Regressar à escola com a Mercedes-Benz AMG!

Regressar à escola com 56 anos não é, evidentemente, algo habitual. Mas foi isso que me aconteceu no “AIA Racing School” pela mão da AMG.

Regressar à escola com 56 anos não é, evidentemente, algo habitual. Mas foi isso que me aconteceu quando fui convidado para ir da Guarda até ao Autódromo Internacional do Algarve (AIA) para ingressar no “AIA Racing School” pela mão da AMG. Aquelas letras mágicas que transformam um Mercedes-Benz num demónio! O que posso dizer de mais uma passagem pelo Autódromo Internacional do Algarve? Que a “montanha-russa” criada por Paulo Pinheiro continua absolutamente fantástico!

Sentado num confortável Mercedes V270 CDI a viagem até Portimão decorreu suave até à entrada no túnel de acesso ao circuito, ultrapassada a A2, a Via do Infante e a ondulada via de acesso ao Autódromo Internacional do Algarve. Amena cavaqueira entre os elementos do grupo que a Mercedes-Benz Portugal levou até ao sul do país e assinados os termos de responsabilidade, a ação começou.

MERCEDES BENZ AMG EXPERIENCE AIA 10 2024 13

O regresso ao AIA sem Paulo Pinheiro

Devo dizer que, com toda a certeza, o AIA está longe de ser um desconhecido para mim e tenho de confessar. Igualmente, que regressar depois do falecimento do Paulo Pinheiro não foi fácil. Entrar no complexo e não ver o seu sorriso aberto e o seu cumprimento forte… doeu! Miguel Praia, antigo piloto e companheiro na Sport TV, agora administrador do AIA, fez questão de nos receber, deixou algumas palavras e passámos para a escola propriamente dita.

MERCEDES BENZ AMG EXPERIENCE AIA 10 2024 1
Sérgio Santos, Edgar Gonçalves (instrutores) e Miguel Praia (administrador do AIA)

Regressar à escola

Dois instrutores cuidaram de nós (o Edgar Gonçalves e o Sérgio Santos), explicando, com infinita paciência, trajetórias, travagens e acelerações, propondo um dia de exercícios. Em primeiro lugar em pista com os Mercedes-Benz AMG A45S e AMG CLA 45S AMG, carros de 421 cv. Em segundo lugar, três exercícios diferentes para avaliar o jeito dos candidatos a piloto. Finalmente, a cereja no topo do bolo, quatro voltas (err… na realidade foram apenas duas com uma de entrada e outra de saída a tentar que o carro arrefecesse) ao volante do Mercedes-Benz AMG GT 63 4MATIC +. Amarelinho, jantes de 21 polegadas e 585 cv debaixo do pé direito. Wow!

MERCEDES BENZ AMG EXPERIENCE AIA 10 2024 2

Almoço de cataplana antes do prato principal

Mas, primeiro, fomos cuidar do físico com um almoço onde o Algarve escorria pelos lábios e pelos dedos: uma cataplana de marisco absolutamente deliciosa servida com várias entradas que, claro, nem sequer olhei. Aconchegado o estômago, estava na hora de mostrar atenção na escola. Voltei aos tempos do liceu e da faculdade e, acreditem… não é fácil!

MERCEDES BENZ AMG EXPERIENCE AIA 10 2024 4

Exercícios em pista

Teoria despachada – antes já tinha dado duas voltas ao traçado com um Mercedes-Benz CLA AMG 45S como “amuse bouche” – cumprimos as atividades. Em primeiro lugar num AMG A45S num mini circuito onde foi avaliado o meu talento em rápidas mudanças de direção e no desenho de uma trajetória.

MERCEDES BENZ AMG EXPERIENCE AIA 10 2024 14

Com toda a certeza estas não são desculpas vãs! Porém, em primeiro lugar, não conseguia ver bem as linhas que desenhavam o circuito. Em segundo lugar, pensava que estava ao volante de um carro de corridas e fiquei, várias vezes, com os braços trancados. Por que a direção não é tão direta, claro! Enfim uma trapalhada.

