Toyota aposta na competição em Portugal

Toyota aposta forte na competição com a Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal e vai lutar pelos títulos no Todo-o-Terreno, Velocidade e Ralis.

A competição automóvel já preencheu páginas de glória na história da Salvador Caetano. E depois de anos afastada das corridas – exceção feita à Toyota Hilux de João Ramos no TT – está de regresso com uma aposta fortíssima que cobre três disciplinas. A Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal vai lutar pelos títulos do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, Campeonato de Portugal de Velocidade e Campeonato de Portugal de Ralis.

Fomos até ao Autódromo Internacional do Algarve para ficar a conhecer a nova aposta da Toyota Caetano no desporto automóvel. Após anos afastados da competição que tantas boas memórias deixou, é hora de repetir esses anos com uma aposta fortíssima que cobre as três principais disciplinas do desporto automóvel: os Campeonatos de Portugal de Todo-o-Terreno, Ralis e Velocidade.

TOYOTA GAZOO RACING CAETANO PORTUGAL 2025 25

Olhar ao passado da Toyota na competição nacional

Mas, recuemos no tempo, e olhemos para a participação da Salvador Caetano no desporto automóvel. Quem lembra os Troféus Starlet KP61 EP70 e EP81, Corolla AE86 e Corolla E120 e Carina E? Ou a participação oficial com os Starlet B2, os Carina E de grupo A e o Celica ZZT? Ou então a participação no campeonato de ralis com os Starlet em várias evoluções, os Corolla de tração traseira e os Corolla WRC que foram campeões Lembram pilotos como Jorge Ortigão, António Coutinho, Joaquim Santos e Pedro Matos Chaves, entre tantos outros?

Falamos, ainda, do Autocross com equipa oficial ou ainda o Todo-o-Terreno com modelos como o Land Cruiser. O RAV4 e as Hilux e nomes como Filipe Campos e João Ramos, campeões?

TOYOTA GAZOO RACING CAETANO PORTUGAL 2025 27

Sabe qual foi o primeiro Toyota nos ralis nacionais? Foi um Corolla 1000 pilotado por Joaquim Coelho na Volta a Portugal de 1970, seguindo-se no Rali Internacional TAP, do mesmo ano, um Corona Mark II que teve ao volante Belmiro Correia.

Por outro lado, em 2021 foi criada a equipa Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal e entre 2022 e 2024 nasceu a competição monomarca Toyota Gazoo Racing Iberian Cup, tendo por base o Toyota GR Yaris.

TOYOTA GAZOO RACING CAETANO PORTUGAL 2025 26

Com toda a certeza, a Toyota Caetano tem um poderoso historial na competição automóvel e sempre com enorme sucesso. Deu à luz, através dos seus troféus, pilotos de grande qualidade e alguns com passagem pela Fórmula 1 e outros campeonatos internacionais. Á luz do que é a tradição da Toyota Caetano na competição automóvel em Portugal, o novo projeto da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal é, apenas, o recuperar de uma presença que é muito importante.

TOYOTA GAZOO RACING CAETANO PORTUGAL 2025 6

Toyota aposta na competição em Portugal em três vertentes

A aposta da Toyota com a criação da Gazoo Racing teve objetivos muito claros. Em primeiro lugar, acomodar as versões de elevadas performances da marca Toyota. Em segundo lugar, criar uma plataforma de desenvolvimento tecnológico que sirva para futuros produtos.

Finalmente, aumentar o entusiasmo pela marca por parte dos adeptos do desporto automóvel, logo, aumentar o volume de vendas atraindo consumidores mais jovens. E a mais recente afirmação desta estratégia é a chegada da Toyota Gazoo Racing à Fórmula 1, numa parceria técnica com a Haas F1 Team.

Com toda a certeza, a aposta é transversal a todos os mercados e já se percebeu isso com a aparição de vários Toyota GR Yaris Rally2 de vários mercados em provas europeias. Portugal não escapa a essa orientação da casa mãe. Mais ainda quando a relação entre a Salvador Caetano e a Toyota é tão umbilical. Menos expectável era esta aposta em três frentes e com totais ambições de vitória.

TOYOTA GAZOO RACING CAETANO PORTUGAL 2025 10

Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal no Todo-o-Terreno

João Ramos vai continuar a disputar o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. A Toyota Hilux T1+ Evo de negro pintada – por isso conhecida como Dama Negra – vai permanecer nos trilhos nacionais e internacionais. E, com toda a certeza, o piloto vai apostar no regresso à vitória de um campeonato que venceu em 2018. Venceu a Baja TT Norte de Portugal este ano, mas algumas vicissitudes arredaram o piloto da Toyota do título. Mas 2025 será ano de ataque ao cetro na companhia de Jorge “Jet” Carvalho.

TOYOTA GAZOO RACING CAETANO PORTUGAL 2025 9

Nesse sentido, o Toyota Hilux T1+ Evo surge reforçado, destacando o motor V6 3.5 litros duplo turbo a debitar 400 cv, acoplado a uma caixa Sadev com 6 velocidades sequencial. Tudo montado num chassis tubular revestido por uma carroçaria com 4.810 mm de comprimento, 3140 mm entre os eixos e uma largura de 2300 mm, com um peso total de 2010 kg. Será, então, esta a máquina que João Ramos vai usar no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) e em provas internacionais. Com toda a certeza vai fazer sete provas pontuáveis para o CPTT e corridas selecionadas do Campeonato Europeu de Bajas e do Campeonato Mundial de TT.

