Conhece a KGM? A nova marca sul-coreana já está em Portugal

Conhece a KGM? Não? Então venha dai que o Escape Livre vai contar-lhe tudo e explicar-lhe que modelos estão nas gamas já à venda.

Tem 70 anos de história e foi lançada na Coreia do Sul como um conglomerado que produzia camiões, autocarros e veículos para propósitos especiais. Acabou vendida em 2022 ao KG Group, gigante sul coreano nascido em 2003 e que está no negócio do aço, química, serviços e média. Conhece a KGM? Não? Então venha dai que o Escape Livre vai contar-lhe tudo!

Com toda a certeza que o nome SsangYong diz-lhe mais que KGM. Lembram alguns modelos SUV como o Musso ou o Korando? Foi esta a marca sul coreana que o KG Group comprou em 2022 e tem vindo a desenvolver. Chega, agora, a Portugal pela mão da Astara, empresa que representa entre nós marcas como a Kia, Mitsubishi e Maxxus, entre outras.

Conhece a KGM?

Com o propósito de reforçar a sua expansão, a KGM (KG Mobility) está a apostar nos mercados periféricos no Velho Continente. Como dissemos, chega pelas mãos da Astara com uma gama muito completa com seis propostas onde encaixa um modelo 100% elétrico.

Conhece a KGM?

Só para exemplificar, a KGM é um gigante com duas dezenas de anos que está envolvida no negócio do aço, química, serviços e média, estando desde 2022 no mercado automóvel. Comprou a SsangYong, mudou-lhe o nome para KGMobility e, desde então, tem um plano de expansão agressivo. Em 2023 conseguiram vender mais de 122 mil unidades em cinco continentes. Com o intuito de acelerar a sua evolução, a KGM entrou na Europa com vontade dinamizar a marca e a verdade é que em 2023 vendeu mais de 28% face a 2022.

Conhece a KGM?

KGM com seis gamas diferentes

Dessa maneira, a KGM surge aos consumidores portugueses com uma “pick-up” com nome famoso e cinco SUV. A gama começa desde o B-SUV Tivoli, seguindo-se o Korando (C- SUV) a grande novidade Torres (C/D SUV) e o Rexton (D-SUV), finalizando com o Musso Pick-Up.

Conhece a KGM?

Oferta de muito equipamento

Olhando para esta gama oferecida pela Astara em Portugal, o modelo mais interessante é o Torres, particularmente, a versão 100% elétrica. Por outro lado, a KGM escolheu uma receita já conhecida dos produtos vindos da Ásia: fortíssima aposta no equipamento de série e várias tecnologias que, hoje, são inegociáveis.

Só para ilustrar, falamos de sistema de navegação, Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital. Ou ainda ar condicionado automático, sensores de estacionamento, câmara de visão traseira e Cruise Control adaptativo.

Por certo que a segurança é importante e os KGM estão equipados com um completo pacote ADAS de segurança e ajuda à condução.

Conhece a KGM?

Garantias alargadas, baterias com 1 milhão de quilómetros

Outro fator importante reside nas garantias oferecidas pela marca coreana. Os modelos com motor de combustão interna contam com 5 anos ou 100 mil quilómetros, o Torres EVX é oferecido com 7 anos ou 150 mil quilómetros de garantia. Sob o mesmo ponto de vista, as baterias contam com 10 anos de garantia ou um milhão de quilómetros.

Vamos, então, conhecer melhor os produtos da KGM em Portugal, lembrando que a comercialização arranca com uma dezena de concessionários espalhados por Portugal Continental e Ilhas, com igual número de pontos de assistência. Dois armazéns de grandes dimensões na Holanda e em Espanha asseguram as peças para a manutenção dos modelos.

Conhece a KGM?

KGM Torres: o SUV mais interessante da gama KGM

Com toda a certeza, este é o modelo mais interessante da gama KGM. Com um comprimento de 4,7 metros está entre os segmentos C e D SUV (4,47 e 4,75 metros, respetivamente), aposta na oferta multi-energias. Dessa maneira, o Torres é oferecido com motor a gasolina com 1.5 litros sobrealimentado e uma variante EVX 100% elétrica.

O primeiro tem 163 cv e um binário de 280 Nm, suficiente para consumos de 7,9 l/100 km e emissões de 180 g/km de CO2. A versão com caixa automática emite 195 g/100 km com um consumo de 8,9 litros.

Porém, o mais interessante é o Torres EVX. Desde logo tem uma bateria de 73,4 kWh que alimenta um motor de 207 cv e 339 Nm. Chega dos 0-100 km/h em 8,3 segundos com emissões zero. Contas feitas com o protocolo WLTP, o Torres EVX chega aos 505 km em cidade e 460 em ciclo combinado. Dessa forma, o sistema de carregamento preenche a bateria do Torres em 7h45m quando ligada a uma tomada de 11 kW. Por outro lado, com um carregador de corrente contínua de 120 kW, carregar dos 20 aos 80% dura apenas 37 minutos.

Preços sedutores

Há dois níveis de equipamento (K3 e K5) que oferecem um nível de equipamento muito completo. A diferença é feita pelo carregador sem fios para smartphone, bancos em pele (da frente aquecidos e ventilados), jantes de 20 polegadas, teto de abrir, portão traseiro elétrico, câmara de visão 360 graus, além de elementos adicionais. Só para ilustrar, falamos de, por exemplo, airbags de joelho.

Quando a preços, o Torres com motor térmico custa entre 37.500 e 40.500 euros (caixa manual ou automática) com o preço para particulares a ser de 36.900 e 39.400 euros. Quanto ao KGM Torres EVX K3 custa 45.900 euros (para empresas fica por 31.667 euros + IVA) e o K5 fica por 49.900 euros (35.732 euros +IVA para empresas).

