O SEAT Leon sucedeu ao Toyota Corolla no prémio atribuído pela imprensa nacional. O Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2021 ficou nas mãos do modelo espanhol que arrecadou o maior número de votos do júri composto por 20 jurados.
Entre os finalistas ao carro do ano estavam o Citroën C4, o CUPRA Formentor, o Skoda Octavia, o Volkswagen ID.3, o Hyundai Tucson e ainda o Toyota Yaris, já vencedor do troféu “Car of the Year”. Destes, apenas o modelo francês não foi destacado em nenhuma das restantes sete categorias. A saber: Citadino do ano, desportivo do ano, familiar do ano, híbrido do ano, SUV compacto do ano e elétrico do ano. Pela lista dos sete finalistas, os resultados são óbvios.
Várias categorias
- Citadino do ano: Toyota Yaris
- Desportivo do ano: CUPRA Formentor
- Familiar do ano: Skoda Octavia Break
- Híbrido do ano: SEAT Leon e-hybrid
- SUV compacto do ano: Hyundai Tucson
- Elétrico do ano: Volkswagen ID.3
Toyota Yaris repete o feito e vence troféu “Car of the Year” 2021
Em mais uma edição do Car Of The Year, o novo Yaris levou a melhor e arrecadou o prémio para a Toyota pela segunda vez.
O modelo espanhol não venceu apenas a geral como carro do ano, mas na sua versão híbrida plug-in, denominada de e-hybrid, venceu também a categoria de híbrido do ano. É a sexta vitória da SEAT neste prémio desde 1985, e a terceira vez com o modelo Leon.
Supostamente a eleição do carro do ano em Portugal acontece depois de vários meses durante os quais os vários modelos foram testados em vários parâmetros como design, comportamento e segurança, conforto, ecologia, conetividade, construção, performances, preço e consumos.
Na 38ª edição do Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2021, estiveram a concurso 35 modelos que se distribuíram pelas sete categorias e dos quais 27 estavam elegíveis ao prémio principal. Entre eles, o Audi A3, o Ford Puma, o Honda Jazz, o Hyundai i10, i20 e i30, o Mazda MX-30, o Peugeot 2008, o Skoda Kamiq, o Volkswagen Golf e o Renault Captur, o Suzuki Swift Sport, entre outros.