Alexandre Borges esteve presente na derradeira jornada do Campeonato Espanhol de Autocross

A cidade de Jerez de los Caballeros, em Badajoz, recebeu o Campeonato de Espanha de Autocross com 57 pilotos, após 17 anos de ausência.

Tomás Aranda na divisão 1, Esteban Serrano na divisão 2, Carlos Hernando na divisão 3, Jordi Nualart no Car Cross, Miguel Gayoso no Car Cross Junior e Gabriel Durán em Car Cross Promotion foram os vencedores da oitava e última prova do CEAX Campeonato Espanhol de Autocross 2022. Víctor Álvarez na divisão 1 e Gabriel Durán na Car Cross Promotion conquistaram o título nas duas categorias que tiveram que ser decididas no circuito Joaquín Pastelero em Jerez de los Caballeros.

Portugal bem representado!

Alexandre Borges esteve presente na última jornada do CEAX (Campeonato de Espanha de Autocross) na classe Kartcross, aos comandos do seu novo Kamikaz K3. Convidado pela Planet Kartcross Espana para participar no 5º Autocross Jerez de los Caballeros, em Badajoz, o piloto beirão aproveitou o ensejo para conhecer melhor a sua nova máquina, testar afinações em contexto de corrida e, acima de tudo, perceber o potencial da relação piloto máquina.

Limitado pela chegada em cima da prova de Sever do Vouga do seu Kamikaz K3, ficando sem tempo para testar afinações e “entender” a nova montada, Alexandre Borges encarou o adiamento da prova de Lousada como uma oportunidade. Por isso “decidi aproveitar esta viagem a Espanha e experimentar vários tipos de afinações em situação de corrida. É ali que podemos aferir de forma mais significativa o trabalho dos bastidores em termos de afinação.”

O piloto português encontrou algumas diferenças no CEAX face ao Campeonato de Portugal, pois em Espanha é mesmo autocross e só há terra nas pistas que servem a competição, ao invés do que sucede em Portugal, onde os pisos são mistos.

Alexandre Borges surpreendeu com novo Kamikaz K3

Alexandre Borges, vice-campeão de Portugal de Kartcross e vencedor absoluto do Guarda Racing Days em 2019 e 2022, surpreendeu o mundo do Kartcross

Ler mais

Balanço positivo para Alexandre Borges

Contas feitas, foi um fim de semana “muito positivo, onde tivemos a oportunidade de ensaiar várias soluções.” Em termos desportivos, Alexandre Borges andou sempre dentro dos 10 primeiros da sua categoria, pese embora o facto dos regulamentos espanhóis serem ligeiramente diferentes dos portugueses em termos de especificações técnicas.

Essa regularidade ofereceu a Alexandre Borges a oportunidade de disputar a Final A, com o piloto da NelaSport a conhecer algum azar na última corrida do fim de semana de Jerez de Caballeros. O “Roll-Off” – que permite limpar a viseira – partiu-se logo na fase inicial, a visibilidade ficou prejudicada e o piloto beirão caiu várias posições. Com muita resiliência, começou a recuperar posições até terminar num honroso 11º lugar.

Para o vencedor absoluto do Guarda Racing Days em 2019 e 2022, vice-campeão de Portugal de Kartcross (2021) e vencedor da Taça de Portugal de Kartcross (2019 e 2021), foi um sucesso esta visita a terras de “Nuestros hermanos”. E logo no fim de semana que decidiu a atribuição dos diversos troféus em disputa.

Vencedores por categoria

Assim, o CEAX consagrou Victor Alvarez (Divisão 1), Cristian Escribano (Divisão 2) e Carlos Hernando (Divisão 3). Nos Car Cross vitória para Ivan Piña, nos Car Cross Junior foi Pol Dúran o vencedor. Na divisão Car Cross Promocion ganhou Gabriel Durán, nos 1.6 litros ganhou Igor Agirrebeña e entre os construtores vitória para a Gomes, perdão, Semog.