O construtor japonês começa 2019 da melhor forma, revelando atualizações em praticamente toda a gama de modelos, e com importantes novidades ao nível das motorizações. Para além das gerações 2019 do Mazda CX-3, Mazda CX-5, Mazda6 e Mazda MX-5, o construtor insere o seu bloco SKYACTIV a gasolina em toda a gama de modelos.
Desde 2011 que a Mazda tem vindo a aplicar aos seus modelos duas importantes ferramentas e que são já hoje uma imagem de marca. O design KODO presente em todos os modelos do construtor, e a aplicação da nova geração de motores SKYACTIV, caracterizados por uma maior eficiência.
Mazda CX-3 – Renovação necessária
O Mazda CX-3 foi lançado em 2015 e depressa se tornou o best-seller da marca, chegando mesmo a representar 50% das vendas do construtor nos últimos três anos. O modelo recebe agora algumas atualizações que visam mantê-lo na luta do segmento dos pequenos SUV.
Os melhoramentos no design exterior passam por uma grelha dianteira atualizada, novas combinações LED nas óticas traseiras, e novas jantes de liga leve. Os materiais do interior foram também melhorados e a consola central foi revista graças à introdução do travão de estacionamento elétrico. Para conforto, o modelo passou a contar com um melhor apoio de braço com arrumação e sistema “auto-hold” de apoio ao arranque em subidas. Ao nível da segurança destaque para a adoção do Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS), que tem agora uma capacidade para detetar peões à noite. Esta e outras funcionalidades de segurança, tais como o Mazda Radar Cruise Control (MRCC) com função Stop & Go[ e um retrovisor anti-encandeamento, garantem um nível de segurança mais elevado.
Ao nível da carroçaria e chassis foram feitas importantes atualizações com novas molas e amortecedores a permitirem uma melhor estabilidade e conforto em simultâneo, e foram reduzidos os níveis de ruído aerodinâmico. A direção também foi melhorada.
Os preços do Mazda CX-3 começam nos 27 032 euros para a versão Diesel e 29 358 euros para a versão a gasolina.
O novo Mazda CX-3 está agora disponível na versão a gasolina SKYACTIV-G 2.0 l de 121 cv, com consumo combinado de 6,6 l/100 km e emissões de CO2 combinadas a partir de 160 g/km, e com o novo motor SKYACTIV-D 1.8 l de 115 cv, com consumo combinado de 5,2 l/100 km e emissões de CO2 combinadas a partir de 157 g/km.
Ambos podem ser acoplados a transmissões manuais ou automáticas de seis velocidades. O SKYACTIV-D dispõe de versões de tração dianteira e tração integral (AWD), enquanto o SKYACTIV-G conta apenas com tração dianteira.
Mazda CX-5 – Evolução interior
O maior dos SUV do construtor também sofreu várias atualizações, ainda que não tão profundas. Lançado em 2012, o Mazda CX-5 foi o primeiro modelo a exibir o design KODO – A Alma do Movimento –, mas também o primeiro a integrar a tecnologia SKYACTIV. O modelo já recebeu diversos elogios pelo seu design dinâmico e é caracterizado por uma condução envolvente. Entretanto tornou-se num modelo-chave em termos de vendas, registando aproximadamente 25% das vendas anuais da Mazda, e sendo o modelo mais vendido do construtor japonês na Europa.
As atualizações efetuadas no CX-5 concentraram-se no interior, desde logo com a aplicação de melhores materiais e novos revestimentos. Os bancos foram revistos e apresentam-se agora mais volumosos e largos, oferecendo maior conforto. Foram feitas melhorias no que diz respeito à absorção de vibrações e estão disponíveis novos compartimentos de arrumação bem como portas USB. Os bancos em pele passam a poder contar com função de ventilação com três níveis. Como auxílio às manobras de estacionamento, o CX-5 passa a dispor também das câmaras com visão 360º.
Motores SKYACTIV-G disponíveis
Ao nível das motorizações, o SKYACTIV-D 2.2 l vê a potência e binário melhorados, e surgem os novos SKYACTIV-G 2.0 l e 2.5 l com 165 e 194 cv respetivamente. Todos cumprindo já as novas normas de emissões e com homologação para o ciclo WLTP.
Os preços do Mazda CX-5 2019 iniciam-se nos 32 383 euros para as variantes 2WD com motor SKYACTIV-G 2.0 l, ou nos 55 224 euros do motor SKYACTIV-G 2.5 l. Na vertente Diesel a nova gama CX-5 arranca nos 36 338 euros do bloco SKYACTIV-D de 150 cv, ou nos 57 999 euros para as versões SKYACTIV-D de 184 cv com sistema AWD.
