A Audi, apesar do cancelamento do Salão de Genebra, manteve o calendário previsto mostrando ao mundo a nova geração do A3. Tendo sido o primeiro segmento C premium no mercado, o Audi A3 viu os seus conteúdos completamente renovados.
Exterior é evolução
O design mantém a imagem de família da Audi e representa uma evolução na continuidade onde se destacam os faróis Matrix LED. O chassis é o mesmo da geração anterior, baseado na plataforma MQB e, tal como no “primo” Golf a versão de três portas desaparece da gama.
O novo Audi A3 vai estar disponível com motorizações gasolina e Diesel, sendo que até ao final do ano teremos também disponíveis versões mild hybrid com 48v e plug in. As motorizações para o lançamento são as seguintes:
- 1.0 TSI com 110 cv
- 1.5 TSI com 150 cv
- 2.0 TDI com 116 cv
- 2.0 TDI com 150 cv
Será possível escolher entre a transmissão manual de seis velocidades e a automática S-Tronic de sere relações.
O interior é completamente novo e, como seria expectável, viu a sua conectividade reforçada, com o aparecimento do MMI mais recente da Audi, o qual combina dois ecrãs, um deles tátil e que centralizam o interface com o condutor.
A nova tecnologia C2X de comunicação entre veículos, o assistente Amazon Alexa e as ligações Android Auto e Apple Carplay também vão marcar presença no novo Audi A3. O número de botões físicos foi também reduzido. Esperemos que sem impacto na usabilidade.
O novo Audi A3 seria um excelente adversário a acrescentar ao nosso último comparativo entre os seus concorrentes BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A na versão 1.5 TSI com 150 cv.
Audi S3 também é novidade
No topo da gama encontraremos o S3, com lançamento prometido até ao final do ano e equipado com o conhecido motor 2.0 l turbo EA888 que debita 306 cv e está acoplado a uma caixa de dupla embraiagem S-Tronic.
O sistema de tração integral Quattro é, como sempre, de série. O mesmo foi revisto com um novo controlo eletrónico central que promete maior rapidez na distribuição de binário pelos eixos. Também a suspensão adaptativa tem novo algoritmo de funcionamento e a Audi afirma que há maior distinção entre os modos de condução disponíveis.
O S3 esteve, no inicio de 2020, em testes pelas bonitas estradas dos Açores, as fotos podem ser vistas aqui.
O Audi A3 chegará a Portugal durante o mês de maio e ainda não são conhecidos preços.
e-tron S traz mais potência e mais diversão
A marca de Ingolstadt anunciou também as especificações finais da versão mais potente do e-tron. Denominada S, caracteriza-se por possuir três motores elétricos. Um deles está situado na dianteira e os outros dois em cada uma das rodas traseiras, proporcionado uma função de torque vectoring muito rápida e avançada. Esta distribuição de binário permite as acrobacias que as fotos abaixo documentam. Uma surpresa na Audi.
A potência subiu para os 503 cv e o binário para os 973 Nm em Boost mode. Em modo normal os valores decrescem para 435 cv e 808 Nm de binário, o que permite uma aceleração até aos 100 km/h em 4.5 segundos.
Para acompanhar este reforço na potência a carroçaria sofreu alargamentos nos arcos das rodas e recebeu novos para-choques.
Não existe, de momento, data de lançamento para o Audi e-tron S.