O Campeonato de Portugal de Drift 2023 já tem calendário definido e publicado no seu site oficial as seis rondas que constroem a competição portuguesa. Um calendário com algumas mexidas, mas utilizando os mesmos circuitos de 2022, entre eles, Pinhel, a “Capital do Drift”, prova organizada pelo Clube Escape Livre na cidade Falcão.
O Campeonato de Portugal de Drift ficará restrito ao Norte e Cento de Portugal, tal como sucedeu em 2022. Se o ano passado a competição deu o pontapé de saída em Braga e terminou na Marinha Grande, passando por Leiria, Sever do Vouga, Lousada e Pinhel, em 2023 o calendário “levou uma volta”.
Drift 2023 arranca em Sever do Vouga
Assim, a temporada de 2023 do Campeonato de Portugal Drift começa nos dias 25 e 26 de março com a prova em Sever do Vouga. Nos dias 6 e 7 de maio avança a ronda da Marinha Grande. Segue-se nos dias 3 e 4 de junho a prova de Braga no Circuito Vasco Sameiro para no mês de julho nos dias 1 e 2 ser disputada a ronda de Leiria.
A prova do Clube Escape Livre na “Capital do Drift”, naquela que é a pista mais exigente para os pilotos e onde os erros se pagam caro, decorrerá em Pinhel nos dias 19 e 20 de agosto, sendo a quinta jornada da competição. Como habitualmente, a prova da Cidade Falcão contribuirá para as contas finais do Campeonato de Portugal de Drift. Para além disso, será disputada a Taça Intercontinental que colocará à prova os pilotos portugueses contra pilotos estrangeiros, nomeadamente, um piloto norte americano.
A temporada 2023 vai encerrar nos dias 15 e 16 de setembro com a prova de Lousada, servindo para encontrar os campeões das categorias Pro, Semi-Pro e Iniciados.
Em resumo:
- 25 e 26 de março – Sever do Vouga
- 6 e 7 de maio – Marinha Grande
- 3 e 4 de junho – Circuito Vasco Sameiro
- 1 e 2 de julho – Leiria
- 19 e 20 de agosto – Pinhel
- 15 e 16 de setembro – Lousada
Recordamos os primeiros três classificados das três divisões do Campeonato de Portugal de Drift 2022. Na Pro foi campeão Armindo Martins, seguido de João Vieira e João Gonçalves. Na Semi Pro, sagrou-se campeão português Joel Silva, seguido de Rafael Ferreira e Hélder Alves. Finalmente, nos Iniciados, destaque para a vitória de Rafael Albuquerque na frente de Pedro Pereira e Samuel Vergas. Referência, ainda, à presença de Sofia Costa, uma inspiração para que mais pilotos femininos venham para a mais espetacular disciplina do desporto automóvel.