Pode ser o que quiser ou o que a Hyundai quiser. Os tiques do Hyundai Insteroid são conhecidos dos anos 80 e dos videojogos. Por outro lado, há muita coisa que veio da competição, nomeadamente das pistas e dos ralis. Com toda a certeza que ninguém espera que o inofensivo citadino Inster tomasse tantos esteroides que acabasse desta forma. Voltamos ao início para perguntar: o que é isto?
Para já é um automóvel espetacular! O pequeno Inster quase desaparece no meio de tanta asa, alargamento e das enormes jantes. Por outro lado, a frente muda face ao modelo de série com dois enormes faróis suplementares e aberturas de refrigeração… generosas. Não servem para a versão elétrica e deixam pistas sobre o que poderá ser o Hyundai Insteroid. Já lá vamos.

Inspirado nos videojogos dos anos 80
O Inster é a resposta da Hyundai ao recrudescer dos citadinos 100% elétricos. E para chamar à atenção, com toda a certeza um carro destes é a melhor via. Por outro lado, o Insteroid pode ser uma versão desportiva do Inster. Ou um automóvel para os videojogos. Ou o futuro carro para o WRC da Hyundai.


Olhos postos no Renault 5 Turbo 3E?
Lembram os carros de ralis dos anos 80? Sim, os Grupo B. Parece que o Insteroid viajou até esse tempo que é semelhante aos alargamentos dos atuais WRC. O carro alargou dezenas de centímetros e isso, curiosamente, é admitido no regulamento 2027 do WRC.

A enorme asa traseira também pode ser vista em alguns WRC. Atrás, um extrator generoso com dias saídas de escape… que não são precisas para o motor elétrico. Olhando assim para o Insteroid, ficamos a pensar que este é um belo rival para o Renault 5 Turbo 3E, sem a carga história do carro francês.

Interior à semelhança dos ralis
Despido, o interior lembra um carro de ralis. Mas no caso do Insteroid temos direito a vários instrumentos digitais e a botões de “boost” no volante. Por outro lado, há um pequeno ecrã que exibe os fantasmas do jogo Pac-Man que mudam de expressão em função da situação. Atrás há um enorme sistema de som com um amplificador à antiga.

Lembram do protótipo RN24, um Ioniq 5 “despido” com 650 cv? O Insteroid é um bocadinho disso. Porém, não há nenhum dado revelado pela Hyundai e só podemos seguir o caminho do RN24: dois motores elétricos com 650 cv e uma bateria de 84 kWh.