Continua a saga revivalista da Renault que depois do R5, do R4 e do protótipo do R17, já confirmou o regresso de mais um clássico. O novo Renault Twingo elétrico chega ao mercado em 2026 e a casa francesa já revelou o interior deixando. Por outro lado, deixou claro que o protótipo apresentado o ano passado está numa fase já muito próxima da definição final. E não é que o carro é giro?
O Salão de Bruxelas foi o palco para a revelação do interior do novo Renault Twingo elétrico. Será o terceiro modelo revivalista e, com toda a certeza, esta será a via seguida pela casa francesa para democratizar a mobilidade elétrica. Nessa medida, depois do Renault 5 – já à venda e recém-eleito Carro do Ano 2025 – e do Renault 4 que está a chegar, é a vez da quarta geração do Renault Twingo, igualmente, 100% elétrica.
Conceito semelhante ao original
Exatamente como sucedeu com o Renault 5, o protótipo do Twingo avança muito daquilo que será o modelo final. Com efeito, 90% do carro final é aquilo que vemos nestas imagens.
Por outro lado, a marca francesa pretende replicar o sucesso do pequeno citadino que, hoje, como usado é dos modelos mais procurados pelos colecionadores. E sendo, como referimos, este uma imagem quase definitiva do novo modelo… o carro é bem giro e divertido!
Renault Twingo Elétrico será prático
Olhando para as imagens, o interior o Twingo será, com toda a certeza, diferente do R5 e do R4. É que não tem mesmo nada a ver! Em primeiro lugar é, propositadamente, mais alegre que o habitáculo dos outros. Em segundo lugar há mais relevo e cor, à imagem do modelo original. Finalmente, mais tecnologia.
Percebem-se os bancos mais fofos e acolhedores, cor nos painéis de porta, para além dos inevitáveis ecrãs. No banco traseiro há novidades: banco traseiro rebatível e deslizante. Por outro lado, o novo Twingo será um cinco portas reforçando a praticabilidade. Mas continuará a ter, apenas, quatro lugares e uma bagageira pequena como no original.
Um estilo musculado, mas divertido
Olhando para as fotos, com toda a certeza reparou nas semelhanças com o original. Porém, está muito mais musculado, nomeadamente nas cavas das rodas preenchidas com rodas de dimensões generosas. Tudo isto num carro que ficará abaixo dos 20 mil euros.
Apesar deste preço, a plataforma será a nova AmpR Small (do R4 e do R5). Porém, devido à curta distância entre eixos, não poderá utilizar a bateria do R5. Assim, deverá usar uma bateria de 30 ou 35 kWh o que, mesmo assim, dará uma autonomia próxima dos 300 km.
Não há, ainda, dados oficiais, mas este Twingo já está a fazer algum furor e a concorrência deverá começar a pensar como será possível ter este carro abaixo dos 20 mil euros. E, com toda a certeza, 2026 está já ai ao virar da esquina…