eVitara o primeiro Suzuki 100% elétrico

Graças à aprofundada parceria com a Toyota, a Suzuki vai lançar, em 2025, o eVitara o primeiro Suzuki 100% elétrico.

Graças à aprofundada parceria com a Toyota, a Suzuki vai lançar, em 2025, o eVitara o primeiro Suzuki 100% elétrico. Destaques estão na nova plataforma “Hearttect-e” e no sistema de tração integral Allgrip-e. Para lá da oferta de dois patamares de capacidade da bateria e várias potências. Com toda a certeza será um avanço na presença da Suzuki no Velho Continente. E a forma de evitar as multas por excesso de CO2…

O primeiro Suzuki 100% elétrico é um automóvel diferente do atual Vitara que, mais uma vez, sofreu renovação para se perpetuar no mercado. O eVitara é totalmente diverso e é fruto da colaboração, estreita, com a Toyota e ponto de partida para o futuro bZ72X, modelo 100% elétrico que aterrará no segmento do eVitara brevemente.

SUZUKI eVITARA 2026 7

Estilo muito diferente e tecnologia inovadora

Chama-se “High-Tech & Adventure” e quer combinar a robustez de um SUV com a modernidade de um automóvel 100% elétrico. Dessa maneira, o eVitara tem como inspiração um rinoceronte e isso fica visível nas cavas das rodas traseiras muito musculadas e a forma como o eVitara está plantado na estrada.

Por outro lado, os pneus de generosas dimensões ajudam a dar um aspeto robusto ao eVitara, oferecendo, ainda, uma ampla distância entre eixos de 2700 mm. Dessa forma, o espaço interior é beneficiado. E já que falamos de habitáculo, dizer que há no interior dois ecrãs de generosas dimensões unidos por uma moldura: 10,25 polegadas para o painel de instrumentos e 10,1 polegadas para o sistema de info entretenimento.

SUZUKI eVITARA 2026 10

Com o intuito de evitar os problemas sentidos com outras arrumações semelhantes, o ecrã que serve o painel de instrumentos está colocado mais abaixo que o ecrã do sistema de info entretenimento. A consola central e o tabliê também foram desenhadas segundo a filosofia “High-Tech & Adventure”.

SUZUKI eVITARA 2026 1

eVitara o primeiro Suzuki 100% elétrico com várias versões

Com o fim de oferecer algo que diferencie o eVitara dos restantes modelos 100% elétricos, a Suzuki criou uma série de novidades. Em primeiro lugar o sistema de propulsão “eAxle” que integra o motor e o inversor com as baterias de ferro-fosfato de lítio. Estas têm 49 ou 61 kWh de capacidade. Em segundo lugar oferece versões 4×2 e 4×4. Onde está a diferença?

SUZUKI eVITARA 2026 9

Com toda a certeza na aplicação de um ou dois motores. Os eVitara 4×2 oferecem 106 kW de potência (144 cv) com a bateria de 49 kWh e 128 kW de potência (174 cv) com a bateria de 61 kWh. Ambos exibem um binário de 189 Nm. Por outro lado, a versão com o sistema ALLGRIP-e 4×4 utiliza dois sistemas eAxle, um em cada eixo. Assim, a potência combinada é de 135 kW (184 cv) e um binário máximo de 300 Nm.

SUZUKI eVITARA 2026 8
Female trailrunner on rock

Como funciona o “eAxel” com o ALLGRIP-e?

O “eAxel” acaba por ser um bloco que agrupa tudo (motor e inversor) numa só unidade e permite, assim, colocá-lo em dois eixos diferentes. Já o ALLGRIP-e utiliza esses dois sistemas “EAxel” para oferecer a tração às quatro rodas, incluindo um modo Trail que permite sair de zonas mais complicadas com a ajuda da travagem e desviando binário para as rodas não perderam tração. Enfim, funciona, um pouco, com um diferencial autoblocante.

SUZUKI eVITARA 2026 2

HeartTech-e é a plataforma do eVitara, o primeiro SUV 100% elétrico da Suzuki

Com toda a certeza este é o mais recente desenvolvimento da Suzuki para veículos elétricos. Sendo o eVitara o primeiro Suzuki 100% elétrico, era necessária uma nova plataforma. Chama-se HeartTech-e e destaca uma estrutura leve e elevada proteção para os sistemas de alta voltagem. Por outro lado, elimina os elementos sob o piso, não roubando espaço ao habitáculo. Destaca, também, avanços curtos que colocam as rodas nos quatro cantos do eVitara. O novo Suzuki eVitara vai chegar a Portugal em 2025.