O Mercado Europeu conheceu algo bizarro no mês de fevereiro: Tesla ultrapassada pelos chineses! Porém, as notícias da morte da Tesla são manifestamente exageradas, pois os dois modelos mais vendidos do mercado 100% elétrico são… Tesla. Porém, os sinais estão por ai e outro dado importante é que o mercado… voltou a recuar!
Por amor à verdade, temos de dizer que apesar de todas as contrariedades, a empresa norte americana continua a vender muito bem no Velho Continente. Os modelos estão datados, a concorrência está a mover-se e as polémicas com o dono da Tesla não conseguiram, ainda, retirar os modelos da marca do lugar de mais vendidos na Europa.

Convirá não esquecer que o Tesla Model 3 foi lançado em 2016. Mesmo assim é o segundo mais vendido atrás do Model Y. Ambos estão a perder vendas.

Chineses continuam a crescer
Com toda a certeza, os construtores tradicionais que optaram por ofensivas elétricas esperavam, nesta altura, já ter outros resultados. Porém, nenhuma conseguiu até agora destronar a Tesla. Pelo menos por agora.
Por outro lado, os chineses crescem a olhos vistos. De acordo com os números da Jato Dynamics, o mês de fevereiro presenciou a ultrapassagem dos chineses à Tesla. Contas feitas, a Tesla vendeu 15.700 unidades, os chineses comercializaram 19.800 veículos.

No entanto, temos de dizer que a Jato Dynamics incluiu nos “chineses” a Volvo e a Polestar. E lembrar que em 2024, no mesmo mês de fevereiro, a Tesla vendeu 28.131 carros e os chineses 23.182 unidades. Mais de 10 mil unidades perdidas pela casa norte americana.
Tesla ultrapassada pelos chineses e algumas surpresas mais
Mantendo-nos, apenas, nos elétricos há mais algumas surpresas. O Porsche Macan continua com bom ritmo e vende tantas unidades como o Peugeot e-3008! Por outro lado, a Volkswagen aplica generosos descontos e consegue com os ID.3 e ID.4, rivalizar com modelos de marcas como a Renault e a Kia, por exemplo.

O Renault 5 está a vender muito bem estando no Top 5 dos mais vendidos e o Kia EV3 arrancou de forma excelente as vendas na Europa. Em pior estado continua a Stellantis. O Citroen e-C3 está num bom ritmo de vendas, mas a variante elétrica só representa 28% das vendas totais do C3 no Velho Continente. Por outro lado, a Peugeot sentiu um forte arrefecimento e as versões elétricas do 208 e 2008 não representam mais de 11 e 9%, respetivamente, do “mix” de vendas.