Rio. Que contou com a presença do vereador José Silva da Câmara Municipal de Celorico da Beira.
Luís Celínio lembrou que “na última década destacámos o automóvel na sua vertente clássica, desportiva e superdesportiva. Internacionalizámos o evento com os encontros ibéricos e demos a conhecer as magníficas estradas da Beira e da raia beirã. Cumprimos o nosso desígnio de promover a região através do automóvel. Sensação de dever cumprido e claro temos de agradecer a todos os Municípios que nos apoiaram nestes anos. Bem hajam!”