A Honda produziu o seu primeiro motor V8 com sistema VTEC!

A Honda produziu o seu primeiro motor V8 com sistema VTEC, um bloco com 5.0 litros de cilindrada.

A Honda produziu o seu primeiro motor V8 com sistema VTEC, um bloco com 5.0 litros de cilindrada. Calma! Utiliza gasolina de 86 octanas e custa 43 444€. Pois é, custa mais que um Civic. E não… não é um propulsor para algum desportivo da casa japonesa. É um motor fora de borda para barcos recreativos com 350 cv!

A Honda produziu o seu primeiro motor V8! Nunca a casa japonesa tinha feito um V8 para a sua gama de automóveis ou motos. Bom e continuará a não fazer, até porque a eletrificação está à porta.

HONDA V8 MARITIMO 7

Honda produziu o seu primeiro V8!

Antes que fique demasiado entusiasmado, temos de lhe dizer que este motor é, realmente, um V8 com 5.0 litros de cilindrada. Mas é para ser utilizado em barcos de recreio que utilizem motores fora de borda. Se pensava ser um NSX V8 ou um outro qualquer desportivo, esqueça.

Billboard Escape Livre GIF

Este bloco é feito pela Honda Marine e tem o nome de BF350. Com o propósito de equipar barcos de recreio acima de 25 pés (7,5 metros), este bloco, promete a Honda, tem uma boa eficiência e entrega a potência de forma suave.

De acordo com a Honda Marine, o bloco aspirado debita 350 cv medidos no veio da hélice. Por outro lado, utiliza gasolina de 86 octanas e está equipado com o famoso sistema VTEC. Por conseguinte, tem comando eletrónico do tempo de abertura das válvulas. Usa, igualmente, o sistema BLAST que avança a ignição quando o acelerador é colocado a fundo.

Tecnologias de topo para utilização marítima

Com o fim de reduzir consumos e emissões, o Honda BF350 V8 utiliza tecnologias de topo. Em primeiro lugar o sistema “Lean Burn” que ajusta a mistura ar/combustível de acordo com a velocidade e a carga. Em segundo lugar a “Injeção de Combustível Programada” que fornece, apenas, a quantidade certa combustível e de ar a cada cilindro. Finalmente, a tecnologia de redução da fricção que adiciona revestimento iónico aos segmentos de cada pistão.

Juntamente com todas estas tecnologias, a Honda equipou este V8 com o sistema “Inteligent Shift & Throttle”. Este é operado através de um controlador montado numa consola com botões separados para os vários modos de utilização.

Gostou deste V8 da Honda? Bom, este é um motor feito nos Estados Unidos da América, não é levezinho – pesa 347 kg – e nada barato. A Honda Marine não divulgou o preço, oficial, do BF250 V8, mas sabe-se que fica por módicos 46 mil dólares, qualquer coisa como 43 444€. Se quiser colocar dois destes V8 no seu barco e ficar com 700 cv, são “apenas”… 86 mil euros.