Jeep Avenger 4xe ganha tração integral e surpreendeu-nos

O Jeep Avenger 4xe afirma o ADN da marca americana com a oferta da tração integral num SUV do segmento B. E não é que nos surpreendeu?

Chegou como o primeiro Jeep 100% elétrico esgrimindo como argumento um estilo divertido e sedutor. Rapidamente ganhou uma versão híbrida, mas, com toda a certeza faltava juntar ao estilo, qualidade e diversão, o ADN da Jeep: a função 4×4. Já não falta, pois, o Jeep Avenger 4xe ganha tração integral. E durante a apresentação do modelo em Itália, onde o Escape Livre esteve presente, ficamos surpreendidos.

Os modelos do segmento B-SUV não têm preocupações com detalhes como habitabilidade, qualidade ou tração integral. Com toda a certeza, o preço comanda as prioridades dos consumidores. Em contraste com isso, a Jeep lançou o Avenger como modelo 100% elétrico. Que tinha como argumento o estilo sedutor e à imagem da Jeep, aliada à tecnologia elétrica. A qualidade e o conforto também faziam parte do pacote oferecido e que tornou o modelo num sucesso. Porém, faltava o ADN da Jeep que o ligasse a modelos emblemáticos como o Wrangler.

JEEP AVENGER 4XE 2025 21

Jeep Avenger 4xe com ADN Jeep!

Florença e as ondulantes colinas da Toscana foram o palco ideal para a Jeep nos mostrar as qualidades do mais novo membro da família Avenger, o 4xe. Um automóvel pensado para os europeus e com um sucesso expresso em mais de 160 mil unidades já comercializadas. Mas, como referimos, faltava esta versão que trouxesse o Avenger para dentro do ADN da Jeep. Já não falta com a chegada do Jeep Avenger 4xe. Que carrega consigo várias alterações importantes. Fique a conhecer tudo já a seguir.

Então, quais são as mudanças no Avenger 4xe?

Com o intuito de aproximar o Avenger 4xe dos modelos mais radicais da Jeep, a casa norte-americana introduziu uma série de mudanças no estilo do SUV. Em primeiro lugar, os para choques estão diferentes com proteção anti riscos e que incluem faróis de nevoeiro dianteiros redesenhados. Em segundo lugar, surgem, pela primeira vez, barras no tejadilho do Avenger. Finalmente, o modelo está equipado com pneus “Mud&Snow” para as quatro estações.

Com toda a certeza que o fundo do carro foi reforçado. Com mais proteção, enquanto do mesmo modo, o gancho de reboque foi desenhado pela experiência da Jeep no fora-de-estrada. Depois ficam os detalhes da assinatura X nos para choques, os detalhes em verde que fazem a ligação à evasão.

JEEP AVENGER 4XE 2025 14

Por dentro, há revestimento específico dos bancos, que são duas vezes mais resistentes, à prova de água e protegidos por uma solução anti manchas e anti lama, que facilita a limpeza. O logótipo 4xe no tabliê enquadra-se muito bem no estilo do habitáculo do Avenger 4xe.

JEEP AVENGER 4XE 2025 18

E para andar fora de estrada, o que mudou?

De acordo com a Jeep, as mudanças para que o Avenger possa honrar a tradição da marca mudaram, até, o carácter do carro. Dessa maneira, os técnicos da Jeep mudaram a suspensão traseira que, pela primeira vez no modelo é independente. O que melhora o desempenho em estrada e fora dela.

JEEP AVENGER 4XE 2025 26

Por outro lado, os técnicos da Jeep encontraram maneira de adicionar mais 10 mm na distância ao solo, beneficiando a passagem a vau que é, agora, de 40 centímetros. Há 4×4 que não chegam lá… Quanto aos ângulos de desempenho, as alterações promovidas melhoraram a prestação do Avenger. Com 22 graus no ângulo de entrada, 21 graus no ventral e 35 graus no de saída mais uma distância ao solo de 21 centímetros, podemos dizer que o Avenger é um Jeep!

