O BMW X2 está maior nesta segunda geração com muitas alterações no estilo e uma inédita versão 100% elétrica. Em outras palavras, o X2 está mais longe do X1 e mais perto do Audi Q4. Passa a ter um aspeto de coupé e o iX2 (versão elétrica do BMW X2) oferece até 449 km de autonomia. Por outro lado, esta nova geração do modelo será revelada no Salão de Tóquio e chegará ao mercado em março de 2024.
O BMW X2 está maior para “fugir” ao X1 e encostar-se ao Audi Q4, o seu maior rival. Com toda a certeza, o estilo mudou e o X2 passa a pertencer aos SUV-Coupé. Contas feitas tem mais 194 mm de comprimento e 21 mm de largura face à atual geração, tendo a altura também aumentado 64 mm. Foram acrescentados 115 litros de capacidade à bagageira.
BMW X2 está maior
Ou seja, o BMW X2 mede, agora, 4.554 mm de comprimento, 1.845 mm de largura e 1.590 mm de altura. Por outro lado, o X2 tem uma bagageira de 560 litros (515 para o X2 sDrive20i e 525 litros para o iX2) expansíveis a 1470 litros. De maneira idêntica, há mais espaço para quem viaja nos bancos traseiros.
Para que haja maior conforto, há novos bancos otimizados para longas distâncias. Juntamente com estes novos assentos, são propostas poltronas opcionais com mais ajustes e outros revestimentos. Da mesma forma, a dotação de série aumentou com a oferta de sistema de navegação BMW Maps e climatização com duas zonas. Junta-se assistência ao estacionamento com câmara de visão traseira, assistência ao estacionamento e serviços digitais inovadores.
Estilo mudou… bastante!
O estilo do novo BMW X2 mudou… bastante! Imediatamente se percebe que se afastou da atual geração e aproxima-se das mais recentes produções da BMW em termos de SUV. Dessa forma, percebe-se que o “duplo rim” aumentou de tamanho. De maneira muito idêntica ao topo de gama BMW X M, a grelha típica da casa bávara é iluminada (é um opcional) com uma linha LED que tem o nome de “Iconic Glow”. Por outro lado, esta nova grelha contempla aletas ativas que abrem em caso de necessidade de refrigeração. Da mesma forma, fecham-se para melhorar a aerodinâmica.
No entanto, na versão iX2 (100% elétrica), a grelha continua lá, porém permanece selada para refinar a aerodinâmica e aumentar a autonomia. Contas feitas, o modelo 100% elétrico tem um Cd de 0,25, melhor 0,02 face ao X2 com motor de combustão interna. Isso deve-se ao trabalho feito na parte inferior do veículo.
Dessa forma, o BMW X2 100% elétrico (iX2) consegue uma autonomia até 449 km, melhor, por exemplo, que o iX1 com o qual, curiosamente, o X2 partilha a plataforma.
Motorizações para (quase) todos os gostos
Com o intuito de cobrir todas as necessidades dos seus clientes, a BMW oferece no renovado X2 motores para (quase) todos os gostos. Quando chegar ao mercado em março de 2024, o BMW X2 oferecerá o iX2 xDrive30 com dois motores elétricos a debitar 313 cv. A implementação é muito semelhante á do iX1, até porque partilham a base. Por outro lado, o BMW X2 M35i xDrive oferece 300 cv com uma transmissão integral, mas mecânica. Parênteses para lhe dizer que este modelo será o mais desportivo e destaca-se por dois detalhes. Em primeiro lugar as quatro saídas de escape são do tamanho das usadas no X6 M. Em segundo lugar, os travões vêm, diretamente, do BMW M2 e o chassis recebe algumas alterações.
Por outras palavras, estamos perante um BMW X2 M. Que, na realidade, não existirá porque a BMW M não vai fazer, para já, nenhuma versão M. De acordo com a BMW, mais perto da data de comercialização serão revelados os motores de combustão interna a gasolina com hibridização. Curiosamente, não está prevista nenhuma variante híbrida Plug-In. Justificação: as vendas dos PHEV estão a recuar e como o vanguardismo do modelo clama por motorizações elétricas, não faz sentido ter um PHEV.
BMW M só com versões Competition, CS e CSL
A BMW M só terá versões Competition, CS e CSL nas variantes desportivas dos modelos BMW.
Com toda a certeza, haverá um X2 sDrive 20i (170 cv) e um X2 sDrive18d (150 cv). Poderá existir um X2 xDrive20d e sDrive20d (190 cv). Todos os modelos estarão equipados com caixa automática Steptronic de sete velocidades.
BMW iX2 com carregamento (não tão) rápido
Da mesma forma que o iX1, o BMW iX2 carrega a um ritmo máximo de 100 kW. Dessa forma o modelo bávaro fica em desvantagem face a modelos como o Hyundai IONIQ5 ou o Kia EV6. Por outro lado, a BMW diz que o iX2 é mais consistente na operação de carregamento. Ou seja, passa a ser possível carregar a 100 kW mesmo que a bateria já tenha dobrado o cabo dos 50% de capacidade.
A fim de que haja tração integral, o BMW X2 elétrico (iX2) utiliza dois motores elétricos com 313 cv e 494 Nm de binário. Estes dois motores são alimentados por uma bateria de 64,8 kWh. A performance não deixa dúvidas: 5,6 segundos dos 0-100 km/h. A velocidade máxima é de 180 km/h. Por outro lado, o iX2 tem uma travagem regenerativa adaptativa que ajusta, de forma contínua, a força de regeneração. Só para exemplificar, esta travagem pode alimentar a bateria até 120 kW em travagem, e 60 kW em desaceleração.
BMW X2 está maior também no interior
Por causa da maior dimensão exterior, o habitáculo do BMW X2 cresceu. Porém… quase tudo é igual ao X1! As cores e os materiais são diferentes. No momento em que o digital tomou conta dos habitáculos, a BMW respondeu com ecrãs de generosas dimensões. O novo BMW X2 tem um ecrã de 10,25 polegadas em frente ao condutor. Juntamente com esta janela digital está outro monitor com as mesmas 10,25 polegadas. Entre os bancos está uma consola semelhante à do X1, prática e com muito espaço de arrumação.
A versão 100% elétrica do BMW X2 coloca as baterias por baixo do piso. Por causa disso, o espaço para os pés debaixo dos bancos dianteiros desaparece. O que torna a vida de quem segue no banco traseiro menos simpática. Consequência desta adaptação da plataforma, problema que será corrigido com a nova plataforma Neue Klasse.