Inspirado no mundo náutico, o Fiat 500X Yacht Club Capri é a primeira versão descapotável do crossover italiano mas com muitos outros detalhes para além de uma capota azul ganga em lona e muito estilo. Fomos dar uma volta com ele, e atrácomo-lo na Marina de Cascais para esta sessão de fotos.
As versões especiais dos modelos Fiat inspirados no universo náutico já não são propriamente novidade. Temos inclusivamente a Abarth com a versão Rivale. Mas se outrora se concentravam no mais pequeno Fiat 500, agora chegam à sua versão com mais aptidões familiares, o 500 X. Mesmo não sendo nada ligado a este tipo de temática, até consigo reconhecer que lhe assenta particularmente bem.
Imagem bem distinta
Falamos exatamente do quê? Bom, no exterior falamos da cor intensa Azul Venezia, e que é enaltecida nos dias mais solarengos, a fazer lembrar o mar. A combinar temos umas jantes de liga leve de 18” também elas com detalhes em azul, e duas finas listas brancas a toda a volta, a marcar a cintura. Para além disso os retrovisores desta versão 500X Yatch Club Capri são num cinzento cromado sem brilho juntamente com os puxadores das portas.
Depois, no pilar B e na tampa da bagageira temos os logótipos que identificam esta versão especial e que conta ainda com vidros traseiros escurecidos e muito equipamento. Já no interior temos bancos em pele clara, confortáveis o suficiente, e várias aplicações em mogno, ainda que algumas possam ser opcionais.
Para além do visual, esta versão prima por muito equipamento.
O painel de instrumentos do Fiat 500X inclui o velocímetro e conta-rotações, ambos analógicos, nas extremidades, e um ecrã TFT de 3,5” a cores ao centro. No topo da consola central temos então o ecrã do completo sistema de info-entretenimento. Temos ainda muito equipamento de série como o ar condicionado automático, sensor de luz e chuva, câmara traseira de estacionamento, travão de estacionamento elétrico, cruise control com limitador de velocidade, aviso de transposição de faixa, reconhecimento de sinais de transito e faróis totalmente em LED.
E ao volante?
A posição de condução do Fiat 500X, alta por sinal, não é desadequada, e os bancos são confortáveis e com apoio suficiente. Entretanto, para mover esta inspiração náutica em terra, temos o bloco de três cilindros da família FireFly. Trata-se do 1.0 l com 120 cv de potência com uma caixa manual de seis velocidades bem escalonada, ainda que com pouca precisão no comando. Não é digno de prestações avassaladoras, o suficiente para o quotidiano, e também está longe de ser económico com médias para lá dos 7 l/100 km, mas o chassis com suspensão independente no eixo traseiro acaba por o tornar muito competente a nível de comportamento, mas também de conforto.
É inegável que esta versão especial do Fiat 500 X dá nas vistas por onde passa!
Além disso, e para além da maior altura ao solo a permitir mais à vontade no dia a dia, não podemos esquecer a capota em lona azul que nos permite outras sensações ao volante, e nesse caso, por onde passemos, vamos “virar cabeças”. Tem um mecanismo elétrico e, quando fechada, não chega a comprometer demasiado a insonorização. Outro ponto importante nas viagens mais longas ou nos períodos mais frios em que a capota se mantém fechada. Contudo, nota-se diferença face ao modelo totalmente fechado.
Espaço q.b.
Quanto à bagageira, com um acesso elevado face ao piso interior, tem uma capacidade razoável que varia dos 350 aos 1000 litros com as costas dos bancos traseiros rebatidas. Nos lugares traseiros e a dificultar a habitabilidade temos uns bancos colocados demasiado altos, embora o piso seja baixo, o que acaba por limitar também a altura. Passageiros com mais de 1,80 m não são aconselháveis para viajar no banco de trás.
Mesmo tendo em conta a exclusividade e o muito equipamento de série o Fiat 500X, nesta versão Yacht Club Capri, não deixa de ter um preço só para alguns. Os tais que, mesmo em terra, fizerem questão desta exclusividade com aspeto “náutico”. Isto porque ainda são mais de 31 mil euros por este mini iate exclusivo para navegar… na estrada!
Contudo, cá pelo nosso país são muitos os dias solarengos em que podemos desatracar este 500X e “navegar” a céu aberto.
Ficha Técnica
999 cm3
Cilindrada
190 Nm
Binário Máximo
120 cv
Potência
10,9 s
0-100 KM/H
188 km/h
Velocidade Máxima
6,5 l/100 km
Combinado
7,5 l/100 km
Registado
148 g/km
Emissões CO2
31 945€
Base
33 330€
Ensaiado
Imagem. Suspensão. Detalhes náuticos.
Consumo. Preço.