Volvo comemora 93 anos a apostar na segurança

Desde a criação do primeiro modelo, em 1914, aos atuais modelos elétricos, a Volvo assinala 93 anos de evolução a criar automóveis seguros e fiáveis.

O aniversário da Volvo não é sobre o dia da constituição da empresa, da ideia ou da construção de qualquer motor. É, sim, sobre o momento da saída do primeiro veículo Volvo do portão da fábrica de Lundby, em Gotemburgo. Eram exatamente 10 h da manhã de 14 de abril de 1927, quando Hilmer Johansson, sales manager da empresa, conduziu o Volvo ÖV4 que ficaria conhecido como “Jakob”, um descapotável azul-escuro com motor de quatro cilindros. A carroçaria era construída sobre um quadro de madeira de faia e freixo, coberta com folha metálica, e guarda-lamas pretos.

Segurança desde o primeiro automóvel

A inexistência de um automóvel suficientemente robusto e preparado para o clima inóspito e os rigorosos invernos da Escandinávia e a elevada sinistralidade nas estradas suecas nos anos 20 preocupavam os construtores. Para eles, o automóvel deveria ser sinónimo de alegria, progresso e liberdade, nunca de sofrimento e morte.

“Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança

Assar Gabrielsson & Gustav Larson, fundadores da Volvo
Volvo comemora 93 anos

Os valores da marca nunca mudaram e a inovação Volvo é mundialmente líder no capítulo da segurança, desde a descoberta do cinto de três pontos, à terceira luz de travagem, airbags, deteção de peões, automóveis, ciclistas ou animais com travagem automática, e dezenas de outros equipamentos de segurança.

Vendas de Híbridos Plug-in aumentam

Na história da Volvo está também o facto de ter sido um dos primeiros construtores mundiais a assumir um compromisso com a eletrificação, pretendendo vender 1 milhão destas viaturas até 2025.

Em 2020, 14,7% dos Volvo vendidos no mundo são Híbridos Plug-in. No primeiro trimestre deste ano, afetado pela pandemia mundial que abrandou as vendas da Volvo em 18%, a gama Recharge, que agora se refere à gama de modelos recarregáveis Volvo, atingiu quase 20.000 unidades, correspondendo assim a 14,7% do total de unidades. No período homólogo de 2019, esse peso havia sido de 7,4%, o que comprova a importância que destes automóveis para a Volvo.

Portugal foi um dos países com grande contributo na venda dos híbridos Plug-in, com 297 unidades, ou seja, 33% no total das vendas da Volvo Car Portugal, com destaque para os XC60 Plug-In, o mais vendido, seguido do V60 Plug-In e do XC90 Plug-In.

volvo xc40 t5 plug in hybrid r design

No seguimento do conceito de qualidade e segurança, recentemente, o Volvo XC40 foi eleito o automóvel mais fiável no Reino Unido, pela revista britânica Auto Express, após inquérito a milhares de proprietários atuais de automóveis à venda no mercado. O XC40 foi considerado o “Most Reliable Car 2020” conquistando a pontuação de 98% na fiabilidade, e 95,7% na qualidade de construção.

Fábricas europeias retomam atividade

Entretanto, a Volvo Cars retoma atividade nas suas fábricas europeias e na sede da marca, em Gotemburgo, após um curto período de inatividade relacionado com a pandemia de coronavírus. Os volumes de produção serão ajustados para responder não só à procura do mercado mas também às encomendas já existentes.

Assim, todas as instalações foram alvo de um processo de limpeza e desinfeção antes do regresso dos colaboradores. Realizam-se verificações voluntárias de temperatura e oxímetro de pulso nas entradas principais, e nos escritórios o layout foi ajustado para permitir o distanciamento social.

Volvo