Só para ilustrar as capacidades do Avenger 4xe, a Jeep introduziu no eixo traseiro uma redução 22,7:1 que se traduz num binário nas rodas de 1900 Nm. Garante de uma excelente tração e na capacidade de suportar inclinações até 40% e de manter 20% da inclinação quando quase não existe aderência no eixo dianteiro.

JEEP AVENGER 4XE 2025 17

Como é que funciona o sistema 4xe?

Com o fim de ajudar a respeitar o ambiente, o Jeep Avenger 4xe está equipado com uma motorização híbrida. Composta por um bloco a gasolina com 1.2 litros e 136 cv e dois motores elétricos de 21 kW cada, posicionados um em cada eixo, oferecendo uma potência combinada de 145 cv. A tração às rodas da frente está entregue ao motor a gasolina e ao motor elétrico número 1 que está junto da caixa automática de dupla embraiagem (bravo Jeep por não ter escolhido uma CVT!) com seis velocidade.

Tudo isto permite que o Jeep Avenger 4xe possa ser conduzido, a baixas velocidades, em modo totalmente elétrico. Por outro lado, não podendo os dois motores utilizar toda a capacidade da bateria, o motor traseiro não contribui para o valor de potência total, limitando-se a funcionar como tração no eixo posterior.

JEEP AVENGER 4XE 2025 22

A tração integral é permanente?

Nem sempre. Dessa maneira, dependendo do modo de condução selecionado, a baixas velocidades (entre 0 e 30 km/h, para a frente e para trás), a tração permanente nas quatro rodas é mantida com uma divisão de binário de 50:50. Por outro lado, a velocidades médias (30 a 90 km/h), a tração do eixo traseiro só é ativada quando necessário, enquanto a velocidades elevadas (acima de 90 km/h), o motor elétrico traseiro é desacoplado do eixo para otimizar o consumo de combustível.

JEEP AVENGER 4XE 2025 23

Nesse sentido, o sistema Selec Terrain permite escolher as melhores opções consoante as condições do piso. Começa com o modo Auto, que proporciona tração integral apenas quando necessário, permitindo a tração elétrica até 1 km abaixo dos 30 km/h. Depois temos o modo Snow, que melhora a tração e a estabilidade e garante tração em condições escorregadias. O modo Sand & Mud serve para terrenos irregulares, com um mapeamento de transmissão específico e controlo de tração para manter a aderência. Finalmente, o modo Sport liberta todas as capacidades do sistema 4xe, incluindo uma função E-boost para o binário das rodas traseiras e conseguir uma aceleração mais rápida.

JEEP AVENGER 4XE 2025 17

E como é o Jeep Avenger 4xe em estrada?

No momento em que andamos em alcatrão, o modo Auto gere a transmissão com o motor térmico e o motor elétrico dianteiro a cuidarem do eixo dianteiro. Com um tempo de 9,5 segundos dos 0-100 km/h, o Avenger 4xe não é um desportivo, mas permite que nos despachemos de forma célere em cidade e fora dela. Os consumos são regrados com médias abaixo dos seis litros por cada centena de quilómetros.

JEEP AVENGER 4XE 2025 12

Por outro lado, graças ao binário generoso a baixas rotações, o Jeep Avenger 4xe avança sem hesitações, sempre com o motor traseiro a funcionar como distribuidor de potência e não tanto como contribuinte para a potência do conjunto. Nota-se a transição entre o motor 1.2 litros a gasolina e o modo elétrico, mas nada de fundamentalmente incomodativo.

A velocidades mais elevadas, o refinamento é excelente e o motor térmico encarrega-se de quase todo o trabalho, bem ajudado pela caixa de dupla embraiagem. Já fora-de-estrada, a conversa é outra!

JEEP AVENGER 4XE 2025 24

É assim tão bom?

Poderei dizer que as capacidades do Jeep Avenger 4xe estão muito acima daquilo que um B-SUV necessita! Acreditem que os ângulos de desempenho e a majorada altura ao solo fazem milagres. Locais encarámos que nunca pensávamos ser possível ultrapassar, mas o Avenger 4xe nunca se negou e com a ajuda do motor traseiro, a tração é sempre forte e nunca ficamos parados.

