Destinado a todos as marcas e modelos 4×4, o Off Road Bridgestone ACP é também um encontro de sócios do Clube Escape Livre e Automóvel Club de Portugal. Em 2019 o evento incidiu sobre os trilhos e paisagens alentejanas. Com destaque para os corta fogos da serra d’Ossa, os participantes enfrentaram alguns desafios e dificuldades interessantes.
Foram provavelmente os últimos dias de verão tardio no Alentejo, e foram garantidamente aproveitados da melhor forma pelos participantes do XVI Off Road Bridgestone ACP, organizado pelo Clube Escape Livre. Cerca de uma centena de participantes em 37 viaturas multimarca partiram à descoberta dos recantos alentejanos, num itinerário traçado por quatro concelhos que ofereceram o melhor de si. Tudo começou em Vila Viçosa, e o balanço não podia ser mais positivo.
Todo o terreno para descoberta
Aproveitar o todo o terreno e descobrir sempre novas regiões é o objetivo que atrai e concilia tantos sócios do Clube Escape Livre e do Automóvel Club de Portugal, há 16 anos consecutivos. O destino inédito do Alentejo voltou a surpreender a caravana, desde logo pela unidade hoteleira selecionada, o Alentejo Marmòris – Hotel & Spa, de cinco estrelas, que exibe com requinte o trabalho final da exploração de mármores na região. O luxuoso hotel apresentou ainda a arte da gastronomia gourmet do Chef Pedro Mendes, uma experiência que complementou toda a gastronomia de qualidade da região.
Na sexta-feira, a visita guiada pelas ruas do centro histórico de Vila Viçosa foi feita com temperaturas amenas, descobrindo-se alguns locais históricos como o Paço Ducal, com a fachada iluminada de 110 metros, em mármore, a igreja matriz e igreja de S. Bartolomeu e as casas brancas da vila.
Programa rico e diversificado
No sábado de manhã, a primeira etapa fora de estrada ligou a terra natal de Florbela Espanca ao Redondo, mostrando a ruralidade da região, com o gado, as oliveiras, os corta fogos, os trilhos xistosos e empoeirados. A chegada ao Museu do Barro contou com uma receção de excelência, não faltando a presença do vereador do Desporto, José Portel, e a demonstração ao vivo das artes do oleiro. A caravana prosseguiu então para as paisagens mais vinícolas, agora em cores outonais. Em Reguengos de Monsaraz visitou a destilaria de um dos gins de renome nacional e internacional, o Sharish. António Cuco e a sua família receberam pessoalmente os aventureiros TT. Os vinhos fizeram depois parte integrante do programa, na visita à Herdade do Esporão. A vila medieval de Monsaraz foi o último dos pontos de paragem do dia e marcou não apenas pela história, castelo e branco casario, como pela vista sobre a barragem do Alqueva, o maior lago artificial da Europa. No local, o vereador do Turismo, Jorge Nunes, deu as boas vindas aos participantes.
De regresso ao hotel em Vila Viçosa, o jantar servido no Salão Rosa foi rematado com a presença das vozes alentejanas numa demonstração de Cante Alentejano, Património Imaterial da Humanidade.
Pedreiras como riqueza da região
Domingo não fugiu às agradáveis temperaturas e privilegiou a caravana com mais um dia de grandes paisagens. De regresso “às origens” da pedra da região, a caravana passou na pedreira d’El Rei e parou na pedreira d’Água, ambas a surpreender pela profundidade da exploração, sendo que nesta última, Luis Martins, storyteller do Marmòris Hotel em Vila Viçosa, explicou o processo de extração e transformação. Por fim, seguiram-se os maiores desafios fora de estrada: na serra d’Ossa, a cerca de 650 m de altitude, os corta fogos proporcionaram as maiores emoções nas subidas e descidas.
O XVI Off Road Bridgestone ACP concluiu o seu programa junto ao castelo de Estremoz, na Pousada Rainha Santa Isabel, com o almoço de encerramento com as habituais entregas de lembranças SPAL. Estava concluído mais um grande encontro de aventureiros TT. Em 2020, e por solicitação de sócios e não sócios, Santiago de Compostela volta a ser o destino desta caravana, sempre caracterizada pela descontração e boa disposição.
O XVI Off Road Bridgestone ACP – Alentejo teve como viatura oficial a Mercedes-Benz e contou com o patrocínio da Bridgestone, Valorpneu, AFN e SPAL. O apoio institucional foi dos municípios de Vila Viçosa, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Guarda, e da Região de Turismo do Alentejo. Contou ainda com o apoio à divulgação da RFM, Localvisão Guarda, Diário de Coimbra, jornal A Guarda, Loba e TMG.