De Trancoso a Foz Côa. De S. João da Pesqueira á Régua. Os 26 Fiat Panda demonstraram as suas capacidades todo terreno, e levaram os seus proprietários a conhecer a história e a paisagem entre Côa e Douro, confirmando o seu carácter aventureiro. A semana anterior à realização do Fiat Panda Cross Adventure conheceu condições climatéricas adversas. Com trovoadas muito fortes e chuva intensa que transformaram os caminhos escolhidos em verdadeiras picadas.
Fiat Panda supera desafio no Douro
Foi preparado um passeio todo terreno que oferecia aos aventureiros da Fiat caminhos e trilhos dos mais variados. Passagens a vau de cursos de água e subida de corta-fogos. Os pequenos e ágeis Panda não só cumpriram o percurso como superaram o desafio de encontrar os trilhos deteriorados. Com valas e pedras enormes, fruto das trovoadas desta semana.
Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre
A etapa de sexta á noite, de Trancoso a Moreira de Rei, ainda recebeu a visita da chuva. Mas o Sábado amanheceu com Sol e o dia manteve-se assim. Permitindo um passeio admirável através do Vale do Côa. Com visita às gravuras rupestres da Canada do Inferno e à Quinta da Ervamoira antes do almoço no restaurante Bruiço, em Foz Côa, verdadeira montra gastronómica da região.
À tarde a ligação entre o Pocinho e as ruínas do Prazo era a que aconselhava mais cuidados. Ainda que, antes do corta-fogo da Srª do Viso que validou, se tal era necessário, as características de “trepador” dos Fiat Panda 4×4. Seguidamente, recepção no Centro histórico de S. João da Pesqueira e passagem na Quinta do Ventozelo para conhecer a Adega e apreciar uma vista deslumbrante sobre o Douro e o Pinhão.
26 Fiat Panda numa aventura D’Ouro!
No dia seguinte S. Pedro manteve a sua “participação” neste Fiat Panda Cross Adventure. E apesar de um céu mais nublado não choveu e o sol apareceu. Por fim, a subida do Rio Douro na embarcação Srª do Douro onde decorreu o almoço e actuou o grupo Prós & Contra fechasse em apoteose esta aventura.
Esta zona de Portugal, e eu falo como estrangeiro, reserva ao turista uma surpresa que em termos de paisagem e monumentos é fantástica. Assim sendo, este percurso proposto pelo Clube Escape Livre para o Fiat Panda Cross Adventure foi muito bem escolhido. Além disso, permitiu sobressair as grandes capacidades técnicas e de fora de estrada do Panda Cross.
Filippo Rivanera, Director Geral da Fiat Auto Portuguesa
Um passeio para guardar na memória e que teve o alto patrocínio da Fiat Auto portuguesa. O patrocínio Selénia, SPAL e Camel Active. A colaboração Auto Foco, RFM e Todo Terreno. Por fim, o apoio das câmaras municipais. Principalmente, da Guarda, Trancoso, Vila Nova de Foz Côa, São João da Pesqueira e Régua.