Região Beiras e Serra da Estrela proporcionou TT de excelência

A Região Beiras e Serra da Estrela proporcionou TT de excelência oferecendo o que tem de melhor a todos os participantes.

A Região Beiras e Serra da Estrela proporcionou TT de excelência. Com toda a certeza, oferecendo o que tem de melhor: caminhos espetaculares, inesperadas pérolas culturais e históricas e uma gastronomia de excelência, dai o seu enorme sucesso. Desde logo pela extensa lista de participantes, 47 veículos 4×4 e 131 pessoas oriundas do Algarve ao Minho.

Com efeito, o contrato do Clube Escape Livre com São Pedro voltou a ser cumprido oferecendo a todos três dias de tempo seco. E, em algumas zonas, mesmo ameno. Por outro lado, os percursos que serpentearam pelos concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão, Manteigas, Sabugal e Seia foram um verdadeiro desafio. O sorriso de todos no final do dia de sábado deixou claro que a escolha do Escape Livre tinha o selo de aprovação dos participantes.

Alambique Resort Hotel & Spa foi a base do evento

Por outro lado, foram identificados vários locais inesperados e desconhecidos que permitiram a todos conhecer a região de uma forma inesquecível. A base estabelecida no Alambique Hotel Resort & Spa com a possibilidade de desfrutar do Golden Rock Spa contribuiu, de forma decisiva, para o sucesso deste evento. Dessa maneira, a prova de vinhos da Adega Cooperativa do Fundão ofereceu o mote para o jantar de boas-vindas. Que contou com o presidente da CIMRBSE, Luís Tadeu, do secretário executivo, António Miraldes e do presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes. Seguiu-se a visita noturna a Belmonte com passagem pelo Ecomuseu do Zêzere, instalado na antiga Tulha dos Cabrais, e pelo Museu Judaico.

O dia de sábado amanheceu com céu limpo e sem chuva, mas com uma brisa fresca que não arrefeceu o ânimo dos participantes. Lama, charcas e caminhos desafiadores foram-se alinhando num percurso dinâmico e exigente que passou e visitou o Museu do Queijo em Peraboa e parou numa das mais conhecidas quintas de produção de vinho da região.

Visitas com cultura e história

Foi assim que o Raid Região Beiras e Serra da Estrela levou os participantes a experimentar os néctares da Quinta dos Termos. Depois a plantar vinha! Foi plantada vinha que, acreditamos, produzirá no futuro néctares que ficarão para sempre ligado ao evento. Mas, sobretudo, aos seus participantes que, daqui a poucos anos, o poderão encontrar à venda. Algo que nunca foi feito! Mas que graças ao Clube Escape Livre, à CIMRBSE, à CVRBI e à Quinta dos Termos, e ao seu entusiasta proprietário, João Carvalho, ofereceu a todos essa inesperada oportunidade.

O almoço decorreu nas Termas do Cró, onde marcou presença o presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Proença. Que deu as boas-vindas ao seu concelho, permitindo, assim que os relatos das aventuras matinais saltassem para cima da mesa com entusiasmo e um denominador comum. Alegria e satisfação com o percurso escolhido pelo Clube Escape Livre e pela CIMRBSE. Mas se a conversa tinha como fio condutor essas experiências, a tarde revelou um percurso mais surpreendente. Exigente, mas que deixou todos de acordo com uma frase comum: que espetacular foi este Raid Região Beiras e Serra da Estrela!

Após a apressada chegada ao Alambique Hotel Resort & Spa para mais uma demorada passagem pelo Golden Rock Spa, o jantar serviu para retemperar forças e fazer a entrega de várias lembranças e dos sempre desejados Troféus SPAL alusivos ao evento. Ocasião, também, para José Carvalho, do grupo MCOUTINHO reforçar a importância da presença da marca Land Rover com o Clube Escape Livre.

Ecolã deu a conhecer o famoso Burel

O derradeiro dia amanheceu cinzento, com muitas nuvens. Porém ameno e a permitir o deslumbre da paisagem oferecida pela passagem nos pontos mais altos da Serra da Estrela. E a meio do caminho para o Museu do Pão, surgiu a paragem na Ecolã, a fábrica do famoso Burel.

E aqui, mais um exclusivo do Clube Escape Livre. Foi João Clara, o proprietário da Ecolã e um defensor acérrimo do Burel e das tradições a ele coladas, que ofereceu a todos os participantes uma visita guiada às instalações. Uma visita que ficará, para sempre, na memória de todos.

Fecho com chave de ouro no Museu do Pão

Atravessando um teimoso nevoeiro a encimar a Serra da Estrela, o caminho serpenteou serra abaixo até Seia para o almoço final. Que decorreu no Museu do Pão, seguido de visita guiada ao sempre estimulante e sempre diferente espaço. Na hora da despedida ficou uma certeza: este evento ficará assinalado como um dos melhores de sempre do Clube Escape Livre tal a satisfação de todos e a pintura de lama que, orgulhosamente, ornamentava a maioria dos 47 veículos que cumpriram o evento.

Luís Tadeu, presidente da Comunidade Intermunicipal Região Beiras e Serra da Estrela, comentou que “é uma enorme satisfação ver a alegria dos participantes no final do passeio. Muitos felizes por descobrirem as Beiras e a Serra da Estrela de uma forma nova deixando a promessa de voltar. Ou seja, o objetivo deste Raid Região Beiras e Serra da Estrela foi totalmente cumprido. E,claro, estamos muito felizes com esta parceria com o Clube Escape Livre.”

MERCEDES DREAMER MOBILE TAKEOVER 3

Por seu turno, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, era o espelho da alegria dos participantes, lembrando que “tudo fizemos para tornar esta segunda edição tão interessante ou mais que a primeira. E o sorriso na cara de todos e as palavras endereçadas à organização deixam-me muito feliz com este retumbante sucesso. Agora vamos colocar o foco no Raid do Bucho e Outros Sabores. Que chega à 15ª edição tendo como palco de novo esta região. Mas com um eixo diferente a ligar Guarda, Manteigas e Freineda com muitas novidades!”

Terminou, assim, a segunda edição do Raid Região Beiras e Serra da Estrela. Uma organização conjunta da Comunidade Intermunicipal Região Beiras e Serra da Estrela e Clube Escape Livre e que contou com o apoio da MCOUTINHO com a marca Land Rover, da Bridgestone, First Stop, Valorpneu e SPAL.

Leaderboard Escape Livre GIF