Desenhado nos estúdios de estilo da General Motors no Reino Unido sob a direção de Julian Thomson, ex-Jaguar, o novo Chevrolet Corvette pode ser assim. Talvez seja mais uma inspiração, porém, o ponto de partida impressiona. Mas o resto do carro é dito em surdina… o próximo Corvette deverá ser 100% elétrico… Com toda a certeza, o próximo Corvette C9 será impressionante!
Tem apenas um metro de altura e mistura de forma sábia a história do modelo com a tecnologia e conceitos atuais. Foi concebido e produzido no Reino Unido para dar a conhecer ao mundo o novo estúdio de design avançado da General Motors. Que é liderado por Julian Thomson, um designer cujo nome pode ser pouco conhecido.

Porém, no seu currículo encontramos passagens pela Volkswagen, Lotus e Jaguar. E carros como o original Lotus Elise e o Range Rover Evoque, entre outros como o protótipo Jaguat C-X75.
Novo Chevrolet Corvette pode ser assim!
Com toda a certeza que o Corvette C9 poderia ser assim. Sem tirar nem por! Mas sabemos que este não passa de um protótipo que avança algumas ideias e quer mostrar a qualidade do nosso estúdio de design da Genral Motors (GM).

Por outro lado, representa a intenção da GM regressar ao Velho Continente depois de mais de uma década de ausência após a venda da Opel. Aliás, a casa norte-americana já vende em alguns mercados europeus o Cadillac Lyriq 100% elétrico e o mais pequeno crossover Optiq.
Voltando ao Corvette, este é o primeiro de três protótipos que o estúdio de estilo da GM vai revelar em 2025. O modelo tem como missão oferecer ideias e influência para o próximo modelo, sendo certo que o protótipo deverá apresentar-se no Festival de Goodwood 100% funcional.

Novo desportivo da GM em 2028
Sabemos que o Corvette C9 surgirá em 2028 e, depois de chocar o mundo, ao colocar o motor na parte traseira do carro, a GM vai voltar a fazer diferente. De acordo com algumas informações, embora ainda sem confirmação oficial, o Corvette será 100% elétrico!

Por outro lado, fontes da GM dizem que nenhum dos protótipos que vão ser revelados este ano têm planos de produção em série. Porém, o trabalho das 30 pessoas que estão em Londres foi direcionado para reinventar o Corvette forçando os limites do estilo e da tecnologia.
Nessa medida, o novo estúdio sob a direção de Julien Thomson e com a supervisão do vice-presidente para o design global, Michael Simcoe, está encarregue de imaginar como será a mobilidade nos próximos 5, 10 e até 20 anos, com o foco na inovação.

Passado e futuro no novo Chevrolet Corvette
As proporções do protótipo assemelham-se às do Ford GT40 com 1 metro de altura e 4,67 metros de comprimento. Com toda a certeza, o estilo do protótipo incorpora de forma inteligente a herança do Corvette com as necessidades do futuro.
De acordo com os responsáveis pelo estilo, o desenho centra-se em formas musculadas, mas simples, bebendo inspiração na aviação militar. Isso fica bem visível na linha central que divide o para brisas e o óculo traseiro e que serve para apoio das portas com abertura para cima.

Segundo as palavras de Julien Thomson, este detalhe de estilo chama-se “Apex Vision” e é uma homenagem ao Corvette Split Window. Por outro lado, homenageai os carros de competição do WEC. Adianta o designer que “a metade superior capta os elementos de estilo clássico do Corvette, a metade inferior tem uma forma mais tecnológica com elementos mais aerodinâmicos concebidos para criar efeito descendente sem recurso a asas.”
Dessa maneira, o Corvette agarra-se à estrada da mesma forma que o carro projetado por Gordon Murray. Ou seja, com uma ventoinha que retira o ar por baixo do carro, colando-o ao chão. Se for feita uma versão de competição, terá uma barbatana central e uma ventoinha de forma diferente capaz de gerar efeito de solo.