Conhece a KGM?

Musso passa a pick-up

No passado foi um SUV que conheceu algum sucesso entre nós. Porém, agora, o KGM Musso é uma pick-up que surge no mercado nacional com duas opções diferentes. Inserida num mercado que, ao contrário do que sucede em outros países, está a crescer, a pick-up da KGM é disponibilizada, apenas, na variante de cabine dupla.

KGM MUSSO 20

Com o intuito de oferecer algo diferente, a versão orientada para o lazer destaca uma caixa de carga curta com apenas 1,3 metros de comprimento. A estética agradece! Por outro lado, possui suspensão independente com molas helicoidais.

As variantes de trabalho têm uma caixa de carga mais comprida (1,61 metros). Tem 570 mm de altura e 1570 mm de largura na abertura de acesso da carga. Os 1085 kg de carga útil exigiram que o Musso de trabalho recorra às tradicionais e fiáveis molas de lâminas.

Igual é a motorização, o bloco turbodiesel com 2.2 litros de cilindrada e 202 cv a que se junta um binário de 400 Nm que passa a 440 Nm com a caixa automática de seis velocidades. Com efeito, também o sistema 4×4 não permanente é igual para todos os Musso.

Pickup com excelente equipamento

A pickup da KGM tem um extenso equipamento de série. O nível K3, destinado às versões de trabalho, já contempla o sistema de infotainment de 12,3 polegadas (com navegação e conectividade Android Auto e Apple CarPlay) e o painel de instrumentos digital com a mesma dimensão. Jantes de liga leve de 17 polegadas, sensores de estacionamento traseiro, luzes diurnas de LED e uma ampla lista de equipamentos de segurança. O nível K5, atribuído às versões de lazer, oferece um habitáculo de elevado conforto incluindo o ar condicionado automático bizona, bancos em pele e tecido (os dianteiros aquecidos e ventilados), e volante em pele. No exterior, destaque para as Jantes de 18 polegadas, barras de tejadilho e os faróis dianteiros de LED.

No que toca aos preços, a Astara oferece o Musso com três lugares e caixa manual, seja a Raider (lazer) seja a versão de trabalho, a partir de 35.365 e 32.150 euros, respetivamente, a que deve acrescer o IVA. As variantes de cinco lugares das versões de lazer e trabalho, arrancam, respetivamente, nos 50.300 e 46.300 euros, sendo que para empresas os valores são reduzidos em 2.000 euros. A diferença de preço para as versões de três lugares é de 6.800 euros.

Gama SUV com mais três modelos

Com toda a certeza, a aposta da KGM é forte e para lá dos destaques Torres e Musso, a Astara oferece, ainda, três SUV para três segmentos diferentes. O primeiro deles é o Tivoli, um B-SUV com 4,2 metros de comprimento e equipado com um motor a gasolina com 1.5 litros sobrealimentado com 135 cv com caixa manual e 163 cv com caixa automática, ambas com seis velocidades. Só tem um nível de equipamento (K3) muito completo e é oferecido a partir de 25.950 euros. Um preço deveras interessante.

Por outro lado, o Korando está de regresso, porém, está muito diferente. Com 4,45 metros de comprimento, pertence ao segmento C-SUV e partilha com o Tivoli a mecânica e o nível de equipamento. Os preços arrancam nos 30.450 euros da versão com caixa manual e nos 32.350 euros da variante com caixa automática.

Finalmente, o topo de gama da KGM. Chama-se Rexton, pertence ao segmento D-SUV e oferece sete lugares. Os 4,850 metros de comprimento oferecem um habitáculo com muito espaço e ricamente equipado. O motor é um turbodiesel com 2.2 litros e sobrealimentação que debita 202 cv e 441 Nm de binário. Como referimos, o nível de equipamento K5 é muito completo destacando os sistemas multimédia e painel de instrumentos digital, ambos de 12,3 polegadas. Ar condicionado automático bi-zona com controlo traseiro, bancos em pele e barras de tejadilho.

Com toda a certeza, as belas jantes de 20 polegadas, Iluminação Full-LED, portão de bagageira e teto de abrir elétricos, airbags laterais traseiros e de joelhos para o condutor, entre outros, englobados numa extensa lista de equipamentos de conforto e segurança. O KGM Rexton beneficia de pagamentos de Classe 1 nas portagens quando equipado com Via Verde. O preço arranca nos 58.900 euros.

Conhece a KGM?

Futuro chama-se Actyon e chega em 2025

Com toda a certeza que a KGM não está parada e o dinamismo da marca sul coreana é bem visível na catadupa de modelos que estão na calha. Para alem dos protótipos 0100 (uma pickup) e dos SUV KR10 e F100 – que devem surgir em 2025 – há a certeza de um novo modelo à venda em Portugal a partir de janeiro de 2025. Chama-se Actyon e deve o nome a uma contração das palavras Action (ação) e Youmg (jovem).

O modelo teve uma anterior versão, mas lançada em 2005 e que, realmente, nada tem a ver com este novo modelo já à venda na Coreia do Sul. O estilo aproxima-se do Torres, mas é mais comprido (4,74 m), largo (1,92 m) e baixo (1,68 m) que aquele SUV. A distância entre eixos é a mesma, a base é a mesma e deverá ter as mesmas motorizações do Torres, inclusive a propulsão elétrica. O interior destaca modernidade e tecnologia, graças a dois ecrãs de 12,3 polegadas, semelhante ao do KGM Torres. Preços e mais detalhes serão revelados mais perto do lançamento, nos primeiros dias de 2025.