Este Ford Sierra Cosworth RS500 foi vendido, em leilão, por 596,250 libras, qualquer coisa como 679 326 96 euros! Este modelo de homologação RS500 foi vendido por quatro vezes o preço base da leiloeira. Uma unidade em estado fantástico e com poucos quilómetros que veio provar que os automóveis clássicos estão a criar uma bolha que, espera-se, não estoure antes do tempo. Porque quase 673 mil euros por um Ford Sierra Cosworth é um valor… pornográfico! Isto, por melhores memórias que este possa trazer.
Este Ford Sierra Cosworth RS500 era um dos destaques da leiloeira Silverstone Auctions e não defraudou as expetativas. Sendo um modelo especial de homologação, raro, surgiu em estado irrepreensível e com pouca quilometragem. Apenas 8356 km!
Apesar desta condição, a leiloeira colocou o preço estimado de venda entre os 170 e os 205 mil euros, o que já estava acima daquilo que outro modelo igual tinha obtido em 2022 (154 616 11€). Mas quando o martelo bateu pela última vez, este Ford Sierra Cosworth RS500 acabou vendido por 596 250 libras, ou seja, 679 326 96 euros!
Este Ford Sierra Cosworth RS500 é um “homologação especial”
Este Ford Sierra Cosworth RS500 faz parte dos loucos anos 80 onde os construtores tinham de fazer carros de estrada para homologar os carros de corrida. Foi assim que nasceu este Sierra com a barbatana traseira. Foram produzidos 5 mil exemplares, tal como a BMW fez com o M3. Depois, aproveitando as regras que autorizavam evoluções, a Ford fez este RS500 em apenas 500 exemplares, exatamente o mesmo que a BMW fez com o M3 Evo.
As diferenças do Cosworth RS500 para o Cosworth eram visíveis: um spoiler dianteiro maior e mais profundo, entradas de ar no local dos faróis de nevoeiro, uma lâmina extra na asa traseira para mais apoio e uma versão mais poderosa do bloco Cosworth TBD, quatro cilindros com 2.0 litros sobrealimentado com um turbo ainda maior, novo intercooler, bloco mais fino e uma segunda fila de injetores.
Contas feitas, o motor debitava 220 cv (uma modesta subida face aos 204 cv do YBD “normal”, que fazia toda a diferença num carro mais leve e mais trancado a pensar na competição. Na versão de corridas, o Ford Sierra Cosworth RS500 era imbatível.
Esta unidade de homologação foi cuidada pelo seu anterior proprietário com todo o carinho e cuidado, foi entregue com um conjunto de peças novas adquiridas para suprir eventuais necessidades e durante os 14 anos que esteve parado nessa coleção, esteve em cima de jantes diferentes das originais para poupar estas ao peso do carro.