Guarda Racing Days

O Guarda Racing Days contou com a presença dos melhores pilotos nacionais e com milhares de pessoas a assistir a um espetáculo inédito na cidade mais alta.

Jul
13 a 14
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Competição

O grande vencedor do Guarda Racing Days, o maior espetáculo automóvel de sempre na cidade foi Alexandre Borges. Realizado numa pista e num local inédito, o evento contou com milhares de espectadores a revelar satisfação evidente. Razões que levam o município da Guarda e o Clube Escape Livre a dar como cumpridos os seus objetivos e a pensar já numa próxima edição. O evento decorreu nos dias 13 e 14 de julho, na cidade mais alta.

Foram dois dias de adrenalina, de treinos e de provas, de pó, de calor e de uma encosta cheia de público para assistir às rápidas passagens desta Especial. O sábado foi dedicado ao reconhecimento da pista e aos treinos livres que revelaram não apenas as aptidões dos pilotos, como a sua competitividade. Depressa o limite dos 3 minutos para perfazer as duas passagens em pista se tornou uma referência para os mais rápidos, destacando-se, abaixo deste tempo, Pedro Rabaço, em kartcross, Fernando Peres, em Mitsubishi, e Alexandre Borges, em Semog, que em todos os treinos posteriores passou a liderar a tabela, dando sinais de ser forte candidato ao título.

O domingo foi o grande dia do evento. Após uma manhã de warm-up, a verdadeira competição começou logo após o almoço. A prova disputou-se em duas mangas. Em pista, competiram três carros de cada vez, com ordem de partida de alguns segundos de diferença, criando uma dinâmica excecional de perseguição, adrenalina e espetáculo para público e pilotos.

Espetáculo inédito no Guarda Racing Days

Não apenas a velocidade e a cronometragem contaram, como acima de tudo, as manobras dos diferentes tipos de veículos, o ronco dos motores, a sua capacidade de curvar nos “ganchos”, os saltos e o comportamento diferente dos diversos carros. Destacaram-se, entre outros, a potência e o ronco do Mitsubishi Evo de Manuel Correia, capaz de levantar a terra da pista, ou o Renault 4L de Pinto dos Santos e Nuno Rodrigues da Silva, que chegou a curvar em duas rodas.

Entre as curiosidades do evento, ficam a estreia do Mini Rali Raid de Rui Sousa, que na manga final acabou por capotar, e o facto do piloto começar na Guarda as suas comemorações de 25 anos de carreira em equipa com Carlos Silva. Fica também a estreia do campeão de ralis Armindo Araújo a conduzir um SSV, e sempre em primeiro lugar da categoria. Curiosa é também a participação do mais novo piloto, pela equipa Motofil, Gonçalo Novo, de apenas 13 anos, que ainda assim não se afastava muito dos outros pilotos.

A importância e o desafio desta prova podem ser confirmados pelo facto de atuais e antigos campeões nacionais terem marcado presença na foto de família, onde não compareceram José Cruz, Hugo Lopes e José Gomes.

O melhor dos melhores

Chegados ao fim das duas mangas competitivas e encontrados os mais rápidos, a organização quis reunir os melhores pilotos de cada categoria, realizando duas eliminatórias e uma finalíssima, uma forma de adicionar ainda mais espetáculo.

A primeira meia-final foi disputada entre as categorias de Ralis e Off Road. A luta entre Fernando Peres e Alexandre Borges foi renhida, e os pilotos deram tudo e o que tinham, com Alexandre Borges a conseguir 2:49.978 minutos, apenas menos um segundo do que Fernando Peres. Na segunda meia-final alinharam os vencedores das categorias Todo Terreno e SSV, ou seja, Manuel Correia, no potente Mitsubishi Evo, e Armindo Araújo, em Can-Am, que acabou por sentir problemas de direção a meio do traçado, acabando por abandonar a prova. Manuel Correia conseguiu 3:04.188 minutos.

