Anunciado hoje pela BMW, o BMW X1 M35i aponta direto ao topo da gama do SUV mais pequeno na marca de Munique. Desta vez a BMW foi um pouco mais além da habitual receita de colocar mais potência e equipamento num SUV. Inegavelmente, a marca procurou trazer algumas alterações que reforçam a característica mais desportiva deste X1 M35i. Vamos conhecê-las!
Visual (muito) desportivo
Esteticamente encontramos na dianteira um kit específico com entradas de ar aumentadas, saias laterais e muitas peças em preto (opcionais no pack MSport Pro). Já a traseira é dominada pelo difusor de ar e por quatro saídas de escape. A BMW faz questão de dizer que têm 80mm de diâmetro cada…
A iluminação LED tem fundo escurecido e as jantes têm 19′ de série ou 20′ como opção. No que respeita à mecânica, o X1 M35i recebe um motor 2l quatro cilindros a gasolina, bastante alterado face ao já existente na gama do construtor.
Com o propósito de acrescentar rendimento, este motor recebeu uma nova árvore de cames, bem como bielas reforçadas e um sistema de lubrificação mais eficiente. Atributos importados dos motores de 6 cilindros da BMW. Entretanto o turbo viu as suas capacidades melhoradas. Deste modo esta unidade entrega 300 cv de potência, ao passo que o binário atinge os 400Nm entre as 2000 e as 4500rpm.
Mais potência e travões “especiais”
Assim sendo, este incremento de potência é entregue através de uma transmissão automática de 7 velocidades com autoblocante integrado, em conjunto com o sistema de tração integral BMW xDrive. Como resultado disto, as prestações são bastante interessantes, com os 100km/h atingidos em 5,4 segundos.
Ainda no que concerne ao chassis, a marca alemã colocou neste BMW X1 M35i uma suspensão adaptativa rebaixada em 15mm face aos restantes modelos da gama X1. Também os travões não escaparam à atenção dos técnicos da divisão M, pelo que é possível colocar em opção travões de quatro êmbolos com 385mm na dianteira. Estes possuem uma construção aço/alumínio para poupar peso.
No que respeita ao interior, encontra-se uma maior utilização de materiais como a Alcantara e é possível pedir bancos desportivos M com maior apoio lateral.
iDrive 9 em estreia na BMW
O BMW X1 M35i estreia também a última geração do sistema operativo iDrive, com uma estrutura de menus simplificada e maior velocidade de resposta nos ecrãs de 10.25 e de 10.7″. As ligações Apple Carplay e Android Auto fazem parte do equipamento de série.
O BMW X1 M35i chega a portugal em novembro e neste momento ainda não são conhecidos preços de comercialização.