Drift com um Mercedes-AMG GT63S

Acabado este exercício e com dúvidas sobre se percebo, ou não, da nobre arte de rodar o volante, fomos para o exercício do “drift”. Bolacha de cimento, aspersor de água e um Mercedes-Benz AMG GT da anterior geração. Objetivo? Dar voltas ao aspersor de água em “drift”. Parece simples, não é? Inocentes!

MERCEDES BENZ AMG EXPERIENCE AIA 10 2024 11

Se uns acabaram por “atacar” o aspersor, eu decidi dar uma de “expert”. Em trinta tentativas, correram bem uma mão cheia delas. Tudo o resto foi apenas gastar gasolina e pneu. Como dizia a canção “falta de jeito mandou saudades”… Adiante!

MERCEDES BENZ AMG EXPERIENCE AIA 10 2024 17

Parede de água foi simpática…

Finalizamos esta parte do curso com uma plataforma amarela que esguichava água que formava três paredes das quais teríamos de nos desviar a 60 e 70 km/h (com e sem ajudas à condução), ao volante de um Mercedes-Benz AMG CLA 45S. Á imagem do famoso teste do Alce. Não sei se foi para me sentir melhor ou se foi pura sorte (algo que não acredito, pois não costumo ter sorte nenhuma) a verdade é que o sistema gostou de mim. Passei o teste com cinco estrelas, pois tive de me desviar apenas três vezes nas quatro tentativas efetuadas.

MERCEDES BENZ AMG EXPERIENCE AIA 10 2024 8
Edgar Gonçalves (instrutor) e José Manuel Costa

O Mercedes-Benz AMG GT 63 4MATIC+ e o AIA: diversão pura

Enfim estava chegada a hora de sentar no Mercedes-Benz AMG GT63 4MATIC+. Banco ajustado e momento de meditação lado a lado com o Edgar Gonçalves, o instrutor que me “aturou” o dia todo. Meditei nos 585 cv do carro e nas alterações que a casa de Estugarda introduziu.

Tração integral 4MATIC+, totalmente variável. Sistema de elevação do eixo dianteiro para passar lombas e entrar em garagens menos próprias. Eixo traseiro direcional, dois lugares traseiros e uma bagageira pensada para os amantes do golfe e onde cabe um saco sem rebater o banco traseiro, dois rebatendo o dito.

MERCEDES BENZ AMG EXPERIENCE AIA 10 2024 21

Muita e diversa tecnologia embarcada fazem deste coupé um desportivo de excelência que pode ser seu por 258.000€. Foi com este bicharoco que estava pronto para me lançar nos 3.465 metros do Autódromo Internacional do Algarve!

MERCEDES BENZ AMG EXPERIENCE AIA 10 2024 19

Confesso que ter ao lado o Edgar Gonçalves levou-me a seguir, à risca, as suas instruções e a não “inventar” um pouquinho que fosse. Fui lento, tenho de admitir, mas no final aprendi mais um pouco sobre esta montanha-russa que o Paulo Pinheiro criou ali no Sítio do Escampadinho, na Mexilhoeira Grande. Não houve dramas, ainda cheguei aos 265 km/h – senhores das forças de autoridade… foi em circuito! – e voltei a perceber que esta coisa de ser piloto não é, propriamente, fácil. Mesmo que tenha alguma experiência disso através de outras “estórias” que não cabem aqui.

MERCEDES BENZ AMG EXPERIENCE AIA 10 2024 22

Experiências AMG no AIA

Com toda a certeza, um dia passado no Autódromo Internacional do Algarve é uma experiência única. Se deseja cumprir esse sonho, vá ao site do AIA e descubra qual a experiência mais interessante. Verá que não se arrepende. Por outro lado, se o Mercedes-Benz AMG GT o seduz, saiba que a casa de Estugarda comercializa o coupé desportivo em diversas versões. Desde o sereno modelo com motor de quatro cilindros até ao poderoso V8 de 4.0 litros do AMG GT. O primeiro oferece um bloco de 2.0 litros com ajuda elétrica para debitar 421 cv, o último entrega 612 cv. Portanto, há na gama AMG GT o carro ideal para si que gosta de um desportivo de topo.