Finalíssima ofereceu ainda mais espetáculo

A finalíssima reuniu, assim, Manuel Correia e Alexandre Borges, uma luta à primeira vista inglória para o peso do potente Mitsubishi, mas equilibrada e justa do ponto de vista de espetáculo, de velocidade e adrenalina.

Além da vitória absoluta de Alexandre Borges, houve ainda lugar a classificações por categorias, destacando-se 12 nomes: em Ralis, Fernando Peres, José Cruz e Hugo Lopes; no Todo Terreno, Manuel Correia, Rui Sousa e David Spranger; no Off Road e Kartcross Alexandre Borges, Pedro Rabaço e Sérgio Bandeira, e nos SSV, Armindo Araújo, Pedro Leal e Pedro Matos Chaves.

Era algo que a Guarda já precisava para animar a cidade, não só os amantes do desporto automóvel, mas todos os guardenses e com o Clube Escape Livre conseguimos esse objetivo. Acredito que lançámos a semente de um grande evento desportivo para a Guarda e queremos que no futuro o continue a ser, se torne ainda mais abrangente, não só os que vivem na Guarda como aqueles que queremos atrair cada vez mais.


Carlos Chaves Monteiro, Presidente da Câmara Municipal da Guarda

A organização está plenamente satisfeita com esta edição do Guarda Racing Days, o que leva não só a acreditar como a pensar já numa próxima edição.

O espetáculo que faltava no distrito da Guarda

Depois do Slalom de Castelo Rodrigo e do Drift de Pinhel, o Guarda Racing Days era de facto a prova que faltava no distrito. Com um traçado 60% em asfalto e 40% em terra, a prova contou com a presença de grandes pilotos que nas diversas categorias brindaram o público com horas e horas de espetáculo na encosta junto ao Hotel Vanguarda.

O Guarda Racing Days foi uma organização da Câmara Municipal da Guarda com o Clube Escape Livre e teve o patrocínio da AFN, Grupo Matos & Prata, Isuzu, Intermarché, Via Rápida, LIM, Best Travel, Roamer, Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo e SPAL. Contou com o apoio institucional da Natura IMB Hotels, Instituto Politécnico da Guarda e Associação de Bombeiros Voluntários Egitanienses, e o apoio à divulgação da RFM, Localvisão Guarda, Razão Automóvel, Diário de Coimbra, Jornal A Guarda, Diário de Viseu, Loba, Rádio Altitude e Terras da Beira.

Guarda Racing Days

O Guarda Racing Days deu que falar junto do público, mas também na comunicação social. Até ao momento já saíram reportagens no Portugal em Direto da RTP1, no Programa 24 Horas da RTP3 e no Jornal da Tarde da RTP1, entre outros!É o princípio de uma série de reportagens que outras televisões irão apresentar. Veja ou reveja aqui a reportagem da RTP.

Publiée par Clube Escape Livre sur Lundi 15 juillet 2019
banner 1

Mais Atividades

3º Off Road Bridgestone First Stop Marrocos

Off Road Bridgestone First Stop Marrocos 2019 2322

Terminou com repetido sucesso e sem grandes contratempos o 3º Off Road Bridgestone / First Stop Marrocos, a maior aventura do Clube Escape Livre.

10º Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho 2019 357

Mais uma edição do Raid do Bucho e Outros Sabores que em 2019 celebrou 10 anos de aventuras a percorrer os melhores trilhos entre a Guarda e Freineda.

21ª Gala SPAL – A nossa seleção de pilotos

21 Gala SPAL 2019 820

A tradição mantém-se e mais uma vez o Clube Escape Livre realizou a Gala SPAL para homenagear todos os pilotos do distrito da Guarda.

4º Matos & Prata – Evento X

Matos Prata Evento X 2019 6

Com organização do Clube Escape Livre, o concessionário Matos & Prata reuniu uma vez mais os seus clientes num evento todo terreno pelos trilhos da Serra da Estrela.