O Volvo EX0 chega ao mercado como rival do Jeep Avenger, tendo como argumentos uma autonomia até 480 km, um estilo minimalista e um interior que mimetiza a ideia dos Tesla e, em último, mas não menos importante, preços na Europa a arrancarem nos 30 mil euros. Depois do EX90, o SUV maior da marca, eis que chega o modelo que funcionará como a base da gama 100% elétrica da Volvo, o EX30.
O Volvo EX30 chega ao mercado com muitas ambições, formando a base da reinventada gama Volvo com motorizações 100% elétricas. A ideia deste acesso à marca é seduzir jovens clientes que entram na fase de escolha da sua forma de mobilidade.
Exatamente aquilo que a Jeep está a fazer com o Avenger. Por isso, o Volvo EX30 é o mais direto rival do modelo norte americano, com preços a arrancar nos 30 mil euros e uma série de características muito interessantes.
Volvo EX30 chega ao mercado com foco nos custos de utilização
Diz-nos a Volvo que o EX30 foi desenvolvido com o foco numa acessibilidade abrangente, reduzidos custos de utilização, desenho e características, sedutoras para os mais jovens. Diz Jim Rowan, CEO da Volvo, que “a nossa intenção é trazer o segmento Premium e a eletrificação total para um mercado muito mais abrangente.”
Por outro lado, o EX30 terá a responsabilidade de seduzir novos clientes para a Volvo e o CEO estima que três quartos das vendas será feita a pessoas que se estreiam na casa sueca. Paralelamente, o novo modelo será o Volvo que menor pegada carbónica irá deixar. No mesmo sentido, o EX30 será dos mais seguros da marca, sem beliscar a performance: 0-100 km/h em 3,6 segundos. Dito isto, o EX30 com dois motores elétricos (TwinMotor Performance) é o Volvo com melhor aceleração de sempre!
A plataforma SEA da Geely (usada pela Polestar4 e pelo Smart #1) é a base do EX30 que com 4233 mm de comprimento é maior que o Avenger (ligeiramente), mas muito mais curto que o Polestar 4.
EX90 é a inspiração para o Volvo EX30
De forma significativa, o CEO da Volvo já tinha dito que o EX90 seria o topo da reinventada gama 100% elétrica e que o EX30 seria o mais pequeno desta gama. Não estranha, por isso, que o carro tenha semelhanças ao topo de gama. Desde logo, uma frente fechada com uma grelha inferior e os faróis com o tema “Thor’s Hammer” (Martelo de Thor).
Também as jantes de 18 a 20 polegadas musculam o estilo, aproveitando as cavas das rodas igualmente musculadas. Há cinco cores disponíveis, incluindo o amarelo Moss, inspirada numa planta que cresce nas rochas da costa da Suécia.
Volvo EX90 está esgotado para 2023!
O Volvo EX90 está esgotado! Ou seja, se quiser encomendar o sucessor do XC90, terá de esperar por 2024.
Interior minimalista lembra a Tesla
De igual forma, o interior do EX30 segue o estilo minimalista da Volvo. Porém, vai mais longe ao oferecer um ecrã de 12,3 polegadas montado verticalmente e sensível ao toque. O sistema de info-entretenimento da Volvo funciona com o sistema operativo da Google, sendo compatível com Apple Car Play e Android Auto. Particularidade: ao invés de colunas colocadas nas portas, o tabliê tem uma espécie de “sound bar” (barra de som) a toda a largura do carro.
Há muito espaço para arrumação no interior, incluindo um porta luvas multifunções na consola central e uma caixa para albergar tralha na parte de trás da consola central.
Há quatro “rooms” ou estilos diferentes para o interior, todos usando materiais reciclados e renováveis.
Duas opções de potência e autonomias
A Volvo faz questão de dizer que quando se fala de baterias, não é apenas “uma” bateria. A marca sueca dá a oportunidade de o cliente escolher a tecnologia da bateria que melhor se adapta às suas necessidades.
Assim, o EX30 conta com três opções de motores e dois tipos de baterias diferentes. É assim que a Volvo consegue ter preços de arranque tão competitivos.
Quem for usar o EX30 em cidades ou curtos percursos entre cargas, a Volvo oferece uma bateria LFP, que utiliza a química do fosfato de ferro-lítio. Muito mais barata e com uma produção menos poluente. Não necessitando de autonomia máxima, é a melhor escolha. A bateria tem 51 kWh e 270 cv. A autonomia pode chegar aos 343 km.
Depois, a versão Single Motor Extended Range, com um único motor e bateria NMC com 69 kWh. Esta bateria utiliza lítio, níquel, manganésio e cobalto. É muito mais eficaz que a LFP e, por isso, oferece uma autonomia até 480 km.
A terceira opção destina-se a quem pretenda performance. O Twin Motor Performance utiliza a bateria NMC com um segundo motor elétrico. Tem tração integral, debita 428 cv (o segundo motor tem 155 CV) e acelera dos 0-100 km/h em 3,6 segundos. A autonomia toca os 460 km.
Finalmente, a bateria LFP pode ser carregada até 134 kW, a NMC chega aos 153 kW.
Comportamento de topo
O chassis do EX30 foi afinado para ser ágil no trânsito citadino, com um baixo centro de gravidade e equilíbrio na distribuição de pesos. A Volvo estima que em 200 mil quilómetros emita menos de 30 toneladas de CO2, da produção à utilização. Isto é conseguido graças a uma carroçaria com 25% de alumínio reciclado, 17% de aço reciclado e 17% de plástico reciclado.
A segurança não fica comprometida com a ausência do sistema Lidar usado no EX90. Porque as portas têm um alerta quando queremos abrir a porta quando se aproxima um ciclista ou corredor está ao lado do carro.
Há um novo “Park Pilot Assist” que ajuda a identificar locais de estacionamento e ajuda a estacionar em espaços mais ou menos amplos. A digitalização é plena no interior do EX30.
Outra novidade reside na versão Cross Country que será oferecida, com maior altura ao solo, placas de proteção dianteira e traseira, jantes especificas de 19 polegadas e outros equipamentos.