De acordo com notícias publicadas na imprensa económica japonesa, a Nissan abandonou o memorando de entendimento com a Honda. Quer isto dizer que a fusão Honda Nissan não vai acontecer. Pelo menos por agora. Em outras palavras, poderá haver colaboração, mas fusão… não! Recordamos que no dia 23 de dezembro, Makoto Uchida, CEO da Nissan e Toshihiro Mibe, CEO da Honda, surgiram lado a lado e assinaram um memorando de entendimento para a fusão dos dois grupos.

O que terá espoletado esta quebra do acordo por parte da Nissan? A mesma razão que levou alguns executivos da Nissan a estenderem uma armadilha a Carlos Ghosn e a provocarem a remodelação da Aliança Renault Nissan Mitsubishi. Perder o controlo e a identidade! No primeiro caso na integração na Renault, agora o facto da Nissan passar a ser uma subsidiária da Honda.
Para já não há fusão Honda Nissan
Com toda a certeza tudo se desmoronou depois da Honda ter feito uma proposta de entrada diretamente na estrutura acionista da Nissan. Dessa maneira a Nissan seria uma subsidiária da Honda. Isso foi rejeitado pela Nissan.

No momento em que é rejeitado o memorando de entendimento, o acordo cai por terra e é hora de apanhar os cacos. Por isso, vai haver uma pausa nas conversas para, mais tarde, encontrarem outras formas de integração ou cooperação. Nomeadamente, nos veículos elétricos.
Exigências e velocidade da Honda travaram acordo
Juntamente com a necessidade de encontrar uma forma de igualar as enormes diferenças de tamanho entre as duas companhias, a Honda fez algumas exigências. Uma delas obrigava a Nissan a fazer uma restruturação interna e um saneamento das contas. Nenhuma das duas coisas aconteceu em tempo julgado útil e a Nissan exigiu que a integração fosse em termos iguais. Algo que, naturalmente, será impossível.

Segundo a valorização bolsista, a Honda vale cinco vezes e meia mais que a Nissan (a primeira acima dos 7 triliões de ienes, a segunda abaixo de 1 trilião de ienes).
Com o intuito de não atirar a toalha ao chão, a Nissan apressou-se a dizer que haverá mais novidades a meio de fevereiro e que as notícias não foram feitas com informação publicada pela Nissan.

Por outro lado, a Honda emitiu um comunicado a dizer que, entre outras coisas, ainda estavam a falar sobre o assunto noticiado. Diz também o comunicado que haverá novidades a meio do mês de fevereiro. Uma fusão que muitos celebraram, mas que se percebia à légua que tinha muitas mais dúvidas que certezas.