Incrível, único, memorável! Alguns dos adjetivos que explicam aquilo que foi a edição dos 25 anos do Slalom de Castelo Rodrigo. Não só pela enorme moldura humana já habitual, também pelo recordista número de 51 pilotos inscritos, mas, principalmente, pelo feito único de dois pilotos terem sido os mais rápidos com o mesmo tempo à milésima de segundo! A história das corridas em Figueira de Castelo Rodrigo conta com mais um capítulo de honra que sublinha o seu epíteto de “Rainha das Perícias”.
Com toda a certeza, a 25ª edição do Slalom de Castelo Rodrigo foi verdadeiramente espetacular e como referiu o presidente da Câmara Municipal de Castelo Rodrigo “sem os milhares que ano após ano se deslocam ao Estádio Municipal a prova nunca teria chegado às bodas de prata!” Foram muitos que responderam afirmativamente ao “Todos a Figueira”, convite que a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e o Clube Escape Livre fizeram ao longo das últimas semanas.
Muito público, espetáculo e vitória de Jorge Almeida
Não apenas uma lista de inscritos com 51 pilotos, mas também uma lista de participantes com 47 automóveis, o Slalom de Castelo Rodrigo viu a vitória à geral e nas diversas classes discutidas palmo a palmo, metro a metro com todos os pilotos a mostrarem uma determinação absoluta. Manobras limite que arrancaram aplausos de todos.
Contas feitas, o mais forte voltou a ser Jorge Almeida. O piloto do VW Polo Proto não deixou créditos por mãos alheias e apesar de alguns pequenos erros, o piloto de Mangualde não deixou escapar mais uma vitória no Slalom de Castelo Rodrigo. Mas a vitória não foi fácil ou tranquila, pois António Borges (Caterham Opel) e Hugo Ribeiro (Mini Proto), também eles ao volante de Protótipos, insistiram em dificultar a vida ao campeão em título e imbatível em 2024 no Campeonato de Portugal de Perícias.
No que toca às categorias presentes neste Slalom de Castelo Rodrigo, Jorge Almeida venceu o Grupo 1 – Protótipos Classe A – Tração Dianteira, seguido de Hugo Ribeiro, Nelson Aguiar, Filipe Aguiar e António Alexandre. No Grupo 1 – Protótipos Classe B – Tração Traseira, vitória para António Borges, seguido de João Simão, Ricardo Rodrigues, Luís Albuquerque, Rui Soares e Tomás Soares.
Luta intensa pela vitória nas várias classes
Já no Grupo 2 – Transformados – Tração Dianteira, vitória para Dino Almeida, seguido de Luís Silva, Jorge Sá e Nuno Borges. No mesmo grupo e categoria, mas com tração traseira, ganhou André Almeida, seguido de Luís Sousa e Dario Oliveira. O Top 5 ficou preenchido com António Borges e Ricardo Rodrigues. Fecharam a classificação Miguel Vicente e Ricardo Martins.
Rui Loureiro foi o mais rápido no Grupo 3 – Promoção/Originais – Tração Dianteira, seguido de Manuel Augusto Sousa e Rodrigo Lopes. Nos modelos de tração traseira, Jorge Pinho foi o mais veloz, seguido de Tiago Prata e Frederico Neto. Ficaram a seguir Tiago Prata, Gonçalo Cardoso e Francisco Silva. Daniela Bastos, a única senhora presente, ganhou, naturalmente, entre as Senhoras.
Miguel Vicente foi o melhor classificado dos pilotos de Figueira de Castelo Rodrigo e por isso levou para casa o Troféu oferecido pela Câmara Municipal. Seguiram-se José Vicente e Francisco Almeida.
Finalmente, na categoria Extra, assistimos a um verdadeiro Troféu Toyota Starlet. Venceu João Martins, seguido de Sérgio Martins e José Vicente, todos em Toyota Starlet KP61. Mas o Top 5 foi completado por mais três pilotos – Francisco Silva e Francisco Almeida – também com carros da marca japonesa. A classificação da categoria Extra ficou fechada com David Cairrão, Nuno Figueiredo (com um belíssimo Ford Escort MKI) e André Cairrão.
Homenagens marcaram o 25º Slalom de Castelo Rodrigo
O Município de Figueira de Castelo Rodrigo e o Clube Escape Livre aproveitaram a comemoração das Bodas de Prata da “Rainha das Perícias” para homenagear algumas pessoas e entidades.
Para sublinhar estas homenagens foram criados troféus específicos relacionados com os automóveis utilizados nas perícias, a que acresceu o belíssimo Troféu SPAL em porcelana. Os primeiros a serem homenageados foram dois pilotos. Jorge Almeida porque cumpriu todas as edições do Slalom de Castelo Rodrigo, e António Alexandre porque esteve na primeira edição de 1999 e regressou em 2024 para a 25ª edição. Ambos os pilotos com inúmeras vitórias em Figueira.
Depois foi a vez de Orlando e Ofélia Tomás serem homenageados pelo Clube Escape Livre e pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo. Porque foram eles que ajudaram em 1999 o Clube da Guarda a colocar a prova no circuito das perícias. Ofélia Tomás usou da palavra para agradecer a homenagem “sendo com muita honra e gosto que regresso a esta relva do Estádio Municipal onde durante 17 anos aqui vim anualmente. Muito obrigado a todos e em especial ao Dr. Luís Celínio e ao Dr. Carlos Condesso por esta homenagem.”
