Novo Hyundai Nexo será capaz de carregar 700 km de autonomia em 5 minutos

Fará Nexo ter um automóvel a hidrogénio na gama? O novo Hyundai Nexo parece dizer que sim ao chegar à segunda geração.

Fará Nexo ter um automóvel a hidrogénio na gama? O novo Hyundai Nexo parece confirmar isso ao chegar à segunda geração. Com toda a certeza um SUV que oferece muito mais do que o esperado. Só para exemplificar, o SUV da casa sul-coreana é capaz de oferecer 700 km de autonomia em apenas 5 minutos. Qual é o grande problema? Não há estações de abastecimento de hidrogénio suficientes, sendo meio caminho andado para afastar mais clientes que se juntam aos que acham ser “perigoso” ter um carro destes.

Por outro lado, temos o fator preço como desmobilizador para os mais acérrimos defensores do ambiente. Um SUV deste calibre a custar mais de 80 mil euros no Velho Continente também não ajudou a causa do Nexo. Ainda assim, a Hyundai não enjeitou o modelo e aqui está segunda geração.

HYUNDAI NEXO HIDROGENIO 2025 2

Novo Hyundai Nexo é elétrico com carga rápida

Com toda a certeza que a originalidade não é a única via para o sucesso. Dessa maneira, o Nexo mostra-se totalmente diferente no exterior – cada um fará o seu juízo de valor – com formas geométricas que beberam inspiração no Santa Fé. Por outro lado, há lampejos do estilo do Inster neste Hyundai.

No que toca às dimensões, tem 4,75 metros de comprimento e 2,79 metros entre eixos. Ou seja, mais 7 cm a mais que o anterior. A largura (1,86 metros) e a altura (1,64 metros) mantiveram-se.

HYUNDAI NEXO HIDROGENIO 2025 3

Interior semelhante à restante gama Hyundai

Só para ilustrar, o Nexo tem dois ecrãs de 12,3 polegadas que se encarregam do painel de instrumentos e do sistema de info entretenimento. Há, ainda, um “Head Up Display” com 12 polegadas. Com toda a certeza, os ecrãs são sensíveis ao toque, mas a Hyundai manteve vários botões para diversas funções. Tudo semelhante ao que podemos encontrar em outros modelos da marca sul-coreana.

Novidade é a consola central flutuante que reúne dois carregadores de indução e ligações USB com 15W de potência. Por outro lado, o Nexo dispõe como opção de câmaras no lugar dos convencionais espelhos retrovisores.

HYUNDAI NEXO HIDROGENIO 2025 4

Autonomia de 700 km e carregamento em 5 minutos

Por baixo do longo capô do Nexo está uma mecânica 100% elétrica capaz de desenvolver 260 cv e performances de topo. Só para ilustrar, do 0-100 km/h chega em menos de 8 segundos.

Por outro lado, a pilha de combustível tem 110 kW de potência e capacidade para 6,69 kg de hidrogénio. Em suma, permite uma autonomia de 700 km que se recupera em 5 minutos de carregamento de hidrogénio. Isto de acordo com a Hyundai e com o ministério sul-coreano da indústria e da energia. Se gostou do Nexo, terá de o tentar encomendar, pois, não deverá ser comercializado em Portugal.