SUV, elétrico, coupé e desportivo? Ao volante do VW ID.5 GTX!

O VW ID.5 GTX é a versão desportiva do SUV coupé derivado do ID.4. Usa a mesma plataforma e a mesma solução elétrica, mas noutro “packaging”.

Volkswagen
SUV
VW ID.5 GTX

São tudo conceitos que podem definir o novo ID.5 da Volkswagen nesta versão GTX. Elétrico, coupé, e desportivo. Mas fará sentido tamanha mescla num só automóvel? E será que este VW ID.5 GTX cumpre o que promete? É o que veremos já de seguida.

Trata-se da versão Coupé do seu SUV familiar, o ID.4, mas que nesta versão GTX se assume como a opção mais… desportiva. Será? Na ficha técnica talvez. São 299 cv e 6,3 segundos para atingir os 100 km/h. Contudo, a potência máxima só está disponível em algumas situações, e a velocidade máxima fica-se pelos 180 km/h.

Números e conceitos à parte, este novo SUV 100% elétrico da marca alemã tem a dura tarefa de se manter como um automóvel familiar onde espaço, conforto e tecnologia têm de andar sempre de mãos dadas. Assim, é com agrado que constatamos que a linha de tejadilho descendente, não prejudicou de forma alguma a habitabilidade, pelo contrário. Há muito espaço para ocupantes que beneficiam de uma total ausência de túnel central. Atributos que se estendem à secção traseira que se destina à bagagem. São 549 litros de capacidade. O suficiente para levar tudo, e mais alguma coisa.

No que diz respeito à montagem, esta não merece tantas críticas quanto aquelas que apontamos no ID.4, mas ainda assim existe melhor no segmento. Mesmo recebendo uns bons bancos desportivos, este é um ponto onde o VW ID.5 tem margem para progredir, especialmente nas portas. Tanto em qualidade de materiais como de construção, este ID.5 cumpre sem deslumbrar. Já a boa posição de condução não tem de ser demasiado elevada como acontece com outras propostas, o que nos agrada em particular.

Dois motores, um em cada eixo

Nesta versão GTX, o ID.5 está equipado com dois motores elétricos, um por cada eixo. Contudo, os 299cv só estão disponíveis durante 30 segundos, em modo Sport, e com a bateria a mais de 88% de carga, uma janela de utilização muito curta para tirar partido dos modestos 460 Nm de binário. Por outro lado, o VW ID.5 GTX consegue um comportamento estável em zonas de curvas, pois mesmo quando provocado a reação é sempre muito certinha.

A suspensão eletrónica adaptativa, com 15 modos de dureza selecionáveis, não só ajuda a justificar este comportamento, como lhe confere um conforto assinalável. Ao nível da regeneração, o modelo alemão fica-se pelo modo “B” e um automático que se baseia nas informações da navegação e nas câmaras que monitorizam o que se passa na frente do veículo, ficando a faltar umas patilhas no volante para uma condução mais emotiva. Assim, e quando se tenta espremer mais da veia desportiva deste SUV, damos também conta de que o sistema de travagem com travões de tambor no eixo traseiro, tem falta de potência.

ev_station

Bateria & Carregamentos

O Volkswagen ID.5 GTX tem uma bateria de 77 kWh úteis. Para repor a carga total da bateria numa tomada doméstica são necessárias mais de 30 horas. Contudo, com um carregador como aquele que nós utilizamos para os nossos ensaios, uma solução da ADN Energy, é possível reduzir esse tempo para até 7 horas, se conseguirmos a velocidade máxima de carregamento em AC (11 kW). Já em carregamento rápido (DC), em pouco mais de 30 minutos é possível repor 80% da bateria.

Com a bateria de 77 kWh e com os consumos registados durante o nosso ensaio, e que rondaram sempre os 21 kWh, a autonomia real fica pouco acima dos 350 km.

E se de espaço e conforto estamos bem conversados, com o VW ID.5 GTX a cumprir tudo aquilo a que se propõe para a família, inclusivamente com a utilização de vidros duplos na frente que ajudam na insonorização, e com ausência de túnel central nos lugares traseiros, o que dizer da tecnologia? Bom, A Volkswagen não foi muito feliz com este novo sistema de info-entretenimento e painel digital que aplicou aos seus modelos 100% elétricos. O sistema é um pouco lento e requer habituação. Para além disso o painel de instrumentos oferece pouca informação e não permite qualquer configuração.

Para finalizar, a própria marca já reconheceu que os botões hápticos do volante não são tão fáceis de operar, informando inclusivamente que em breve passará a oferecer novamente botões físicos. Contudo, o sistema dispõe de Apple CarPlay e Android auto sem fios. Para finalizar o tema do equipamento, referir que a VW remete para a lista de opcionais vários itens que por este preço já deviam estar incluídos. Falo por exemplo das câmaras 360º, ou da bagageira com abertura elétrica.

Em suma, sendo a vertente mais desportiva do novo SUV coupé da marca alemã, o ID.5 GTX não deixa de cumprir com todas as suas obrigações familiares, ainda que ao nível da tecnologia e info-entretenimento tenha espaço para melhorias. Na nossa Magazine Nº84, confrontamo-lo com o Volvo C40 Recharge.

Conclusão

Sejamos sinceros. Mais do que desportivo, e ainda que dinamicamente em ritmos mais elevados consiga cumprir com eficácia, este ID.5 da Volkswagen é essencialmente um SUV elétrico familiar com uma imagem um pouco diferenciada. Espaço e conforto estão garantidos. Os consumos não são referência e a tecnologia tem muito a melhorar.

Ficha Técnica

bateria

77 kWh

Bateria

11 kW

Max AC

135 kW

Max DC

Cilindrada

460 Nm

Binário Máximo

299 cv

Potência

Cilindrada

6,3 s

0-100 KM/H

180 km/h

Velocidade Máxima

Cilindrada

17,1 kWh/100 km

Combinado

21 kWh/100 km

Registado

Cilindrada

61 925€

Base

72 752€

Ensaiado


Thumbs UpConforto. Espaço.

Thumbs DownPreço. Consumos. Alguns materiais.