Bernie Ecclestone vende coleção de F1

Bernie Ecclestone vende coleção de carros de Fórmula 1, cujo valor ultrapassa os 360 milhões de euros, reunida ao longo de décadas.

Bernie Ecclestone vende coleção de carros de Fórmula 1 cujo valor ultrapassa os 360 milhões de euros! Desse modo, o antigo dono da Fórmula 1 está a vender uma coleção de 69 carros de Fórmula 1, desconhecida da maioria até há bem pouco tempo. Dessa maneira, Bernie Ecclestone encarregou Tom Hartley Jr para encontrar comprador para aquela que se acredita seja uma das melhores coleções de F1 de sempre.

Com toda a certeza, entre os 69 automóveis que Bernie Ecclestone, hoje com 94 anos, está a vender encontramos 30 modelos do tempo em que liderou a Brabham (1972 a 1988) e o Ferrari F2002 de 2002 pilotado por Michael Schumacher e Rubens Barrichello.

BERNIE ECCLESTONE COLECAO VENDA 2024 4

Bernie Ecclestone “escondeu” coleção fantástica

A magnífica coleção de automóveis de Fórmula 1 de Bernie Ecclestone esteve “escondida” dos olhos curiosos durante décadas. E alguns dos modelos foram adquiridos há pouco tempo e “desapareceram”.

BERNIE ECCLESTONE COLECAO VENDA 2024 2

Automóveis com história

Com toda a certeza, dos 69 automóveis da coleção há pérolas extraordinárias. Dos 30 Brabham da época em que Bernie Ecclestone era o proprietário da equipa (1972 a 1988), destacamos o carro pilotado por Nelson Piquet em 1981 e o controverso Brabham BT46B de Niki Lauda no GP da Suécia de 1978. O tal da ventoinha…

BERNIE ECCLESTONE COLECAO VENDA 2024 5

Encontram-se nesta coleção 17 Ferrari. Um deles é o Dino 246 pilotado por Phil Hill, Richie Ginther, Tony Brooks e Wolfgang von Trips. Foi este carro que Mike Hawthorn levou ao título em 1958.

Também à venda está o Ferrari 375 F1 de Alberto Ascari, que tem a particularidade de ter sido o primeiro Ferrari a ganhar na Fórmula 1, tendo sido alvo de um restauro que durou dois anos.

BERNIE ECCLESTONE COLECAO VENDA 2024 6

Desfazer-se da coleção antes de falecer

“Amo todos os meus carros. Mas chegou o tempo de começar a pensar sobre o que lhes acontecerá quando eu já cá não estiver. E foi por isso que decidi vendê-los a todos.” Com toda a certeza, uma razão mais que plausível para um homem de 96 anos. Bernie Ecclestone esclareceu, ainda, que “tenho colecionado estes carros há 50 anos e sempre comprei os melhores. Muito apaixonam-se por desportivos. Mas eu sempre gostei de Fórmula 1 e entendo que um F1 é mais importante que qualquer carro de estrada, pois é o pináculo do desporto automóvel. E todos os carros que comprei ao longo dos anos têm histórias fantásticas e são verdadeiras obras de arte.”