O Carro do ano 2020 em Portugal foi ontem conhecido depois da contagem dos votos de 19 jornalistas que compõem o júri. O Toyota Corolla foi o vencedor da 37ª edição do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, levando a melhor no confronto com os outros seis finalistas.
Inicialmente a concurso entraram 28 modelos para o prémio organizado pelo Expresso e SIC Notícias. Por entre os outros seis modelos na lista de finalistas, BMW Série 1, Kia XCeed, Mazda3, Opel Corsa, Peugeot 208 e Skoda Scala, também houve outros destaques, mas já lá vamos…
Toyota Corolla 2.0 Hybrid – Os argumentos para estar no TOP
O Toyota Corolla é o carro mais vendido no mundo e apresenta agora (ainda) mais trunfos para ser um sucesso, com uma nova motorização 2.0 híbrida de 180 cv.
Toyota Corolla é carro do ano
A pesar para a decisão final esteve a ecologia e as novas formas de mobilidade, temas centrais na edição deste ano do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal. É precisamente em automóveis híbridos que a Toyota já conta com 20 anos experiência, tendo em 2019 registado 52% das suas vendas em automóveis eletrificados.
É a segunda vez que a Toyota arrecada este prémio. Conseguiu-o em 1993 com o Toyota Carina E, modelo direcionado para a Europa e anunciado sobre a insígnia ” Excelência para a Europa”. O Toyota Corolla sucede assim ao Peugeot 508 como carro do ano em Portugal.
Em 2020 os jurados do carro do ano em Portugal valorizaram também a oferta do modelo em três tipos de carroçarias, Sedan, Hatchback e Touring, para além da componente tecnológica e as soluções dinâmicas. Recordamos que nas unidades deste ano, o Toyota Corolla já conta também com conectividade Apple Carplay e Android auto.
A Toyota rendeu-se ao Apple Carplay e Android Auto
Finalmente a Toyota dotou os seus modelos dos sistemas Apple Carplay e Android Auto. A nova conetividade está presente em unidades a partir de 2020.
Vencedores por classes
Para além do vencedor absoluto, foram destacados alguns modelos em diversas categorias. Foi o caso do Peugeot 208 GT Line1.2 Puretech 130 EAT8 que depois de ser reconhecido pelo jurí do “Car of the Year” como Carro do Ano, recebeu a distinção de Citadino do Ano. O BMW 840d xDrive Cabrio por sua vez foi reconhecido como Desportivo do Ano.
Ainda o Skoda Scala 1.0 TSi 116cv Style DSG recebeu destaque como Familiar do Ano e o SEAT Tarraco 2.0 TDi 150cv Xcellence na categoria Grande SUV do Ano.
Skoda Scala – O “alemão” disfarçado
A Skoda tem vindo a surpreender-nos com as suas propostas cada vez mais bem aprimoradas. Resultado disso, os últimos modelos que em nada ficam atrás de outros concorrentes alemães.
Ao Kia XCeed 1.4 T-GDi Tech foi atribuído o prémio de SUV compacto do Ano. Nos elétricos e híbridos foram destacados o Hyundai Ioniq EV como Elétrico do ano e novamente o Toyota Corolla Hatchback 1.8 Hybrid Exclusive como Híbrido do Ano.
Prémio Tecnologia e Inovação
Em 2020, o vencedor da componente “Tecnologia e Inovação” foi o novo motor SKYACTIV-X da Mazda com tecnologia SPCCI. Já tivemos oportunidade de conduzir o Mazda3 com este premiado motor.
Skyactiv-X – O premiado motor “Diesel” movido a gasolina
Skyactiv-X, o novo grupo propulsor da Mazda, surge como um “reinventar da roda”, num mundo cada vez mais eletrificado. Será esta a solução ideal?
Personalidade do ano
Como personalidade do ano foi presenteado José Ramos, Presidente e CEO da Toyota Caetano Portugal. A dedicação e empenho ao longo dos anos, desde 1968, mereceram destaque. Com um currículo impossível de resumir, José Ramos é ainda o presidente em exercício da ACAP.