O Clube Escape Livre e o Município de Figueira de Castelo Rodrigo decidiram homenagear um grande piloto da terra que foi instrumental para a primeira edição do prova. Infelizmente já desaparecido, deixou uma prole de pilotos nos filhos e nos netos, tendo sido entregue um troféu e uma placa de homenagem à família de José Luís Vicente.
Emoções ao rubro na “Rainha das Perícias”
Depois foi a vez do Clube Escape Livre entregar os Troféus SPAL alusivos à prova aos representantes da Proteção Civil, Estádio Municipal e Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. Na mesma ocasião, Luís Celínio entregou um Troféu SPAL a Vítor Almeida, médico da prova, e à sua esposa, Cândida Sequeira pela sua colaboração com o clube da Guarda. O presidente da Câmara Municipal também recebeu um troféu SPAL das mãos de Luís Celínio, com Carlos Condesso a devolver a gentileza com a entrega de uma placa do concelho ao presidente do Clube Escape Livre.
Com a discussão pela vitória na prova ao rubro, a noite da 25ª edição do Slalom de Castelo Rodrigo acabou por ser emocionante na pista e emotiva nas homenagens feitas de forma sentida pelos dois responsáveis máximos da “Rainha das Perícias”
Almeida e Borges os mais rápidos empatados ao milésimo de segundo!
O domingo ficou reservado para a quinta edição da Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo. Cenário diferente com a Avenida Heróis de Castelo Rodrigo a servir de palco para mais uma fantástica exibição de talento por parte dos pilotos do Campeonato de Portugal de Perícias.
Porém, ninguém esperava que no final da prova os dois mais rápidos estivessem empatados à milésima de segundo! Um feito inédito nas provas de Perícia que, uma vez mais, aconteceu em Figueira de Castelo Rodrigo.
Conceitos diferentes dão empate em tempo
Ainda por cima estando dois conceitos distintos em competição direta: Jorge Almeida com o seu VW Polo Proto com tração às rodas da frente, António Borges com um Caterham – Opel de tração às rodas posteriores. Acabaram os dois com o tempo de 39,645 segundos, absolutamente empatados!
Não se esgotaram aqui os motivos de interesse da prova figueirense. Se os dois primeiros ficaram empatados, o terceiro classificado, Hugo Ribeiro, levou o seu Mini Proto ao terceiro lugar a apenas 0,171 segundos. E os cinco primeiros classificados, todos eles ao volante de protótipos, ficaram separados por menos de um segundo!
As lutas ao centésimo de segundo pelos primeiros lugares foram replicadas nas diversas categorias. No Grupo 1 – Protótipos – Classe A – Tração Dianteira, venceu Jorge Almeida seguido por Hugo Ribeiro, Nelson Aguiar e Filipe Aguiar. A competitividade foi palavra de ordem com os quatro pilotos separados por menos de dois segundos.
No Grupo 1 – Protótipos – Classe B – Tração Traseira, o vencedor foi António Borges que ficou na frente de João Simão, Ricardo Rodrigues, Rui Soares, Luis Albuquerque e Tomás Soares. No Grupo 2 – Transformados – Tração Dianteira, vitória de Dino Almeida, seguido de Jorge Sá e de Nuno Borges, sendo o quarto classificado Luís Silva.
Mudança de cenário manteve lutas ao milésimo de segundo
Com efeito, entre os pilotos do Grupo 2 – Transformados – Classe B – Tração Traseira, o melhor foi André Almeida. O segundo classificado, Dario Oliveira, deu grande luta ao vencedor. Os dois ficaram separados por 0,103 segundos! O terceiro classificado, Ricardo Rodrigues, ficou a apenas 0,679 segundos do vencedor. A classificação da categoria ficou completa com Luís Sousa, Henrique Borges, Miguel Vicente e Ricardo Martins.
Da mesma forma, Rodrigo Lopes foi o vencedor do Grupo 3 – Promoção/Originais – Classe A – Tração Dianteira. Seguido de Manuel Augusto Sousa e Rui Loureiro, que não conseguiu repetir a boa exibição da noite anterior onde venceu. Finalmente, no Grupo 3 – Promoção/Originais – Classe B – Tração Traseira, vitória para Tiago Prata seguido de Frederico Neto e Jorge Pinho. Com toda a certeza, os três couberam no mesmo segundo com o vencedor a ganhar por 17 milésimas. O terceiro classificado ficou a 34 milésimas de segundo! Fecharam a classificação desta divisão António Prata, Rodrigo Neto e Tiago Silva.
Presença feminina de Daniela Bastos iluminou Figueira de Castelo Rodrigo
Daniela Bastos foi a vencedora do Troféu Feminino. Enquanto no Troféu Melhor Piloto de Figueira de Castelo Rodrigo, Miguel Vicente voltou a ganhar seguido de José Vicente, Francisco Almeida e Daniel Reto.
Na Prova Extra, vitória para Manuel Branco, seguido de João Martins e Sérgio Martins que, assim, completaram o pódio. Nas restantes posições e, uma vez mais, com diferenças muito curtas, ficaram José Vicente, Francisco Silva, Francisco Almeida e Daniel Reto.
De realçar que a organização realizou um pódio especial para os mais jovens. Que abaixo dos 18 anos participaram na prova e que, certamente, serão o futuro da modalidade. Destaque para Nuno Borges, António Prata e Tiago Silva
Por outro lado, para Luís Celínio “não podíamos ter melhor celebração dos 25 anos daquela que continua a ser uma prova ímpar no mundo das perícias. E em particular no campeonato de Portugal e no Troféu raiano. Pilotos, público e competição… ao milésimo de segundo. Nunca visto!”