O primeiro automóvel saiu da linha de montagem no dia 6 de abril de 1950. Era um Porsche 356. O resto é história: a Porsche produz em Zuffenhausen, há 75 anos, os desportivos da marca alemã. Conhecida como a casa de Weissach, a Porsche tem naquela fábrica a casa dos modelos desportivos da marca criada por Ferdinand Porsche. E tudo começou com o 356 que, com toda a certeza, é um dos carros emblemáticos da marca lado a lado com o 911.
De fato, quando saiu da linha de montagem o primeiro Porsche 356 abriu-se uma janela para o futuro risonho da casa alemã. De acordo com os registos da Porsche, isso aconteceu no dia 6 de abril de 1950, o que significa que a Porsche produz em Zuffenhausen carros desportivos há 75 anos!

Passar de pequeno construtor a marca icónica
Por outro lado, a fábrica situada nos arredores de Estugarda está ligada ao sucesso dos automóveis desportivos da Porsche. Foi ali que nasceu o 356 e desde 1964 que o Porsche 911 tem ali a sua morada. Outros modelos produzidos em Zuffenhausen são os 718 Cayman e Boxster e o Taycan.

Do mesmo modo, Albrecht Reimold, membro do Conselho de Administração da Porsche para a produção e logística, diz-nos que “Zuffenhausen continua a ser a casa de cada um dos nossos desportivos. É a personificação do espírito pioneiro, tecnologia de produção mais avançada e qualidade de construção. O desenvolvimento desta unidade mostra como a Porsche passou de um pequeno construtor de automóveis desportivos para uma empresa líder mundial que produz veículos exclusivos.”

De Gmund a Zuffenhausen: o caminho da história
Com o fim de ter uma sede, a Porsche instalou-se em Zuffenhausen em 1938. A produção começaria muito depois, após a Segunda Guerra Mundial. Foi em 8 de junho de 1948 que o Porsche 356 Roadster Nº1 recebeu autorização de circulação.
Nessa medida, as primeiras 52 unidades do 356 com motor traseiro e bancos atrás do condutor e passageiro foram feitas à mão entre 1948 e 1950 na Áustria. As carroçarias em alumínio serviram de modelo ara os 356 produzidos em Estugarda.

Ora, o primeiro Porsche 356 concluído em Zuffenhausen rolou no dia 6 de abril de 1950. E até final desse ano foram feitos mais 317 automóveis. Com toda a certeza, o sucesso desportivo levou a uma forte procura pelo modelo.
Nessa medida, a Porsche teve de aumentar as instalações. Como a primeira unidade estava ainda ocupada pelos EUA, Rolf Butbrod, arquiteto de Estugarda, fez uma segunda unidade de produção que entrou em funcionamento em 1952. Em virtude do sucesso, a fábrica foi aumentada em 1954 e no final de 1955, a fábrica de Zuffenhausen voltou para as mãos da Porsche. Esse espaço era usado como departamento de estilo, oficina de reparação de veículos da empresa e de clientes, departamento de competição e testes.

Primeiro Porsche 911 sai de Zuffenhausen
Por outro lado, a Porsche já tinha uma terceira fábrica a produzir motores em 1960. Três anos depois comprou a empresa que lhe fazia as carroçarias, a Reutter. Com toda a certeza isso trouxe uma duplicação da força de trabalho (da Reutter vieram um milhar de trabalhadores) e assegurou as instalações de Zuffenhausen.

De acordo com os registos, foi em 1963 que saiu da unidade de produção o primeiro 911, na altura ainda com o nome 901. Porém, já tinham sido feitos 78 mil unidades do 356!
Curiosamente, no início dos anos 50, a Porsche praticava em Zuffenhausen um princípio de produção que atualmente ainda é aplicado: a produção flexível de diversas variantes numa linha comum. As variantes Coupé, Cabriolet, Roadster e Speedster do Porsche 356 eram todas fabricadas em paralelo e com acabamentos feitos de forma individual.

Porsche produz em Zuffenhausen com evolução contínua
Com toda a certeza, o sucesso do 911 acabou por suplantar o do 356 e por isso a capacidade de produção foi sendo aumentada. Assim sendo, modelos como o 928, 944 e 968 foram também produzidos em Zuffenhausen e em 1988 nascia a quinta unidade do complexo industrial. Desde que esta unidade foi construída, nasceu mais um ícone: a ponte que passa por cima da Schwieberdinger Strasse a cerca de 35 metros de altura e que leva as carroçarias diretamente da unidade 2 (Werk 2) para o outro lado da rua para a montagem.

Zuffenhausen, Weissach… Leipzig
Com roda a certeza, estes são três nomes questão intimamente ligados ao sucesso da Porsche. Zuffenhausen porque continua a ser um templo para a construção de modelos desportivos e, agora, tem a capacidade de produzir modelos 100% elétricos como o Taycan. Agora até há uma segunda ponte sobre a Schwieberdinger Strasse!

Por outro lado, o complexo industrial acolhe a Porsche Exclusive Manufaktur (destinado a clientes que desejam personalizar os seus modelos), o Porsche Sonderwunsch de onde saem os Porsche mais únicos no mundo e a CFRP Manufaktur que se dedica à produção e montagem de elementos de carroçaria fora da linha de produção normal. Para caros como o 911 S/T ou o 911 GT3 RS.
Weissach é desde 1971 um centro de desenvolvimento que se situa a 25 quilómetros de Zuffenhausen. É onde está a pista de testes e onde se situa, em Flacht a 100 metros de distância, o Porsche Motorsport Centrum.

Leipzig é onde a Porsche centra a produção de modelos como o Panamera, o Cayenne (que saiu de Leipzig em 2016) e o Macan. Foi ali que foi produzido o Carrera GT entre 2003 e 2006.
Enfum, passaram 75 anos desde que o primeiro 356 rolou da linha de montagem da Porsche em Zuffenhausen. Mesmo que um dia a fábrica desapareça, os Porsche serão sempre os carros da casa de Zuffenhausen.