Mazda6 – Atualização abrangente
Segundo o construtor, a atualização feita no Mazda6 é a mais abrangente de sempre. Foram feitas evoluções ao nível do design exterior e uma completa atualização do habitáculo.
Foram feitas ligeiras alterações nos pára-choques frontal e traseiro, na grelha frontal, nos faróis com novas assinaturas LED e são introduzidas novas jantes de liga leve de 17 e 19″. No interior existem novos bancos, com sistema de ventilação disponível para os bancos em pele e melhorias ao nível da insonorização e absorção de vibrações. O modelo passa a dispor de novos indicadores digitais no painel e recebe também o sistema de câmaras 360º. Na segurança, destaca-se o sistema de cruise control com função de Stop & Go, e as luzes LED adaptativas com 20 LEDs por farol.
A nova tecnologia Active Driving Display projeta a informação diretamente no pára-brisas, e é de série em todos os níveis de equipamento. O ecrã central do sistema de info-entretenimento passa a ser de oito polegadas.
Ao nível das motorizações, o SKYACTIV-D 2.2 l vê a potência e binário melhorados, e surgem os novos SKYACTIV-G 2.0 l e 2.5 l com 140 e 194 cv respetivamente. Todos cumprindo já as novas normas de emissões e com homologação para o ciclo WLTP. O primeiro tem um consumo combinado a partir de 5,1 l/100km e emissões de CO2 combinadas a partir de 137 g/km, enquanto o segundo anuncia um consumo combinado a partir de 6,7 l/100km e emissões de CO2 combinadas a partir de 152 g/km. O motor SKYACTIV-G 2.5 l apresenta um consumo combinado a partir de 7,4 l/100km, emissões de CO2 combinadas a partir de 167 g/km, tem uma elevada taxa de compressão e permite a desativação de cilindros reduzido o consumo de combustível a uma velocidade constante de 80 km/h.
Mazda MX-5 – O roadster mais premiado
E o que dizer do mais famoso roadster do mundo? O Mazda MX-5, vencedor de inúmeros prémios ao longo das suas quatro gerações, também foi alvo de melhorias, algumas delas bastante relevantes.
Para além de novas jantes de 16 e 17″ e uma nova lona castanha para as versões soft-top, a nova geração recebe um importante upgrade. O ajuste telescópico da coluna de direção, algo há muito criticado. No capítulo da segurança, o Mazda MX-5 passa a contar com sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de travagem inteligente em cidade, sistema de aviso de saída da faixa de rodagem e ainda a câmara de estacionamento traseira.
Mais e melhor
Para além destas, as motorizações SKYACTIV-G 1.5 l e 2.0 l receberam importantes melhorias ao nível da combustão, aceleração e sonoridade. Destaque para o bloco maior que vê um incremento de potência de 24 cv, atingindo assim os 184 cv.
O Mazda MX-5 viu o seu preço baixar ligeiramente com a introdução do WLTP. A versão soft-top começa nos 25 302 euros e o RF (hard-top) começa nos 29 908 euros, ambos com o motor 1.5 l e 132 cv. O 2.0 l de 184 cv começa nos 39 667 euros ou 42 192 euros, soft-top ou hard-top respetivamente.
Em resumo
Assim, as principais novidades ao nível das motorizações são a introdução do motor 2.0 l a gasolina de 140 cv no Mazda6, bem como o 2.5 l de 194 cv com possibilidade de desativação de um cilindro para efeitos de poupança de combustível. No Mazda CX-3, toda a oferta de motores é alterada. O pequeno SUV passa a contar com o bloco 2.0 l a gasolina de 121 cv e o 1.8 Diesel com 115 cv que abdica da utilização de AdBlue. O SUV maior do construtor recebe o 2.0 l a gasolina com 165 cv e também o 2.5 l com 194 cv. No Diesel, mantém-se o 2.2 l com 150 cv, e a versão AWD recebe uma variante do mesmo bloco com 184 cv. O seu roadster best-seller, o MX-5, mantém os mesmos blocos mas vê as potências aumentadas em apenas 1 cv para o 1.5 l (132 cv) e em 24 cv para o 2.0 l (184 cv). Todas as novas gerações passam a poder contar com Apple CarPlay e Android Auto.