A Valorpneu chega a São Brás de Alportel através da Algarbritas – Agregados do Algarve, S.A.. este passa a ser o centro de recolha de pneus usados do Sotavento Algarvio da rede Valorpneu e é o 51º centro deste género em Portugal. Um esforço para conseguir recolher os pneus velhos em todo o país, tratando-os e valorizando-os de forma responsável e sustentável.
Situado no Peral, município de São Brás de Alportel (a 6 km da A22) este novo centro é uma mais-valia para todas as oficinas, estações de serviço e distribuidores da zona que trabalham com pneus. Assim passam a ter um local próximo para depositarem os pneus velhos que ficam depois da troca para novos.
Assim, os pneus usados que serão armazenados na Algarbritas, tal como em qualquer outro centro da rede, seguirão, semanalmente, para destino final nos camiões disponibilizados pela Valorpneu e serão transformados em novos recursos.
Destino: Recauchutagem ou reciclagem
Os pneus que apresentem condições técnicas para tal serão reconstruídos através do processo de recauchutagem e voltarão à circulação. A grande maioria será reciclada, substituindo matérias-primas (borracha, aço e têxtil) em aplicações como pavimentos recreativos e desportivos, misturas betuminosas com borracha utilizadas nas vias rodoviárias e aeroportuárias, na indústria de isolamentos e da própria borracha e até se poderão transformar em obras de arte. Os restantes de grandes dimensões e mais difíceis de tratar, após preparação prévia, servirão de combustível alternativo nas cimenteiras.
De acordo com Climénia Silva, diretora geral da Valorpneu, “a Algarbritas, que se pretende posicionar na área dos resíduos, responde às exigências estabelecidas nas Normas Técnicas para Centro de Recolha e vem substituir o centro de receção de pneus usados localizado na área do Arneiro, no município de Faro, que deixou de fazer parte da rede Valorpneu a 31 de dezembro de 2022”.
Este é um investimento no futuro e na qualidade ambiental do município e da região. A valorização de materiais usados e consequente fortalecimento da economia circular é sem dúvida o caminho a seguir para um futuro mais sustentável e ecológico. A par desta dinâmica empresarial gostaria ainda de enaltecer a vertente pedagógica e de sensibilização junto das novas gerações para a necessidade de gestão dos resíduos e do papel de cada indivíduo nesta missão comum de salvaguarda do nosso meio ambiente.
Vitor Guerreiro, Presidente da Câmara de São Brás de Alportel