O Carro do Ano 2025 já tem finalistas, apurados pelo escrutínio de 60 jurados representantes de 23 países, entre eles dois portugueses. Dessa forma, a lista de 42 carros que estiveram numa primeira lista de automóveis candidatos, ficou reduzida, agora, a sete modelos. Com toda a certeza, dominam os modelos elétricos, algo que tem sido uma constante nas últimas edições.
O vencedor do Carro do Ano 2025 será anunciado no Salão Automóvel de Bruxelas de 2025, no dia 10 de janeiro. Até lá um grupo de 60 jornalistas representando 23 países vão decidir qual será o Carro do Ano 2025. Entre eles estarão Francisco Mota e Joaquim Oliveira, os dois portugueses que fazem parte deste júri que, ano após ano, encontram o automóvel que julgam ser o melhor
Carro do Ano 2025 com sete finalistas
Com toda a certeza, uma lista de 42 veículos seria impossível de concorrer, ao mesmo tempo, ao título de Carro do Ano 2025. Dessa maneira, os jurados do evento escolheram uma “shortlist” com sete automóveis que vão lutar pelo título.
O domínio dos modelos 100% elétricos é intenso, forma de chamar a atenção para os modelos mais acessíveis e promover a mobilidade elétrica. Assim, a lista é composta pelos seguintes modelos: Alfa Romeo Junior, Citroen e-C3, Hyundai Inster, Renault 5, CUPRA Terramar, Dacia Duster e Kia EV3.
Os critérios
Os estatutos do Carro do Ano determinam que: “os principais critérios de avaliação de um automóvel são os seguintes: conceção geral, conforto, segurança, economia, comportamento e controlo técnico geral, desempenho, funcionalidade, requisitos ambientais gerais, satisfação do condutor e preço. A inovação técnica e a relação qualidade/preço são fatores importantes”. Por outro lado, para se qualificar para o Carro do Ano 2025, os modelos não podem ser remodelações ou atualizações ou derivativos, têm de ser modelos novos.
Algumas particularidades do Carro do Ano 2025
Em primeiro lugar, o carro mais pequeno é o Hyundai Inster, modelo citadino. Em segundo lugar, o Renault 5 e o Citroen e-C3 fazem parte do segmento B. Finalmente, o Alfa Romeo Junior é oferecido em formato elétrico e híbrido e está relacionado com o vencedor do Carro do Ano 2023, o Jeep Avenger.
Por outro lado, o Kia EV3 é mais um elétrico da Kia que alcança os finalistas, depois de vencer em 2022 com o EV6 e ter ficado em quarto em 2023 com o EV9.
Os únicos modelos não elétricos são o CUPRA Terramar, modelo que tem por base o VW Tiguan, e o Dacia Duster que, por incrível que possa parecer, é o primeiro modelo da casa romena a chegar aos finalistas do Carro do Ano.
Lembrar que o Renault Scénic foi o Carro do Ano 2024, seguido do BMW Série 5 e do Peugeot 3008.