Apareceu como protótipo no mês de abril no Salão de Pequim com a promessa de ser um SUV familiar capaz de dar luta ao Tesla Model Y. O modelo definitivo acaba de ser revelado na Austrália e, à primeira vista, é um automóvel equilibrado com um estilo diferente, mas com bom gosto e um tamanho de 4,7 metros. O novo Smart #5 ´´e o mais recente modelos da casa Sino/Alemã que se está a afastar dos princípios que guiaram a criação da marca.
Será o primeiro Smart destas dimensões! Tem 4,7 metros de comprimento. Sim, leu bem, 4,7 metros de comprimento. Muito distante do primeiro Smart nascido dentro da Swatch e prolongado com a Mercedes-Benz. Por outro lado, o Smart #5 tem uma distância entre eixos com 2,9 metros autoriza, numa primeira análise, uma excelente habitabilidade.
Terceiro modelo elétrico da “nova” Smart
Com toda a certeza, a “nova” Smart com preponderância chinesa da Geely, visa mais alto e mais longe que a “velha” Smart. O #1 tem 4,27 metros e o #2 tem 4m,40 metros. Tudo muito longe do ForTwo que foi o “pão com manteiga” da marca que já foi totalmente da Mercedes-Benz.
Porque a “mãe” é a mesma, o Smart #5 vai partilhar a base com o futuro Volvo EX60, numa lógica de partilha e gestão de sinergias. O novo modelo da Smart terá como rivais o Toyota bZ4x, Nissan Ariya e o VW ID.4. Por outro lado, a marca não deixou créditos por mãos alheias e o #5 terá tecnologia 800 volts com função supercarga. Com efeito, o Smart #5 permite carregar a bateria entre 10 e 80% em meros 15 minutos. Diz a Smart.
Novo Smart #5 tem bateria de 100 kWh
Com toda a certeza, a Smart quis oferecer ao #5 as melhores características. Assim, terá uma bateria de 100 kWh que autoriza uma autonomia de 740 km. Cifra que é homologada pelo protocolo chinês (CLTC). Quer isto dizer que este número será entre 15 e 25% inferior segundo o protocolo WLTP europeu. Quanto a mais detalhes, para já não existem.
Estilo com inspiração alemã
Antes de tudo, recordar que quando a Geely ficou com parte da Smart a divisão de tarefas ficou claro: os chineses cuidam da parte técnica, os alemães com o estilo. Ora, olhando para o Smart #5 não custa perceber que há inspiração de modelos como o Mercedes EQB. Por outro lado, parece que os homens do estilo da Smart olharam para os modelos da Kia. Enfim, um estilo que não é demasiado futurista, mas moderno e sedutor.
Interior tecnológico
Impressiona o arsenal tecnológico a bordo do Smart #5. Em primeiro lugar um “head up display” com realidade aumentada e 25,6 polegadas. Em segundo lugar, um painel de instrumentos com 10,3 polegadas. Finalmente um par de ecrãs de elevada qualidade (Amoled 2,5K) com 13 polegadas casa um.
Por outro lado, há a possibilidade de escolher entre 256 cores para a iluminação interior, enquanto o sistema de áudio tem uma potência de 2000W e nada menos de 20 altifalantes. Finalmente, o habitáculo está feito para criar uma zona de dormir “king size”, “queen size” ou “single”.