O Renault 4 E-Tech será um dos maiores destaques do Salão de Paris que abre portas dia 14 de outubro. Aparentado ao Renault 5, este SUV urbano recupera um dos ícones da história da Renault, à imagem daquilo que foi feito com o R5. Tal como o Renault 5, que começa a sua carreira comercial dentro de dias, o Renault 4 será 100% elétrico e inspirado no original 4L.
Antes da estreia, a Renault oferece um vislumbre daquilo que será o novo modelo, amplamente desvendado por fotos espias e estudos de designers. É uma espécie de “puzzle” que podemos unir para descobrir as formas do Renault 4.
Piscar de olho ao R4 com o Renault 4 E-Tech
As que publicamos mostra como o Renault 4 E-Tech segue de perto a receita do Renault 5 E-Tech. Piscar de olho, muitos, aos modelos do passado com reinterpretação de bom gosto. Com toda a certeza que gostos não se discutem, mas temos de reconhecer que tanto o Renault 5 como este Renault 4 têm muito bom aspeto.
Votemos ao Renault 4 E-Tech. A grelha dianteira e os faróis lembram o original, mas recebem contorno iluminado e o logótipo igualmente iluminado. Uma dupla estreia para a Renault!
As embaladeiras são diferentes porque se unem às proteções das cavas das rodas, mas as proteções das portas lembram a R4 GTL. Só que, agora, não são em plástico e as nervuras são rasgadas na própria carroçaria.
Mas há mais detalhes que aproxima o Renault 4 E-Tech do original que vendeu mais de 8 milhões de unidades em todo o mundo entre 1961 e 1994. A forma trapezoidal do terceiro vidro, os farolins traseiros em três partes, para-choques de proteção e a inclinação do tejadilho fazem lembrar a 4L.
O Renault 4 E-Tech oferece cavas as rodas com a forma do modelo original, desta feita cobertas por proteções em plástico preto. Tem um tejadilho de enrolar em lona. Com toda a certeza os detalhes foram propositados e há redesenho do logótipo e de muitas coisas que, ainda assim, nos vão fazer lembrar, imediatamente, do 4L.
Características reveladas
Por outro lado, sabe-se que o Renault 4 E-Tech terá um comprimento de 4,14 metros, nada menos que 22 cm mais que o Renault 5 E-Tech e somente menos 7 cm que o Megane E-Tech. Com toda a certeza que esta situação poderá provocar alguma rivalidade entre os modelos. O R4 é um B-SUV, o Megane um crossover urbano. Qual escolher?
Em primeiro lugar, o R4 terá uma bagageira mais pequena, mas uma acessibilidade melhor graças a um portão maior e um acesso mais baixo. Em segundo lugar, a plataforma é a mesma do Renault 5 (a AmpR Small) pelo que habitabilidade não será problema.
A casa francesa segue a mesma estratégia do Renault 5. Ou seja, vai oferecer um R4 RPass que por 150 euros permite “furar a fila” e encomendar o modelo e recebê-lo antes dos outros. Para já só está disponível em França, até porque o carro só chega aos concessionários em Portugal no próximo ano.