O Escape Livre organiza de 15 a 19 de junho de 2022 o Off Road Caminho de Salomão. Um passeio todo-o-terreno que se propõe ligar Belém a Castelo Rodrigo, percorrendo os trilhos das pegadas do elefante Salomão. Existiu, no século XVI, um elefante que caminhou de Lisboa a Viena, para ser oferecido pelo Rei de Portugal, D. João III, ao seu primo, Maximiliano II, Arquiduque da Áustria. A estória conta-se no livro “A Viagem do Elefante” de José Saramago! Em 2022, o Clube Escape Livre vai recriá-la num passeio de todo terreno turístico, cultural e de lazer.
Em parceria com o projeto Viagem do Elefante – Rota Turística Literária da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa. Este novo passeio do Escape Livre liga Belém a Castelo Rodrigo, passando por Constância, Castelo Novo, Belmonte, Sortelha, Guarda e Cidadelhe, os locais imaginados por José Saramago.
O programa da viagem do elefante…
No essencial o programa do Off Road Caminho de Salomão inicia-se em Lisboa ao fim da tarde de quarta-feira, dia 15 de junho. O Hotel Vila Galé Opera é o centro das operações do evento, e onde terá lugar o jantar de boas-vindas.
Na quinta-feira a primeira etapa liga Belém a Constância com paragem para almoçar na reputada Casa do Cadaval e dormida no Hotel dos Templários.
A etapa seguinte, na sexta-feira, vai de Constância a Castelo Novo. Com paragem para almoçar no Amoras Country House em Proença-a-Nova e dormida no referencial Alambique de Ouro Hotel Resort & SPA no Fundão.
No sábado a etapa contempla Belmonte, onde terá lugar o almoço na Quinta da Bica. E Sortelha antes de chegar à Guarda e ao Hotel Lusitânia.
Finalmente a última etapa, domingo 19 de junho, passa por Cidadelhe e termina com o almoço de encerramento em Castelo Rodrigo.
Suzuki Vitara é carro oficial
A marca automóvel oficial do Off Road Caminho de Salomão é a Suzuki com o seu modelo Vitara. Ideal para, com as suas capacidades de conforto e todo-o-terreno, enfrentar com segurança e tranquilidade as centenas de quilómetros por fora de estrada, como já aconteceu ao longo dos reconhecimentos efetuados para estabelecer o percurso.
Aquando da apresentação do Off Road Caminho de Salomão, na Fundação Saramago em Lisboa, Pilar del Rio manifestou o seu aplauso e interesse pela iniciativa. Pelo que a organização lhe reservou a inscrição número um para a possibilidade de, na altura, poder participar e juntar-se a esta grande aventura e evocação de José Saramago, Nobel da Literatura.
As inscrições para o Off Road Caminho de Salomão são limitadas a 40 equipas e já estão abertas na página do evento.