O SAHE foi um enorme sucesso. Entre os dias 13 e 15 de outubro passaram pelo Centro de Congressos da Alfândega do Porto mais de 20 mil visitantes no Salão Automóvel Híbrido e Elétrico. Contas feitas, foram 20 787 os visitantes registados durante os três dias do evento. Um crescimento de 13% face a 2022. Prova iniludível do cada vez maior interesse dos portugueses pelas novas energias aplicadas ao automóvel.
Com mais de 20 mil visitantes, o SAHE foi um sucesso, ou salão dos elétricos como muitos apelidaram o certame, esteve três dias no Centro de Congressos da Alfândega da Fé ocupando mais de 10 mil metros quadrados de exposição. Por outro lado, estiveram presentes 67 expositores.
SAHE com muitas marcas e novidades
Com o propósito de revelar as suas novidades neste mercado, foram 39 as marcas automóveis que marcaram presença no SAHE.
Por outro lado, foram 14 as novidades apresentadas, algumas em antestreia. Da mesma forma, destaque para os “test drive” realizados ao longo dos três dias de evento: 3.023 pessoas experimentaram os modelos 100% elétricos e híbridos disponibilizados pelas marcas.
Para José Oliveira, diretor do certame, percebe-se um recrudescer de interesse pelos veículos eletrificados “Temos notado que o interesse do público e sobretudo a confiança que esse mesmo público deposita no SAHE tem vindo a crescer, tal como o mercado da mobilidade descarbonizada. Por outro lado, há também o papel das marcas, que acreditam que este é o evento certo para estarem presentes e mostrarem as últimas novidades.“
Acrescentou aquele responsável que “houve até marcas que trouxeram modelos que só vão estar disponíveis no mercado em 2024 e que entenderam que deviam fazer a antestreia connosco.”
Organização prepara já edição 2024
A organização do evento já está a preparar a edição 2024. E as ações para dinamizar, ainda mais, um evento que como lembra José Oliveira “De facto, temos vindo sempre a crescer. Em 2020 sentimos naturalmente o impacto negativo da pandemia e de todas as incertezas que esse período trouxe. Mas mesmo assim não decrescemos em termos de visitantes e expositores. Mas terminado esse período, notamos uma clara aceleração. Certamente impulsionada pela situação sociopolítica atual e pela cada vez maior maturidade do mercado e dos consumidores. Que nos permite chegar a este balanço francamente positivo, no fecho desta edição.”