Desenhado em Londres e produzido em França lado a lado com o seu irmão gémeo, o Renault 5, eis o novo Nissan Micra. É o regresso do modelo do segmento B ao mercado europeu em formato 100% elétrico. Na quinta geração, o Micra aposta num estilo diferente e vai juntar-se à ofensiva Nissan no Velho Continente que contempla os novos Leaf e Juke, deixando de fora, por agora, o Qashqai.
A Nissan inundou-nos de novidades depois de comunicar que Makoto Uchida iria deixar o posto de CEO sendo substituído por Ivan Espinosa. E ainda a cadeira não arrefeceu e já o mexicano tomou as rédeas da marca.

Novo Nissan Micra tem estilo… diferente!
Esta é a primeira imagem oficial do Micra. Com toda a certeza, as semelhanças com o espetacular protótipo 20-23 revelado em 2023. Evidentemente que grande parte do carro está diferente desse modelo. Ficaram os “olhinhos” que dão uma face sorridente ao Micra.

Aliás, sobre esse tema, Alfonso Albaisa, responsável global do estilo Nissan, referiu que “acontece que estávamos a trabalhar em protótipos sobre modelos do segmento B quando o acordo com a Renault surgiu. Já tínhamos o 20-23 e procuramos algo mais giro com luzes redondas. O Micra parece um cachorrinho feliz, o Renault 5 é mais um olhar de Bulldog. Por isso adoramos que o Micra tenha coisas giras, mesmo que os ombros e as cavas das rodas sejam enormes.”

Plataforma CMF-BEV para o Nissan Micra
Com toda a certeza este é um automóvel ara o mercado europeu. Em primeiro lugar, o Micra foi desenhado pela equipa de estilo sediada em Londres. Em segundo lugar, tem como base a plataforma CMF-BEV da Renault. Finalmente, será produzido lado a lado com o Renault 5.
Olhando para as fotos, percebemos alguma suavização das cavas das rodas, uma linha de cintura que vem do capô mais elevado que no R5. Por outro lado, as pegas das portas traseiras mantiveram-se escondidas. O capô está sobrelevado e é maior que o do R5.
De acordo com as informações da Nissan, as baterias serão de 40 e 52 kWh, sendo que esta última oferece 400 km de autonomia. Já as potências oscilam entre 120 e 150 cv. Finalmente, os preços: não foram revelados, mas devem imitar os do Renault 5.