É verdade que a procura está a fraquejar, mas a Tesla continua a colocar uma farpa no coração da indústria europeia. O mais vendido na Europa? Tesla Model Y! O SUV de tamanho médio da casa norte americana, continua a liderar o Top 50 dos modelos mais vendidos na Europa, aumentando a sua vantagem face ao Dacia Sandero e aos Peugeot 208 e Renault Clio. Apesar da perda de vendas, o modelo consegue, pela sexta vez em nove meses, ser o mais vendido no Velho Continente.
O mais vendido na Europa? Tesla Model Y! Foi o modelo mais vendido no mês de setembro com 26 370 unidades vendidas, um recuo de 8,4%. Com um crescimento de 11 e 26%, respetivamente, Peugeot 208 e Renault Clio não aproveitaram a quebra do Model Y.
Tesla Model Y é o terceiro carro mais vendido no Mundo
O Tesla Model Y é o terceiro carro mais vendido no Mundo segundo a Jato Dynamics. O SUV compacto da casa norte americana ficou atrás de dois modelos da Toyota, o RAV4, o veículo mais vendido no Mundo e do Toyota Corolla.
Tesla perde vendas, europeus ganham
Se o Tesla Model Y perde vendas, os europeus ganham espaço e o Volkswagen Golf, por exemplo, é um desses casos. O modelo que já foi líder de vendas viu as vendas aumentarem 21% em setembro para 19 317 unidades. Ficou a apenas 414 unidades. Isto numa altura em que o apuramento de todos os países ainda não está completo.
Por outro lado, o Dacia Sandero ficou com o quinto lugar num aumento de 7,6% para 18 587 unidades vendidas. Já o VW T-Roc, líder de vendas em julho, caiu para sétimo com 16 859 veículos vendidos. Na frente do Opel Corsa que está a apenas 459 unidades.
Dentro do Top 10, destaques, ainda, para o VW Tiguan, que cresceu 14% e para o Nissan Qashqai que rubricou aumento de 2,7%.
Com diferenças tão curtas, os resultados finais do mês de setembro podem ditar algumas alterações no Top 50 dos modelos mais vendidos. Por outro lado, destacar que o Citroen C3, em fim de carreira, cresceu 25%, o Toyota Yaris Cross aumentou vendas em 18% e o Fiat 500 continua a capitalizar com um aumento de 13%.