Num dos segmentos de mercado mais competitivos do mundo automóvel (segmento B) a Kia tenta impulsionar as vendas do Rio. O hatchback de cinco portas recebe assim algumas atualizações. O modelo continua com duas opções de motorização, ambas a gasolina.
Assim, os dois motores disponíveis para este modelo são o 1.2 de 84 cv, o mais acessível, e o renovado 1.0 de 100 cv. De maneira idêntica à oferta de motores, também existem dois níveis de equipamento, o Urban e o Drive. O motor 1.0 de 100 cv, tem como opcional a caixa de velocidades automática de dupla embraiagem da Kia.
Ligeiras diferenças no exterior
Este novo facelift do Kia Rio acomoda a grande parte das diferenças no para-choques dianteiro. Está mais baixo e amplo, e ainda com novos faróis de nevoeiro. Tudo acompanhado com a grelha que a Kia chama de “nariz de tigre”, que torna assim o Rio com uma presença mais confiante na estrada.
Melhoria na qualidade dos materiais
O tablier foi redesenhado com novos materiais e de forma a melhorar a experiência de condução. Está ligeiramente mais virado para o condutor, facilitando o acesso a todos os comandos, agora mais ergonómicos. A novidade é que apresenta agora, como opção, um ecrã tátil de 8″ que se junta à melhoria de resolução do painel de instrumentos do condutor com um display de 4,2″. O Kia Rio permite a ligação até dois dispositivos móveis em simultâneo, mas apenas um para chamadas mãos-livres. Quando equipado com o ecrã de 8″, a ligação ao Apple CarPlay e Android Auto é feita sem a necessidade de cabo.
Mais espaço no interior
A Kia preocupou-se em aumentar todo o espaço do habitáculo, não só na bagageira, mas também para os passageiros. A capacidade é de 325 litros, umas das maiores do seu segmento. O piso da bagageira tem dois níveis, o que permite guardar no nível inferior objetos com maior segurança. Devido à distância entre eixos, os passageiros tem agora mais espaço a bordo do citadino Kia Rio. Os bancos traseiros são rebatíeis de série, o que o torna mais funcional para transportar objetos de maior dimensão.
Equipamentos de segurança disponíveis
O renovado Kia Rio, tem agora um vasto conjunto de sistemas avançados de assistência à condução e de funcionalidades de segurança ativa. Destaca-se contudo a assistência à prevenção de colisões frontais, capaz de detetar peões, veículos e ciclistas. Possui assistência à manutenção e circulação na faixa de rodagem, alerta da ocupação dos lugares traseiros e também o aviso da atenção do condutor. Tudo isto, para uma condução mais segura.
As primeiras unidades do Kia Rio 2020, fabricados na Coreia, chegam assim a Portugal com preços a começar nos 14 250 €. A marca oferece em todas as versões, a habitual garantia de 7 anos ou 150 000 km.
Para além de ter renovado o Rio, a Kia renovou similarmente o seu logotipo corporativo. A marca não poupou esforços e fez a apresentação com um recorde Mundial.
Já conduzimos a nova Kia Ceed PHEV… 3,2 l/100 km!
A Ceed SW PHEV é um modelo importante para a Kia, não só pelo segmento em que se insere mas também numa altura em que o objetivo de reduzir emissões é… urgente!