Chama-se Super e.Platform e adiciona 400 quilómetros de autonomia com uma carga de cinco minutos adicionando motores capazes de fazer 30 mil rotações por minuto. A capacidade de carga é de até 1000 kW! A BYD ameaça revolucionar a mobilidade elétrica com uma nova arquitetura e a última evolução da bateria Blade de lítio-fosfato de ferro. Com toda a certeza, a tecnologia não está longe de ser aplicada, pois a BYD referiu que no final do ano o Han e o Tang vão usar a nova tecnologia.
A BYD continua a apostar na evolução da mobilidade elétrica e apresentou uma novidade que vai mexer com o mercado. A marca chinesa apresentou a Super e-Platform como a base que vai permitir fazer “flash charge”, ou seja, realizar cargas híper rápidas.

De acordo com o que foi dito, a BYD já conseguiu multiplicar por dez a capacidade de carga. O que, em teoria, permite carregar a bateria em seis minutos. Porém, a BYD não revelou, ainda, qual a capacidade ou o peso da nova bateria Blade.

BYD ameaça revolucionar com arquitetura de 1000V e 1000A
De facto, com esta arquitetura e corrente máxima de 1000A, o sistema é capaz de suportar 1MW (megawatt) de potência de carga. Com toda a certeza, muito acima do que os modelos com carga rápida á venda no mercado exibem.
Por outro lado, a BYD reclama que nos testes já efetuados, a bateria mantém um nível de carga constante sendo capaz de chegar aos 600 kW mesmo quando já está nos 90%. Para isto ser possível, a marca chinesa desenvolveu um novo supercarregador de 1000 kW.
Será assim que o Han e o Tang serão capazes de recuperar 400 quilómetros de autonomia em cinco minutos. Ou seja, o dobro do que consegue o último supercarregador da Tesla, que não vai além dos 500 kW de pico.

Motor com mais de 1000 CV
Com o propósito de oferecer a todos esta tecnologia, a BYD tem planos para fabricar 4 mil estações de super carregamento em toda a China. Outras geografias não foram referidas.
De acordo com os dados da BYD, o novo motor elétrico é capaz de funcionar a rotações de 30.511 rpm, o que está acima do máximo até hoje conseguido por um motor elétrico de produção em série (30 mil). Com 800 cv, este poderoso motor elétrico tem uma densidade de 30 cv/kg e, ajudado por um motor elétrico mais pequeno com 312 cv – o que oferece tração integral – a potência total é de 1100 cv.
Este poderio permite chegar dos 0-100 km/h em 2,7 segundos com o Han e 3,6 segundos com o Tang. A velocidade máxima é de 305 km/h. As versões com tração traseira têm 680 cv. Dessa forma, a BYD desenvolveu novos microchips capazes de lidar com 1500V.