Ficou na memória um lamaçal com subida e descida que acreditamos que seria impossível. Não foi e ficamos todos impressionados! Não há nenhum SUV deste segmento que fica, sequer, perto do Avenger 4xe. Um verdadeiro Jeep!

JEEP AVENGER 4XE 2025 4

E quanto a preços?

De acordo com as indicações da Jeep, serão três os níveis de equipamento: Upland, Overland e North Face Edition. O primeiro custa 34.250 euros e está ricamente equipado. O interior inclui um forro do tejadilho preto e um painel de instrumentos prateado com um logótipo 4xe dedicado. Os bancos laváveis e duradouros também são de série na versão Upland. O Avenger 4xe Upland está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas e caraterísticas de assistência ao condutor. O ecrã do rádio de 10,25“ e o painel de instrumentos totalmente digital de 10,25” oferecem uma integração perfeita dos dados de infoentretenimento e de condução, proporcionando uma experiência de utilização moderna e interligada.

O Overland custa 36.250 euros e oferece caraterísticas como faróis Full LED com projetor, vidros escurecidos, tapetes de veludo, luz vermelha, luz ambiente multicor e sistemas avançados de assistência ao condutor, incluindo sensores de estacionamento de 360°, condução assistida de nível 2, carregador sem fios e monitorização do ângulo morto.

JEEP AVENGER 4XE 2025 3

Edição North Face destaca equipamento de aventura

Finalmente, o North Face Edition custa 40.250 euros. O veículo será produzido numa série limitada de 4.806 unidades, um número simbólico que reflete a altura do Monte Branco, a montanha mais alta da Europa. A Jeep e a The North Face criaram também um kit de boas-vindas dedicado aos compradores – o The North Face Explore Pack – que inclui uma tenda, um saco de viagem e uma garrafa de água, todos adornados com os logótipos das marcas.

Por outro lado, as jantes de liga leve pretas de 17” com detalhes dourados, a grelha de sete aberturas caraterística da Jeep, com linhas topográficas e anéis pretos brilhantes, e uma placa de proteção Summit Gold, juntam-se ao autocolante antirreflexo do capot.

JEEP AVENGER 4XE 2025 11

O painel de instrumentos incorpora linhas topográficas, com uma silhueta do Monte Branco e a inscrição “One of 4806” orgulhosamente apresentada por baixo do logótipo do Avenger, realçando a ligação da edição limitada à altura do pico. Os tapetes personalizados foram concebidos com cadeias de montanhas em 3D, oferecendo aos passageiros um contacto literal com a natureza.

Para além do sentido de exclusividade e praticidade, o Avenger 4xe The North Face Edition inclui um conjunto de funcionalidades avançadas, tais como iluminação ambiente multicolor, um sistema de navegação, um para-brisas aquecido para aventuras em tempo frio e bancos dianteiros aquecidos para maior conforto durante as expedições de inverno.

JEEP AVENGER 4XE 2025 27

O que penso deste Jeep Avenger 4xe?

Com toda a certeza é um automóvel digno de carregar o nome Jeep, tais as suas capacidades fora de estrada. Capacidades essas que o Escape Livre vai colocar à prova durante a Expedição Bridgestone / First Stop Alcácer Quiber Powered by Jeep no final do mês de abril em absoluto exclusivo.

JEEP AVENGER 4XE 2025 8

Por outro lado, é um automóvel que dá prazer andar em cidade e fora dela, com capacidades em termos de comportamento muito boas. É verdade que o interior é um pouco acanhado no banco traseiro e que a bagageira perde capacidade nesta variante. Mas estamos a falar de um B-SUV e por isso tudo o que poderia ser considerado como crítica tem de ser olhado nessa perspetiva.

E mesmo que andar fora de estrada não seja a sua rotina diária, o Jeep Avenger 4xe é melhor que a maioria dos seus rivais no segmento e é altamente recomendável.