A 7ª Aventura Dacia 4×2 enveredou pelos trilhos do Norte do país, dando a descobrir aos proprietários dos Duster e Sandero Stepway uma nova região, o Minho e Trás-os-Montes, com grandes estradões e corta fogos pelas zonas montanhosas das serras do Marão e de Fafe.
O passeio desenrolou-se a partir do Agua Hotels de Mondim de Basto, com disponibilidade dos seus serviços de SPA.
A junção de um programa apelativo e exclusivo com uma marca em crescimento em Portugal e com o interesse dos portugueses por atividades em natureza só podia resultar num sucesso sem precedentes. A Aventura Dacia 4×2, organizada pela Dacia Portugal e o Clube Escape Livre, está mais próxima das 50 equipas! Entre Mondim de Basto, Amarante e Lamego, a caravana Dacia viajou, conheceu e venceu todos os desafios do território nortenho com uma satisfação ímpar.
Vindos de norte a sul do país e da vizinha Espanha registaram novo recorde de inscrições e voltaram a mostrar a fibra e a boa disposição da família Dacia. Os modelos Duster e Sandero Stepway percorreram, nalguns casos com maiores cuidados e atenção, os corta-fogos, estradões, trilhos em altitude, vales à beira rio e o empedrado das aldeias mais rurais, um leque de percursos que veio enriquecer a experiência de condução dos participantes. Para trás ficou um fim-de-semana que passou pelas serras do Alvão, Cabreira, Marão e Meadas, e que teve percursos em diversos concelhos.
A caravana da Aventura Dacia contou com 46 equipas e 120 participantes
A etapa nocturna na sexta-feira, até ao alto da Senhora da Graça, foi feita sem chuva e com uma paisagem marcada pelas luzes das povoações, embora mesmo lá no alto, durante a visita ao Santuário, o nevoeiro limitasse as vistas.
Sábado também amanheceu com nuvens e temperatura amena e a caravana partiu para a expedição nortenha, passando pelas Minas Fonte Figueira até chegar, já com sol, para a visita à igreja de S. Gonçalo em Amarante. Mas foi já depois de almoço e após a passagem no centro de interpretação do Castelo de Arnóia, que os mais ousados quiseram sentir a adrenalina promovida pela passagem nos troços do Rali de Portugal, incluindo o salto de Lameirinha. A visita à pacata aldeia de Agra e os serviços de spa do Agua Hotels de Mondim de Basto repuseram a tranquilidade deste dia.
Em 2017 a caravana da Aventura Dacia reuniu 43 viaturas e 120 pessoas entre o Fundão e Idanha-a-Nova
No domingo os trilhos mais enlameados obrigaram a novos cuidados mas proporcionaram novas emoções até à cascata de Fisgas do Ermelo mas seria já a caminha da travessia da Serra do Marão que a chuva intensa e o nevoeiro limitaram a observação da beleza da paisagem. Mas já do outro lado do Douro na Serra das Meadas o sol apareceu de novo e permitiu uma despedida em grande da sempre bem-humorada e aventureira família Dacia.
Foi mais um passeio extraordinário onde saíram evidenciadas todas as capacidades dos Dacia, numa altura em que a nova geração Duster vai iniciar a sua comercialização em Portugal.
Ricardo Oliveira, Diretor de Comunicação e Imagem Dacia Portugal
A 7ª Aventura Dacia 4×2 contou com o apoio institucional dos municípios da Guarda e Amarante e o patrocínio da Valorpneu, Bridgestone, First Stop e SPAL. O apoio à divulgação foi da RFM, revista Auto MAG, Localvisão Guarda, Razão Automóvel, TT Verde, Diário de Coimbra, jornal “A Guarda”, Lusomotores, Dom Digital e TMG.