Na encruzilhada entre a serra, a planície e o vale ficam terras cuja história se entrelaça com a construção de Portugal. Uma encruzilhada de tradições e natureza, aventura e bem-estar, gastronomia e cultura. Venham daí descobrir os encantos de Celorico da Beira, ao volante do novo Mercedes-Benz GLC 220d 4MATIC.
Desde sempre que as terras de Celorico da Beira se encontraram entre os caminhos da história e das tradições, numa encruzilhada, tendo como pano de fundo a serra, a planície e o vale. Do alto das serranias da Estrela aos lameiros junto ao Mondego, entre a tranquilidade de vida e o bulício da conquista de territórios, Celorico da Beira reuniu-se em torno das gentes para representar a genuinidade de uma descoberta em cada canto.
As páginas da história levam-nos a descobrir os cruzeiros em cada cruzamento de caminhos. Os inúmeros vestígios de trilhos antigos personificam a capacidade destas terras em congregar vontades para se sentirem capazes de mover vontades.
À volta do castelo medieval de Celorico da Beira relembram-se episódios épicos da construção de Portugal.
Os vestígios de calçadas romanas, mesmo à beira da vila, merecem uma caminhada por cada pedra polida, até porque nos fazem recuar a tempos idos onde ficaram memórias da Ponte do Ladrão, da Lageosa, de Prados, da Rapa, de Linhares e de outros tantos caminhos. Esta é uma caminhada que se pode estender, tranquilamente, até ao centro histórico de Celorico da Beira.
Aqui, à volta do castelo medieval, relembram-se episódios épicos da construção de Portugal, desde povos remotos passando pela Reconquista Cristã até a episódios das invasões francesas.
Antes de começar a desfolhar o road-book, nada melhor do que palmilhar as ruelas junto do castelo onde ficam lendas que lhe cabem a si descobrir. Do conjunto arquitetónico destaca-se o casario, pontilhado por uma ou outra janela manuelina, por entre a alvenaria do conjunto da igreja matriz que encerra diferentes testemunhos artísticos como são algumas pinturas preciosas em painéis de Gaspar Dias, contemporâneo de Grão Vasco. Exemplares artísticos que também se encontrar em muitos outros espaços do concelho por nós já referenciados em outros roteiros, que aqui publicamos.
O sistema 4MATIC do novo GLC continua extremamente eficaz a superar cada trilho com o conforto caraterístico Mercedes-Benz.
Começamos o caminho junto do Solar do Queijo da Serra. Nada melhor do que dar o mote com um dos principais embaixadores da capital do queijo Serra da Estrela. Seguimos ao volante do novo Mercedes-Benz GLC 220d 4MATIC. Trata-se de um modelo da marca alemã que sublinha linhas diferenciadas emprestando-lhe um caráter aventureiro. Destaca-se um conjunto de equipamentos de conforto interior e de segurança capazes de nos proporcionar momentos únicos ao volante nos trilhos que vamos percorrer.
A nova suspensão AIRMATIC empresta um conforto tranquilo para além de poder ser regulável em altura, em caso de necessidade. A conetividade do sistema multimédia e as funcionalidades de monitorização de funções offroad asseguram um controlo de condução em cada momento. Depois, o sistema avançado 4MATIC acaba por proporcionar a eficácia de tração em qualquer tipo de piso.
Logo à saída de Celorico, fica a sugestão da visita ao Museu do Agricultor e do Queijo, mais um espaço de valorização dos territórios onde, em torno do queijo, se destacam todo um conjunto de outros labores ligados à terra e onde é possível experienciar diferentes atividades.
No roteiro gastronómico por terras de Celorico, indelével ficam os pratos confecionados com os produtos endógenos. Um saboroso cartão de visita com novos atrativos em cada época do ano.
A subida até ao alto conduz-nos à Penha de Prados. Trata-se uma subida aos cumes do concelho de onde se desfruta uma paisagem sublime, para norte da Serra da Estrela. É um percurso com diferentes tipos de piso, em diferentes estações do ano, capaz de proporcionar o desvendar de todas as tecnologias disponíveis no novo Mercedes-Benz GLC 4MATIC e, com um pouco de sorte, em tempos de invernias, poderá desfrutar de alguma neve. Mas antes de chegarmos a este miradouro privilegiado, o castelo de Linhares é passagem obrigatória. Um castelo imponente datado do século XIII, reformado por D. Dinis em 1291 e pleno de simbolismo.
Numa aldeia histórica, onde pontuam diferentes estilos arquitetónicos, destaca-se a “Casa do Judeu” que marca um testemunho sefardita da aldeia e onde se pode observar uma janela manuelina e a casa da antiga câmara, junto do pelourinho. É na igreja matriz que podemos observar três pinturas do mestre português Grão Vasco, a Adoração dos Magos, a Anunciação e Descimento da Cruz.
No roteiro gastronómico, indelével ficam os pratos confecionados com os produtos agrícolas regionais de cada época. Mas claro, não se pode deixar de particularizar as sopas serranas, o borrego, a castanha, os produtos micológicos e, naturalmente o queijo e o requeijão com diferentes doces caseiros de onde se destacam o arroz-doce e o doce de abóbora.
Como vê, motivos para visitar as maravilhas de Celorico da Beira não faltam. Em cada estação do ano há novos encantos para revelar, novas iguarias para provar e novos trilhos para descobrir. Para os amantes do fora de estrada mas que não dispensam o máximo conforto em asfalto, a gama 4MATIC Mercedes-Benz continua a demonstrar todos os seus atributos a cada novo modelo, como neste GLC 220d.
O convite está feito e o road-book que lhe preparámos a partir do Solar do Queijo, vai levá-lo a aventurar-se em segurança por alguns dos caminhos que nos levam até aos lugares mágicos de Celorico da Beira.
- Cova da Loba
- Muralhas de Celoryco
- Quinta Santo António do Rio
- Mondego (Posto Repsol)
- Hotel Quinta dos Cedros
- Hotel Mira Serra
- Inatel Linhares da Beira
- Agroturismo a Fidalga