A vertente competitiva da Toyota Gazoo Racing não para! Adicionando a tudo aquilo em que a divisão desportiva e de competição do gigante nipónico está envolvida, descobrimos umas corridas de Pick-Up… na Tailândia. Os técnicos da Toyota Gazoo Racing Thailand pegaram numa Hilux Champ e transformaram-na num monstro para pista. O resultado é… estranho!
A Tailândia é conhecida por muitas coisas. Com toda a certeza, até pelo piloto da Williams Racing na Fórmula 1, Alex Albon. Porém, pouco se sabe sobre o desporto automóvel por aquelas bandas. Com alguma probabilidade, os circuitos por onde passam Moto GP e competições internacionais de GT, são conhecidos.
Mas apostamos que desconhecia que há um campeonato sui-generis chamado “Super PickUp” e onde se pode encontrar, em pista, a Isuzu D-Max, a Mitsubishi Triton (a L200) e a Ford Ranger. E, claro, esta Toyota Hilux Champ.
De veículo de trabalho a carro de competição
Nessa medida, a Toyota lançou em 2023 a Hilux Champ como um veículo de trabalho simples e fiável, que fosse barata e fácil de utilizar. Isto para mercados asiáticos como, claro, a Tailândia. Por outro lado, desenhou um programa de personalização muito completo, algo que os consumidores tailandeses gostam muito de fazer.
A Toyota Gazoo Racing Thailand decidiu, com o intuito de levar até ao limite essa capacidade e criar este automóvel de corridas. Tudo começou em janeiro com uma revelação tímida e com uma primeira corrida disputada em maio.
O resultado não foi famoso e ficou claro que a Hilux GR Champ precisava de mais trabalho. Regressou à competição nos meses de julho e agosto e as coisas correram melhor.
Regulamentos obrigam a usar motores… diesel!
Com toda a certeza estas são competições muito fora do normal. Nessa medida, nas Super PickUp só são autorizados modelos com cabine simples, tração traseira e motores diesel. Preocupações ambientais? Naaa…
Por outro lado, a Hilux Champ recebeu um para choques que se alonga até perto do chão, uma enorme entrada de ar para refrigeração do motor e um capô com saídas de ar quente. Por conseguinte, as jantes de liga leve têm pneus de competição e alargamentos das cavas das rodas aparafusados. Finalmente, um generoso difusor e uma asa traseira nasceram na carroçaria da Hilux Champ. Tudo isto faz o modelo de competição parecer um Transformer.
Interior de competição
Com toda a certeza o interior do modelo é simples e pensado para a competição. Um banco Sparco acolhe o piloto que à sua frente tem um painel digital que permite controlar os principais dados do veículo. Com efeito, há um sistema de extinção de incêndios e um arco de segurança aparafusado diretamente ao chassis de longarinas que se abraça a diversos pontos para maior rigidez.
Motor turbodiesel com 2.4 litros
O motor de quatro cilindros e 2.4 litros é o propulsor utilizado na Hilux Champ e passa dos 150 cv para mais de 200 cv. Com toda a certeza, o aumento de potência foi conseguido graças a um novo turbo. Mas, também, com a ajuda de intercoolers de maiores dimensões, escape personalizado e injeção e admissão reformulados. A caixa é manual e a tração é feitas nas rodas traseiras.