TOYOTA GAZOO RACING CAETANO PORTUGAL 2025 14

Velocidade na Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal será com o Supra GT4

Para lá dos clientes como a Speedy Motorsport, a Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal inscreve um Toyota GR Supra GT4 Evo a nível oficial. Carro que esta temporada tem estado nas mãos de Carlos Vieira e de Bernardo Sousa.

Falta ainda uma jornada para o final da competição e os dois pilotos continuam a lutar pelos primeiros lugares. Infelizmente já não poderão chegar ao título que nacional e ibérico de supercarros, pois foi a Speedy Motorsport, também com um Toyota GR Supra GT4 Evo, quem já conquistou ambas as competições.

TOYOTA GAZOO RACING CAETANO PORTUGAL 2025 13

O Toyota GR Supra GT4 é um automóvel com tração traseira e um motor de 6 cilindros em linha com 3.0 litros, duplo turbo e 430 cv de potência, com caixa ZF automática com patilhas no volante. O peso, consoante o “Balance of Performance” pode ser de 1.370 kg.

O sucesso do Supra deverá fazer chegar a Portugal mais alguns modelos da marca japonesa para a edição de 2025 do Campeonato de Portugal de Velocidade e Iberian SuperCars.

TOYOTA GAZOO RACING CAETANO PORTUGAL 2025 8

Toyota regressa ao topo dos Ralis em Portugal

Todos recordamos a equipa Toyota com o Corolla WRC nas mãos de Pedro Maros Chaves. Foi bicampeão de Portugal de Ralis em 1999 e 2000. No primeiro ano venceu três provas (Rali do F.C.Porto, Rali Oliveira do Hospital e Açores), mas no segundo título foi avassalador. Ganhou cinco dos dez ralis disputados (Rali Oliveira do Hospital, Açores, Solverde, Algarve e Rota do Dão).

TOYOTA GAZOO RACING CAETANO PORTUGAL 2025 11

O regresso à ribalta dos ralis nacionais faz-se com o novo Toyota GR Yaris Rally2, já amadurecido e próximo de conquistar o título mundial do WRC2 com Sami Pajari. Feito a partir do GR Yaris de estrada – apresentado pela Toyota Caetano na mesma ocasião – a versão de competição utiliza o mesmo motor de três cilindros com 1.6 litros de cilindrada e um turbo com restritor de 32 mm. A caixa é uma unidade sequencial de 5 velocidades e o carro tem um peso de 1230 kg.

O GR Yaris já foi estreado em Portugal no Rali Vinho Madeira, mas, agora, terá chancela oficial, porém, desconhece-se quanto serão os Yaris em prova. O projeto acomoda um carro, mas pode ser extensível a duas unidades do GR Yaris Rally2. Quanto a pilotos, ainda não são conhecidos.

Escape Livre experimentou os três modelos!

Estivemos presentes nesta revelação do programa Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal 2025 realizada no Autódromo Internacional do Algarve (AIA). Em concomitância com a realização do Algarve Classic Festival e onde estava incluída a penúltima jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade.

TOYOTA GAZOO RACING CAETANO PORTUGAL 2025 18

E esta nossa presença ficou assinalada por uma estreia absoluta: andar no AIA… à noite! Foi esse o privilégio que tivemos de, sentados no Toyota GR Supra GT4 Evo, sermos conduzidos de forma fantástica por Pedro Salvador. Já conhecíamos o circuito e já lá andamos dentro, mas fazer as curvas cegas do AIA de noite foi uma experiência inolvidável a bordo de um carro que grita eficácia, oferecendo aos pilotos enorme confiança. Percebe-se, agora, porque os Supra são, neste momento, a “coqueluche” das provas disputadas com carros da categoria GT4.

TOYOTA GAZOO RACING CAETANO PORTUGAL 2025 15

Por outro lado, voltamos a ter o gosto de andar ao lado de um dos melhores pilotos portugueses de ralis. Falamos de Bruno Magalhães que nos proporcionou o batismo no Toyota GR Yaris Rally2. Em primeiro lugar, voltamos a ficar impressionados com o talento do Bruno Magalhães, sendo pouco compreensível porque anda ele arredado de projetos ganhadores no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). Em segundo lugar, como diria alguém, “o algodão não engana” e o GR Yaris Rally2 também não.

Hilux e Yaris impressionam

Nas mãos talentosas de Bruno Magalhães mostrou as suas credenciais e, também, a ideia clara de que tendo um piloto superlativo ao seu volante, será um osso bem duro de roer em 2025. Ano em que, com toda a certeza, vão surgir mais GR Yaris no CPR, pois, é claramente um carro ganhador e tremendamente eficaz.

TOYOTA GAZOO RACING CAETANO PORTUGAL 2025 1

Finalmente, conhecemos a “Dama Negra” do João Ramos. Sem surpresas, ficamos deliciados com a coragem e talento ao volante do piloto ao volante de um verdadeiro protótipo que, como se diz, “passa por cima de toda a folha”! O percurso não era extenso, mas exigente e João Ramos explicou como e que já foi campeão de Portugal de Todo-o-Terreno e a razão por que acredita que vai voltar a conquistar o título.

Enfim, uma aposta fortíssima da Toyota Caetano no desporto automóvel em Portugal, algo que se saúda de forma entusiástica. O Escape Livre, como sempre, irá seguir com atenção as pisadas da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal em 2025.