Faleceu Magalhães Crespo, um amigo do Clube Escape Livre

Faleceu Magalhães Crespo, presidente emérito do Grupo Renascença Multimédia e figura maior da rádio em Portugal.

Faleceu Magalhães Crespo, presidente emérito do Grupo Renascença Multimédia e figura maior da rádio em Portugal. Morreu esta terça-feira numa unidade hospitalar com 94 anos, depois de uma vida dedicada à Renascença e à comunicação. Dessa maneira, desde 2005 que era presidente emérito do Grupo Renascença, onde guiou os destinos mais de três décadas. Com toda a certeza, era um amigo do Clube Escape Livre e participou em diversas iniciativas e eventos do clube liderado por Luís Celínio.

O “senhor engenheiro”, como era conhecido por várias gerações de colaboradores da Renascença, foi instrumental no crescimento do grupo de comunicação social da Igreja. Visionário, tinha na resiliência uma das suas características. Desse modo, foi ela que permitiu serenar ânimos quando as instalações da emissora foram ocupadas pelas forças do Copcon entre julho de 1974 e dezembro de 1975.

Gala Escape Livre 136

Passou por um período difícil com a destruição dos emissores e pela tentativa de nacionalização da Renascença, a que sempre se opôs com sucesso.

Renascença cresce e nasce a RFM

Com toda a certeza, foi durante o consolado de Magalhães Crespo aos comandos dos destinos da Renascença que o grupo de comunicação da Igreja cresceu. Dessa forma, assistiu à criação da RFM em 1987, da Mega Hits em 1998 e da entrada no digital com absoluto sucesso.

No momento em que a sua liderança começou, exatamente, em 1974, a Renascença cresceu. Foi nessa altura que recebeu o convite do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, para integrar o Conselho de Gerência da Rádio Renascença, lado a lado com Luís Torgal Ferreira e o cónego António Gonçalves Pedro.

Gala Escape Livre 140

Amigo do Clube Escape Livre

Era um amigo do Clube Escape Livre, não só pelas suas raízes beirãs, mas também pela amizade que criou com o presidente do clube, Luís Celínio, e pela paixão do todo-o-terreno. Participou, nas décadas de 80 e 90, em diversos eventos do clube, desde as Rotas Históricas com os Land Rover que tanto gostava, a outras atividades promovidas pelo clube da Guarda.

De tal forma a sua colaboração e ligação ao clube foi intensa que forjou uma relação de superlativa amizade que culminou numa homenagem feita pelo Clube Escape Livre na gala que celebrou os 40 anos do Programa Escape Livre, recebendo o Troféu 40 Anos. Entretanto, a ligação Escape Livre/RFM continua forte até aos dias de hoje.

Orgulhoso defensor do interior

Fernando Magalhães Crespo reformou-se aos 75 anos. Na ocasião disse “agradeço a Deus a oportunidade que tive de aplicar aqui os meus conhecimentos.” Recebeu, também, das mãos de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, o grau de Grande-Oficial da ordem do Infante D.Henrique.

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, lembra já com saudade um amigo e… familiar. “Tive o privilégio de o ter como amigo, primeiro, como familiar, mais tarde. Realizou com o Clube Escape Livre dezenas de passeios e era um entusiasta de tudo o que promovia o interior. Um líder na comunicação e um nome incontornável na Rádio Renascença e na sua história de expansão e êxito.” O Clube Escape Livre endereça à família enlutada os sinceros votos de condolências.