Já é possível encomendar a segunda geração do Nissan Juke, que acaba de chegar ao mercado. Mais divertido de conduzir, com melhor desempenho dinâmico e tecnologias avançadas, o novo Nissan Juke apresenta uma carroçaria de crossover mais espaçosa e com um estilo mais coupé.
A primeira edição surgiu há quase uma década e estabeleceu o conceito de “Crossover compacto”, tendo vendido um milhão de unidades na Europa, 14 mil delas em Portugal. A segunda geração apresenta a tecnologia Nissan ProPILOT e integra a Mobilidade Inteligente da Nissan – a visão da empresa sobre como os automóveis são alimentados, conduzidos e integrados na sociedade.
Inspiração coupé e mais espaço
Começando pelo estilo, apresenta linhas esguias e uma postura atlética, associadas a um maior espaço habitável e a um interior moderno, e exibe ainda impressionantes jantes de liga leve de 19″e um característico “tejadilho flutuante” estilo coupé. O novo Nissan Juke está ainda equipado com tecnologia LED completa de série. Mantém os icónicos faróis circulares, mas adiciona uma nova assinatura superior em forma de Y que prolonga a grelha V-Motion da Nissan. Acrescenta ainda uma nova cor de carroçaria exclusiva, o Fuji Sunset, à sua gama de 11 cores. No interior, aposta no sistema de som Bose Personal Plus com oito colunas.
As dimensões aumentaram e tem agora o comprimento total de 4.210 mm (+7,5 cm), distância entre eixos de 2.636 mm (+10,5 cm), altura de 1.595 mm (+3 cm) e largura de 1.800 mm (+3,5 cm). O espaço interior aumentou, nomeadamente na zona de pernas dos passageiros traseiros (+5,8 cm) e na capacidade da bagageira de 422 l, mais 20% relativamente ao modelo anterior. No entanto, graças à nova plataforma mais rígida e leve, o peso total reduz-se em 23 kg.
Tecnologias a estrear no segmento
A avançada tecnologia ProPILOT da Nissan oferece assistência à direção, aceleração e travagem controladas eletronicamente e está disponível no Nissan Juke pela primeira vez. Para além disso, o Juke inclui um pacote de tecnologias de segurança que passam por sistema inteligente anti colisão com identificador de peões e ciclistas; identificador de sinais de trânsito; sistema inteligente de manutenção de faixa; alerta de trânsito traseiro e intervenção de ângulo morto, a estrear no segmento. Através do sistema de infotenimento NissanConnect, os clientes podem utilizar o Apple CarPlay e o Android Auto para espelhar as suas aplicações para smartphone no ecrã tátil de 8 polegadas. Novidade no segmento é a possibilidade de ativar o Wi-Fi de bordo para conexão de computadores portáteis e tablets.
Através da aplicação NissanConnect Services instalada no smartphone, o condutor pode abrir ou fechar o veículo e verificar o estado do fecho das portas, mas também verificar a pressão dos pneus e o nível do óleo. A compatibilidade com o Google Assistant permite o controlo de várias funções como sejam as luzes do automóvel e o envio de destinos para o sistema de navegação do automóvel.
Motor económico a gasolina
O novo Nissan Juke chega alimentado por um motor 1.0 l de injeção direta de gasolina turbo-comprimido, DIG-T, com três cilindros e com 117 cv de potência. Este motor é acompanhado de uma transmissão manual de seis velocidades ou desportiva de dupla embraiagem (DCT) de sete velocidades, com seletor de modo de condução (Eco, Standard, Sport). A economia faz parte dos atributos deste bloco, apresentando um consumo combinado de 5,9 a 6,4 l/10 0km (WLTP) e uma aceleração de 0-100 km/h em apenas 10,4 s.
O novo Nissan Juke está disponível para encomenda com preços a partir de 19 900€ para o nível de equipamento Visia. Além deste, existem os níveis Acenta, N-Connecta e Tekna & N-Design. A Premiere Edition está limitada a 40 unidades com um preço de 26 950€. Estão ainda disponíveis alguns pacotes de equipamento. As primeiras entregas estão marcadas para o próximo novembro.